ANS em 2018: diretoria pressionada e nova regra para reajustes de planos

agenciaweber

agenciaweber

Agência recua sobre coparticipação e franquia; regras sobre ‘rol’ e portabilidade também foram aprovadas

Por Mateus Vargas | Jota

Disputas na Justiça e novas regras de reajuste de planos individuais marcaram o ano da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A agência ainda passou parte do ano esvaziada, com até duas das cinco cadeiras de diretor vagas.

No final de dezembro, a ANS publicou novas regras para o reajuste de planos individuais. A ideia é combinar a variação das despesas assistenciais (VDA) com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), expurgado do subgrupo “Serviços de Saúde”.

Antes, o índice era baseado nos reajustes de contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários. O novo cálculo, porém, não garante reajustes mais baixos do que os praticados em anos anteriores.

Nas últimas reuniões do ano, os diretores também aprovaram norma que permitirá a usuários de planos coletivos empresariais usarem portabilidade de carências, caso queiram mudar de plano ou de operadora.

A participação social no debate sobre rol de cobertura de planos também foi ampliada em decisão recente. Agora, as manifestações não serão restritas a membros do Cosaúde. A ideia também é tornar o processo mais transparente, ao definir mais cedo etapas e fluxos das revisões que são feitas a cada dois anos.

A agência teve importante vitória no Supremo Tribunal Federal (STF) em fevereiro, quando a Corte declarou a constitucionalidade da Lei dos Planos de Saúde (9.656/1998). Na ocasião, os ministros rejeitaram pedido para invalidar trecho da lei que obriga os planos de saúde a ressarcirem o Sistema Único de Saúde (SUS) quando seus clientes fizerem tratamento na rede pública.

A agenda regulatória de 2019 ainda não está fechada, mas um assunto que deve ganhar destaque trata de acesso individual a planos de saúde, além de avanço em regras para alcançar modelo de solvência baseado em risco.

ANS na berlinda

O auge do desgaste da ANS ocorreu em julho, quando a então presidente do STF, Cármen Lúcia, de plantão, suspendeu a resolução sobre coparticipação e franquia. Dias depois, a própria agência revogou a regra, em item extrapauta de reunião, e reabriu discussão sobre o tema.

A ANS já vinha sendo alvo de críticas ao autorizar teto de reajuste acima da inflação oficial (IPCA) para planos individuais. O percentual de 10% foi divulgado em junho, após o Tribunal Regional Federal da 3ª Região derrubar liminar que fixava em 5,72%. 

O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) chegou a pedir investigação sobre supostas omissões da ANS, que teriam levado a reajustes elevados. O caso foi arquivado em setembro.

A agência ainda ficou meses desfalcadas por disputas partidárias pelos cargos de diretores. Em setembro, o Senado aprovou o nome de Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho e a Diretoria Colegiada ficou completa.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!