Após 27 anos ao lado de Edson Bueno, fundador da Amil, Sílvio Pereira agora é sócio da B8 Seguros

agenciaweber

agenciaweber

Um talentoso biógrafo brasileiro poderia um dia escrever a respeito da vida e obra do Dr. Edson Bueno, o ex-engraxate da Baixada Fluminense, que se formou em medicina e fundou a maior empresa de medicina privada do Brasil, a Amil. Além de um best-seller, a obra de cunho biográfico do idealizador da marca Amil, certamente seria o livro de cabeceira de muitos atores deste mercado.

Edson Bueno foi responsável pela formação e transformação de muita gente que chegou a este mercado pela mão dele ou apresentada por um amigo. Exemplos não faltam.  E todos falam bem do empresário, até (e principalmente) aqueles que trabalharam muito próximos a Bueno. “Ele dormia tarde e acordava cedo. Era um homem muito cheio de energia. Se fosse preciso ele telefonava às 02h da manhã para tirar uma dúvida ou resolver um problema, mas a gente o atendia com satisfação. Ele era um homem admirável”, confessou o cirurgião vascular, Dr. Sílvio Pereira, que também foi um dos fundadores da Acoplan.

Fascinado com o mundo das vendas e ao mesmo tempo encantado com a vibração empreendedora de seu mentor que iniciou engraxando sapatos, Dr. Sílvio Pereira também abandonou o bisturi para se somar àqueles que estavam comprometidos com o projeto que faria a Amil crescer, alcançar a Golden Cross e delicadamente empurrá-la do pódio.

“Naquela época a Medial nem tinha o produto Pessoa Física, nosso negócio era com a Golden Cross. Criamos o PRC – Plano de Redução de Carência – o Alcides estava com a gente [referência ao famoso Alcides Costa]. Criamos o Cheque Consulta e o Cheque Exame, o [tel.] 231-1000, colocamos anúncio no Fantástico e na segunda-feira o telefone não parou de tocar”, relembrou o Dr. Sílvio Pereira, destacando ainda que o Dr. Edson investia na qualificação de seus colaboradores. “Fiz Pós-Graduação em Administração de Empresas na FGV e Pós-Graduação em Marketing. O Edson sempre dizia que a gente tinha de cuidar da imagem”, disse.

Superintendente da filial ABC, da filial Brasília, responsável pela criação do produto One Health e pelo projeto Total Care, Dr. Sílvio Pereira foi submetido à filosofia de job rotation da Amil, em que um diretor teria de passar por todas as diretorias da empresa.

De tão grande a Amil foi então vendida para a United Health Group, e muitos executivos formam dispensados, entre eles, o Dr. Sílvio Pereira, que, aos 65 anos, poderia ter pendurado as chuteiras, mas, ao contrário, encontrou nas vendas a continuidade de seu trabalho. Não estava em seus planos desperdiçar tanto conhecimento, tanta experiência, tantos relacionamentos. 

Localizada no bairro nobre de Moema, a B8 Seguros ocupa um dos andares de um moderno edifício – sede própria – do grupo.

Acompanhado de Felipe Varela, o mais novo sócio da B8 Seguros, Dr. Sílvio Pereira recebeu o BdC para uma entrevista. Acompanhe:

Blog do Corretor:
O seu trabalho na Amil, apesar de não fazer tanto tempo assim, foi um período de grande prosperidade.

Sílvio Pereira:
Foi uma época boa. Só existia Amil e Golden Cross, em termos de Pessoa Física. A Samcil estava vendendo bem porque o Rafael Cavalcante [hoje na Divicom] havia assumido a diretoria comercial e ele é esperto, é vendedor… Mas naquela época a gente só brigava mesmo com a Golden Cross.

Blog do Corretor:
Como foi que começou a onda de aquisição adotada pela Amil?

Sílvio Pereira:
Tanto o Edson como o Jorge [braço direito de Bueno], não eram muito a fim de fazer aquisição, não. Mas depois o Jorge, que era um tremendo estrategista, convenceu o Edson e aí compraram o [hospital] Paulistano, eu fui ser superintendente do Paulistano… O Edson queria comprar a Omint, mas não conseguimos convencer o Juan. O Edson comprou a Lincx e em seguida montamos o ONE. E o plano vai bem. Hoje deve estar com 150 mil beneficiários. Depois os americanos compraram a Amil e todos os diretores com mais de 65 anos foram dispensados. O último foi o Marco Antônio. Norberto Birman saiu antes. Eu acho que a Amil deveria ter ficado com o Birman. Quando o Edson não podia comparecer a um evento mandava Norberto, porque ele sabia que não tinha erro. Norberto é o cara mais comercial que eu já conheci.

Blog do Corretor:
Como foi a negociação com a Medial?

Sílvio Pereira:
Na Amil tinha uma coisa interessante (sic): o Edson era, vamos dizer assim, o porra-louca. “Eu vou comprar isso aqui, eu vou comprar aquilo, mas por traz ele sabia que tinha o Jorge [referência a Jorge Ferreira da Rocha]. E o Jorge é um cérebro. O Jorge é um cara que… Quando a gente comprou a Medial aquilo estava falido(!) O Jorge botou aquilo no lugar. Blue Life? A equipe do Jorge era eu, Norberto, Brasil e Mazei. O Jorge pilotava tudo. No dia que você puder fazer uma entrevista com o Jorge…

Blog do Corretor:
E como está a B8 considerando o contexto econômico atual?

Silvio Pereira:
Eu estive afastado para fazer uma cirurgia, mas hoje estamos com um crescimento muito bom, focando plano empresarial, trouxemos a Eliana Akl, que era underwriting da Amil… a gente leu que um “passarinho me contou” que ela havia saído da Amil, a Eliana foi minha chefe da Pediatria no [hospital] Paulistano. E o marido dela deu plantão comigo na prefeitura. Então, foi fácil localizá-la. Ela veio, topou e está conosco. E o Felipe [referência a Felipe Varella um de seus sócios], estava na Amil, depois Public Broker e agora está com a gente.

Blog do Corretor:
Com a entrada do Felipe Varela na sociedade, quais são os planos da B8 Seguros?

[Felipe Varela interveio] O prédio inteiro é próprio. A carteira (inaudível), que hoje deve estar em torno de 45, 55 mil vidas, são mais corporativas, acima de 100.  A ideia é desenvolver um canal um pouco mais massificado, não obviamente uma plataforma para concorrer com Public, com BrazilHealth, mas a ideia é ter um canal aqui com o qual possamos massificar um pouco a parte do PME com canal próprio, corretor, vendedor. Nós estamos estruturando essa parte para começar recrutar vendedor para trabalhar aqui com a gente, em regime CLT, enfim.

Blog do Corretor:
Além da qualificação inquestionável dos sócios da B8 Seguros, e de um ambiente tão agradável – confesso que me deu vontade de trabalhar aqui, – com o que mais o corretor pode contar?

Silvio Pereira:
Além daquilo que você apontou, nós oferecemos um suporte médico de altíssimo nível para os clientes do corretor. Isso fideliza o cliente. Fora a participação financeira e a pontualidade do pagamento de suas comissões. E ainda oferecemos vitalício em algumas negociações. Sem falar na localização, no ambiente de trabalho… Nós temos um auditório aqui com lotação para 30 pessoas à disposição do corretor. No mais, qual é a Corretora que tem dois médicos à sua disposição todos os dias?

Blog do Corretor:
O mercado, sabemos, mudou muito. Ainda vai mudar?

Sílvio Pereira:
Ah, vai mudar muito ainda. O Pastinha, por exemplo, vai sumir. Mesmo porque não tem o produto Pessoa Física, as operadoras não dão mais ajuda, o famoso “mensalinho”. Só vai ficar gente qualificada.

Blog do Corretor:
E a B8 Seguros é uma expressão dessa mudança. Parabéns pela Corretora e muito obrigado pela entrevista.

B8 Seguros
Av. Bem-te-vi, 77
Moema – SP
Telefone: 11 5535-6000

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!