Amil é uma das vencedoras do Prêmio Ouvidorias Brasil 2021

Jose Anderson

Jose Anderson

Case relata a bem-sucedida mudança no tratamento de demandas de beneficiários registradas em órgãos de representação de consumidores

Por UHG Amil | Lorena Vázquez

A Amil é uma das empresas vencedoras do Prêmio Ouvidorias Brasil 2021, realizado pela Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente (Abrarec). O prêmio é concedido aos melhores cases inscritos e selecionados, de organizações públicas e privadas do Brasil e do exterior, e avalia a amplitude e inovação do atendimento das ouvidorias no acolhimento de queixas e denúncias de todos os públicos.

O case vencedor da Amil relata a bem-sucedida mudança no tratamento de demandas registradas nos órgãos de representação de consumidores. Para reduzir conflitos e melhorar a experiência destes clientes, em fevereiro de 2021 a Amil transferiu estas tratativas para a sua Ouvidoria – até então, eram recepcionadas e analisadas por outra área da empresa, que respondia diretamente ao órgão no qual o consumidor havia registrado sua queixa. Assim, foi implementada a Ouvidoria Órgãos de Representação, uma ferramenta de conciliação e acolhimento do cliente de forma mais ágil e efetiva.

Com a captura das demandas registradas nos Procons, Consumidor.gov e Defensorias Públicas, a Ouvidoria Órgãos de Representação realiza a análise do caso através de contato direto com o cliente, buscando, sempre que possível, a resolução da demanda antes do prazo estipulado pelo órgão.

Diante do desafio, diversas medidas foram tomadas, entre elas: treinamentos para capacitação da equipe; criação de modelo para cadastro das demandas; análise diferenciada; interação com as áreas internas; engajamento com os órgãos de representação e ênfase no acompanhamento dos prazos e indicadores de qualidade.

“Dessa forma, temos a oportunidade de conversar e acolher o cliente via contato telefônico ou online, através de nossas plataformas, sempre nos colocando à disposição. O retorno que tivemos dos próprios clientes em relação à mudança implementada evidenciou um resultado extremamente positivo. Isso nos mostra que a Ouvidoria, por sua natureza acolhedora, autônoma e imparcial, é a melhor área para a resolução de conflitos”, explica o gerente da Ouvidoria da Amil, Leandro Vernaschi de Mello, que também reforçou o engajamento da equipe neste projeto: “Saiu do papel e alcançou os seus objetivos porque temos uma equipe de Ouvidoria comprometida, unida e, acima de tudo, com foco na excelência no atendimento ao nosso cliente”.

O Prêmio Ouvidorias Brasil 2021 realizará a cerimônia de premiação às 17h desta quarta-feira, 16/03 (data em que se comemora o Dia do Ouvidor), com transmissão ao vivo pelo YouTube mediante inscrição; clique aqui..

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!