As sacadas gourmets e o silêncio das panelas

agenciaweber

agenciaweber

Funcionários do Samu recebiam propina de donos de hospitais e UTIs para encaminhamento fraudulento de pacientes com plano de saúde


Por Larissa Quixabeira

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) cumpriu 21 dos 24 mandados de prisão expedidos pela operação SOS Samu, deflagrada na manhã desta terça-feira (21/6). Entre os presos estão funcionários do Samu, quatro médicos, dois donos de hospitais e UTIs, dois agentes do corpo de bombeiros e um diretor do Samu, todos envolvidos no esquema de propina que determinava o encaminhamento de pacientes para UTIs de hospitais mediante pagamento de propina.

Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Luiz Guilherme Gimenes, a investigação partiu da denúncia de um ex funcionário do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Goiânia (Samu) e durou cerca de um ano e oito meses.

São anotações, materiais recolhidos que comprovam o pagamento de propina, transferências bancárias entre pessoas vinculadas às UTIs e hospitais particulares e servidores do Samu, além de confissões de pessoas já interrogadas pelos investigadores, que não deixam dúvidas da existência do esquema.

Condutores socorristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos recebiam para encaminhar pacientes socorridos pelo atendimento de urgência, que possuíssem planos de saúde, a determinadas UTIs, fraudando a respectiva regulação do acesso aos leitos.

Em entrevista coletiva, o coordenador Luiz Gimenes relatou que a prática era recorrente entre alguns servidores que, inclusive, “faziam questão de trabalhar em áreas mais nobres da cidade, para ter maior possibilidade de atender pacientes com maior poder aquisitivo e um plano de saúde que pagasse mais, para ter melhor possibilidade de negociação no esquema”.

O pagamento da propina a alguns funcionários do Samu foi realizado por médicos e por responsáveis e proprietários de UTIs. Os valores variam a partir de R$100,00 e eram negociados de acordo com o plano de saúde e o estado de gravidade do paciente.

O pagamento da propina era feito em dinheiro, diretamente, ou mediante depósito bancário, pelos proprietários ou representantes dessas UTIs. Ao todo, 19 pessoas jurídicas são investigadas pelo MP, entre hospitais e UTIs.

“Chegou-se ao absurdo, pela ganância e acesso ao dinheiro fácil, de casos em que servidores do Samu realizarem rebaixamento do nível de consciência de pacientes que possuíam plano de saude para motivar o encaminhamento clínico para uma unidade de tratamento intensivo”, relatou o coordenador do Gaeco.

Outro depoimento que chamou a atenção dos investigadores, relatou que uma vítima de AVC (acidente vascular cerebral) socorrida na mesma rua de um hospital, foi encaminhada para outro hospital, que não era o mais próximo, mesmo gerando perigo de morte para a vítima.
“Vale ressaltar que o médico regulador que fez esse encaminhamento para uma unidade muito distante do local de socorro é vinculado ao hospital”, informou Luiz Gimenes. O MP tenta identificar o prontuário deste paciente, para averiguar se o paciente morreu ou teve alguma sequela decorrente da demora no atendimento.

As investigações também seguem no sentido de averiguar outros casos que podem ter levado a morte de pacientes. Os já investigados respondem por associação criminosa, corrupção ativa e passiva. “O que percebemos é que é prática comum para que os empresários, donos de hospitais e UTIs mantenham ‘a casa sempre cheia’, inclusive com pacientes que nem precisam de leito de UTI naquele momento”, disse o coordenador.

Para os investigadores, não há dúvidas de que a diretoria do Samu em Goiânia tinha conhecimento do esquema de propina. Ainda segundo o coordenador do Gaeco, o secretário de Saúde, Fernando Machado deve ser chamado para prestar esclarecimento.
Por meio de nota, a prefeitura de Goiânia afirmou na manhã desta terça-feira (21/6) que abriu sindicância para apurar os fatos e tomar as respectivas medidas administrativas em relação a funcionários comprovadamente envolvidos no esquema de corrupção.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!