Amil está com vendas diretas, diz corretora em mensagem ao Blog

agenciaweber

agenciaweber

Em contato com o Blog, uma corretora, que não quis se identificar, “acusa” a Amil de promover a chamada venda direta.

Dizendo-se decepcionada, a corretora revelou que não conteve a desconfiança que pululava em sua cabeça e resolveu fazer a prova dos nove: ligou para o call center da Operadora e assumiu o papel de cliente.

Pegadinha
Acreditando realmente que se tratava de uma cliente, o call center enviou um e-mail para a corretora (a suposta cliente), no qual eram solicitados documentos e informações para que fosse apresentado um orçamento.

”A Amil está com várias mudanças: acabou com os plantões, e até as indicações, que diziam que seriam distribuídas às plataformas. Agora, para a nossa surpresa, estão sendo comercializadas pela própria Amil. Liguei na central  3004-1000 opção 3, e confirmei que eles estão fazendo venda direita de saúde e dental”, dispara a corretora.

O outro lado
O Blog procurou a Amil, e esta, por intermédio de sua assessoria de imprensa, informou que não se pronunciaria.

“Quem cala consente”, diz um velho ditado.

Incoerência
Primeiro, é necessário frisar que as empresas, donas de seus produtos, podem e devem adotar o modelo de vendas que quiserem. Inclusive a venda própria. Estando dentro da lei, nada pode impedi-las de fazê-lo.

Aliás, não é este um dos mantras do neoliberalismo? Não é o livre mercado, com intervenção estatal mínima sobre a economia, o modelo que novamente está sendo imposto à América Latina pelo Tio Sam, sob as bênçãos do conservadorismo de plantão?  

Com enxugamento no número de funcionários, mudança de endereço, comissão diferenciada, plataformas descredenciadas, entre outros, a Amil parece um Boeing ainda taxiando na pista de decolagem.

O seu plano dental, por exemplo, cujo site está em construção, virá dentro de um sistema Cross Selling (técnica que estimula o cliente a concluir sua compra inicial levando produtos que a complementem).
O site, Cross PF, será destinado à venda dos planos Amil Dental, para quem já tem um plano médico da Operadora. Nessa condição, o cliente ainda contará com um desconto de 20%. 

Paraíso do Tuiuti
O mercado, que já acumulava a mesma desconfiança da corretora "denunciante", reagiu à informação da suposta venda direta que estaria sendo praticada pela Amil. “Diferente de antes, os donos de Corretora não têm um projeto de futuro com a Amil”, disparou um figurão do mercado. “Agora a Amil trabalha com projeções a longo prazo e eu estou certo de que eles pretendem implantar o modelo americano aqui”, previu outro.

Além de consultar a Amil, o Blog ouviu também alguns donos de Corretora conhecidos pelas diferentes linhas de pensamento, as quais, neste caso, convergem para um único ponto: frustração.

Que tiro foi esse?
Ainda não recuperados do complexo de rejeição, depois que a Amil ressurgiu americanizada, os donos de Corretora enxergam um plano diabólico da Operadora para se livrar das Corretoras. Ou, quiçá, tê-las como um apêndice.

A evidência do sortilégio, segundo os donos de Corretora, estaria no modelo de comercialização do Next Saúde, cujo comissionamento, diferente de tudo, mantém um valor fixo, independente de faixa etária. Este seria um projeto piloto que, mais tarde, poderá alcançar outras marcas, dizem.

Desconfiados, temendo ver escorregar pelas mãos o controle do vendedor, as Corretoras orientaram seu ADM a substituírem o CPF do corretor pelo do supervisor. “Tenho medo de perder meus corretores para a Amil. Está faltando confiança”, confessa uma dona de Corretora que também acusa a Amil de estar forçando o mercado a divulgar a marca Next Saúde, segundo ela, empacada.

Desiludido com a Amil, o mercado tenta estabelecer um paralelo com a SulAmérica, no que se refere à relação comercial com o corretor. “Parece que a Amil quer fazer com o corretor o que a Prevent já fez. A SulAmérica, ao contrário, fortalece cada vez mais o vínculo com o corretor”, diz um empresário consultado pelo telefone.

Para reforçar sua tese, o empresário lembra da entrevista de Matias Ávila, diretor comercial da SulAmérica, concedida ao BdC (veja aqui) em que ele reafirma a total cumplicidade da Seguradora com o corretor.

Show do milhão
Tentando compreender essa colcha de retalhos costurada pelos atores do mercado de planos de saúde, lembramos que a Amil está preparando uma campanha com a qual pretende trazer muitos prêmios para o corretor. “É para deixar o corretor hipnotizado e depois dá o bote”, disse o nosso interlocutor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!