Amil segue a enxugar a máquina e sinaliza valorização de sua rede própria

agenciaweber

agenciaweber

Amil descredencia 17 hospitais

Por Beth Koike | Valor

A Amil, maior operadora de planos de saúde com 3,6 milhões de usuários, propôs a vários hospitais um modelo de remuneração em que os procedimentos médicos têm valores fixos, com base nos preços praticados no ano passado e desconto. A operadora se dispôs a negociar e pagar as possíveis diferenças após três meses. A proposta desagradou aos hospitais que recebem, em média, 85 dias após a data de realização dos procedimentos. Com isso, a remuneração acabaria sendo feita após seis meses, segundo o Valor apurou.

A Amil descredenciou 10 hospitais da Rede D'Or, no Rio de Janeiro, no ABC e Osasco (SP). Em outras cinco unidades da Rede D'Or (em Brasília, São Paulo e no Recife), e nos hospitais HCor e Leforte, na capital paulista, apenas alguns tipos de plano terão o atendimento cortado a partir de 21 de junho.

Ainda segundo fontes, a Amil cortou hospitais localizados em regiões onde possui rede própria. No Rio, a operadora é dona de vários hospitais e está rompendo com toda a Rede D'Or. Em São Paulo, o descredenciamento não é tão radical. Parte dos usuários poderá continuar usando os hospitais São Luiz. Os cortes, normalmente, abrangem os planos mais básicos da operadora. Em abril, a Amil inaugurou o Samaritano Paulista, especializado em cardiologia e situado na região da Avenida Paulista. O HCor e o Leforte Liberdade ficam na mesma região.

Questionado sobre a legalidade do rompimento de contrato, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) informou que a legislação permite a troca de hospitais, desde que o padrão de qualidade e a região de atendimento sejam mantidos, mas destacou que a Amil não pode substituir os hospitais descredenciados por unidades de sua rede verticalizada. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informou que o processo está sendo analisado.

Ontem, a Federação Brasileira de Hospitais divulgou nota em que afirma que "ao impor às prestadoras de serviços condições exclusivas para sua permanência na rede credenciada do plano de saúde, a Amil coloca em risco a credibilidade e a confiança que os usuários de planos de saúde depositam na rede, evidenciando que os aspectos mercadológicos para o lucro da companhia são mais importantes que o pleno funcionamento de hospitais que são referência para a população."

A Amil afirmou, em comunicado, que "está empenhada em oferecer aos seus beneficiários cuidados de alta qualidade, uma melhor experiência do paciente e custos acessíveis." A operadora acrescentou que está alinhando sua rede de hospitais credenciados "com as mais recentes evidências médicas e modelos de remuneração que premiam os resultados clínicos e a experiência do paciente".


ESCLARECIMENTO DA AMIL

Com referência à publicação que trata deste mesmo assunto (aqui), a assessoria de imprensa da Amil, em contato com o BdC, esclarece:

descredenciamento de hospitais é para todos os produtos. Para hospitais que sofreram o desnivelamento, o beneficiário terá que ligar no 0800 e consultar seu plano. Portanto, a informação de que "Nas primeiras horas desta manhã de segunda-feira (29), a operadora apressou-se em informar que, no que se refere a Linha One, o credenciamento da Rede D'or permanece inalterado", não procede.

Está corrigido.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!