Comandando com estilo

agenciaweber

agenciaweber

Rafael Carvalho – diretor administrativo da Estilo Corretora
 

Quarta-feira (26), o Blog do Corretor esteve no centro de São Paulo, para cumprir o agradável compromisso de realizar uma entrevista com os executivos da Estilo Corretora.

As negociações foram estabelecidas com o gerente Marcelo Ribeiro, o qual havia manifestado, através de e-mail, interesse de uma aproximação da Estilo com o Blog.

Ao chegar à Corretora, Marcelo, ou Ribeiro como é mais conhecido, nos conduziu até a sala dos executivos da empresa.

Com sede própria, a Estilo Corretora, fundada há mais de 20 anos pelo patriarca da família, José Roberto Carvalho, se manteve no mercado de forma tímida e portanto desconhecida por muitos. O  empresário, focado na sua empresa de factoring, não tinha tempo para se dedicar a Corretora. "Trabalho, honestidade e pé no chão é o nosso lema", confessa José Roberto.

Hoje, seus filhos, gêmeos, Rafael Carvalho e Felipe Carvalho, formados em administração,  assumiram a Corretora enquanto o seu fundador controla o segredo do cofre e contempla com satisfação os resultados da boa educação que deu para ambos.

Se realmente "a primeira impressão é a que fica", a que tivemos da Estilo foi das melhores e delas podemos destacar: união, honestidade, humildade e disposição para crescer.

Enquanto Felipe Carvalho, diretor comercial, estava ausente, em visita à empresas, Rafael Carvalho, diretor administrativo, na presença de seu pai e de seu gerente geral, recebeu o Blog para a seguinte entrevista: 

Rafael Carvalho – diretor administrativo da Estilo Corretora em sua mesa de trabalho
 

Você entrou no mercado de planos de saúde por um acidente de percurso, ou você foi preparado pelo seu pai para exercer o comando da Estilo?
Na realidade, entramos na área por acidente de percurso. A Estilo tem o nome do meu pai que tem uma empresa na área financeira e na época surgiu a oportunidade numa sala do 10º andar onde nós iniciamos as operações…

Neste prédio mesmo?
Neste prédio mesmo. Nós temos inclusive uma equipe lá, uma equipe diferenciada, lá no 10º andar, e aí eu fiz 18 anos, eu e meu irmão, vim fazer um estágio pela faculdade, na empresa aqui com o meu pai, da área financeira, nossa ideia, minha e do meu irmão, era de trabalhar num banco, em outra área, nunca imaginamos trabalhar com vendas, e meu pai deu a ideia da Corretora que estava adormecida, praticamente fechando, sem ênfase nenhuma, por parte dele, e aí eu e meu irmão decidimos tocar a Corretora. Dar início a um processo mesmo e começamos bem amadores, né? No começo, sem saber nada, sem conhecer nada, aprendendo, errando muito, porque pra aprender a gente tem que errar muito, porque não tínhamos suporte de ninguém, e a Estilo veio crescendo aos poucos, a gente tem uma filosofia de crescimento maturado, sólido, sem loucuras e graças a Deus o crescimento vem sendo paulatino. Hoje, a Estilo se considera uma empresa média no mercado, a gente já é plataforma das principais operadoras e graças a Deus eu e meu irmão tomamos conta e estamos fazendo o negócio fluir cada vez mais, hoje temos uma equipe estruturada…

Eu ia perguntar se você está arrependido de ter declinado da carreira de bancário. Então, você não está arrependido?
Olha, pra ser sincero, num primeiro momento eu fiquei. Falei: Nossa, não é minha praia trabalhar com vendas!… mas depois a gente começou a ganhar um fascínio por esse mercado e hoje eu adoro isso aqui, eu vivo isso aqui, eu, meu irmão e meu pai, a gente um pouco mais atrás, mas agente vive de Corretora, vive de plano de saúde e hoje eu estou plenamente satisfeito na atuação. Hoje eu me considero um felizardo por estar dentro desse ramo e estar indo tão bem como a Estilo está indo.

Vindo para cá eu visitei algumas Corretoras e me encontrei com corretores pelo caminho. Deles ouvi diversas opiniões sobre o cenário atual do mercado.  Qual é a sua visão? Que impressão você tem do mercado no momento?
Hoje, o mercado vem passando por uma mudança, vejo que essas mudanças causaram algumas turbulências, mas toda mudança causa um pouco de dificuldade no começo, mas ela vem pra melhorar. Eu creio que a ideia que… essa ideia de fidelização dos corretores junto às Corretoras, eu acho que isso num futuro próximo é bom pra ambos. Pra nós e os corretores. Veja que  essa mudança no começo ela tá sendo meia (sic) conturbada, falta um pouco de informação, mas creio que num futuro próximo, isso venha a ser positivo para todos.

Você tem corretores fixos e corretores que entregam eventualmente…
Sim, hoje nós trabalhamos com os três canais, né? Corretores internos, os freelancer e os repasses. Hoje nós temos uma média de 40 corretores internos; temos aqueles corretores que entregam produção esporadicamente pra nós e estamos desenvolvendo um trabalho  mais forte dedicado aos repasses, que são as Corretoras menores, ou aquelas que estão iniciando como foi um dia a Public [Broker]. No início a Public entregava sua produção aqui na Estilo. Hoje a Public cresceu e já é uma referência no mercado. Temos muita admiração pelo Eduardo e pelo Leandro [sócios da Public Broker]. São profissionais que merecem o nosso respeito e admiração.  Não por acaso a Public está tão bem no mercado. E nós continuamos com o nosso trabalho de angariar novos repasses para aumentar cada vez mais a nossa carteira de clientes.

E com relação aos produtos, você tem algum foco?
Na realidade a gente foca… durante aí os últimos três meses a nossa venda foi maior em Bradesco, Sul América, é o que a Estilo mais vende, são as seguradoras, depois a gente vem com o Grupo Amil e depois as demais operadoras, Golden, Unimed…

A Estilo Corretora tem algum planejamento para um futuro a médio ou longo prazo?
Tem, sim! A tendência é crescimento e o plano é ser uma campeã no mercado. Eu, meu pai e meu irmão estamos aqui para atender o corretor de forma humanizada, eu acho que isso ainda é uma falha no mercado…

Qual é a sua opinião quanto ao nível do profissional de venda de planos de saúde?
Você vê muitos profissionais que são aventureiros, né? Infelizmente. Geralmente são pessoas que trabalharam em outra área e que por algum motivo não deram certo e conhecem alguém que convida para trabalhar com planos de saúde como aventureiros, mas não focam o produto, não admitem ser corretores de planos de saúde, levar isso como profissão e os que levam isso como uma profissão são bem sucedidos. Porque eu acho que essa área de assistência médica, se você levar com foco, com determinação, buscando informações, você será uma pessoa bem sucedida.

Você tem um campeão na Estilo, obviamente?
Sim, tenho! Nós temos o campeão na equipe interna, no repasse e no freelancer.

Qual o nome do campeão interno, você tem esse nome na memória?
Este mês foi o Luiz… Luiz Miguel foi o campeão. E no repasse foi a R Campos Corretora, que é nossa parceira.

E além deste salão, você tem mais algum espaço?
Sim, analisando o mercado, a Estilo criou uma sala, que a gente deu nome de Espaço Estilo Exclusive, esta sala está localizada no 12º andar, onde a gente faz um trabalho com poucos corretores, mas corretores de qualidade, um trabalho focado em oferecer ferramentas a esses profissionais, como indicações, e ele trazer um resultado maior pra nós. É uma equipe ouro administrada pela Simone. É um projeto novo na nossa Corretora, mas já é adotado por outras plataformas e que vem dando certo e eu tenho certeza que (sic) essa equipe vai ser uma das campeãs e vai ser muito bem falada no mercado.  É pra isso que a gente está trabalhando.

Esses profissionais dessa equipe diferenciada foram escolhidos deste salão ou vieram de…
Na realidade a gente tem essa mescla aí. Temos alguns que foram se destacando neste salão, convidamos para participar desse grupo seleto e temos outros profissionais que vieram de fora e foram agregados nessa equipe também.

Além do Marcelo Ribeiro e da Simone, que você citou como responsável pelo Espaço Exclusive, você tem mais algum gerente na Estilo?
Sim. O Marcelo Ribeiro tem a função de gerente geral da Corretora, ele é os nossos olhos na empresa, administra 99% da empresa, claro que estamos em comunhão aqui com ele, temos o Igor, na área de repasse, temos o Wellington, na supervisão do salão e a Simone, na supervisão da equipe Exclusive.

O que você diz para o corretor que está lendo esta entrevista  e gostaria de conhecer a Estilo? Que toque especial tem a Estilo?
Eu tenho  certeza que (sic) o que ele vai encontrar aqui, que tem um toque especial, é um atendimento humanizado, diferenciado, a Estilo vai dar esse atendimento, esse suporte… é claro que a parceria tem que ser das duas partes, mas a Estilo vai dar todas as ferramentas para que ele cresça e consequentemente a Estilo também.

Uma das ferramentas seriam indicações?
Sim, hoje nós temos um parceiro nosso que nos fornece indicações exclusivas, trabalhamos com e-mail mkt, temos plantões de vendas, enfim.

 

José Roberto Carvalho, fundador da Estilo Corretora – e guardião da chave do cofre.

 

Você vê o mercado estagnado?
Não, eu acho que se as vendas caíram, a gente tem que trabalhar mais. Eu acho que nada vence o trabalho. Se a gente ficar preocupado com a Copa do Mundo, com os eventos que o Brasil vai receber agora, colocar desculpas, eu acho que o caminho não é por aí. O meu pai fala muito isso pra nós: "Nada vence o trabalho". Então é trabalho, trabalho e trabalho. Já passamos por muitas dificuldades no mercado, a Estilo não era conhecida, mas com trabalho e honestidade, conseguimos agregar e, hoje, graças a Deus, temos um posicionamento muito bom e trabalhando para ficar ainda melhor.

Numa dessas Corretoras em que eu estive hoje, visitando, conversei com uma gerente que, por acaso é minha amiga. Ela lamentava porque o corretor dela está com uma cliente de poder aquisitivo alto que quer fazer um PME (um contrato que ultrapassa os R$ 4 mil), mas ela não tem produto para oferecer a essa cliente por esta ter mais de 64 anos. Este é um problema com o qual o mercado não imaginava conviver, não é?
Isso é uma pena! Infelizmente a gente tem esse problema. Encontramos clientes com um poder aquisitivo bom, mas não temos produto para oferecer. Mas é como eu te falei: Não dá pra vender pra esse cliente? Vamos procurar outro cliente. Se a gente ficar lamentando porque não dá pra vender pra esse cliente, as coisas não vão sair mesmo. Mas a escassez de produtos é uma pena mesmo.

Antes de eu fazer a última pergunta vou citar quatro empresas do mercado e gostaria que você tecesse um comentário sobre cada uma. O que vier à sua cabeça, ok?
Vamos lá.

A venda da Intermédica.
Mudanças. Eu vejo que vai vir mudanças (sic). Esperamos que sejam mudanças pra melhor, foi um grupo americano que comprou Intermédica e mudanças é o que me vêm à cabeça.

Unimed Paulistana.
Uma marca forte, que passou por alguns problemas, mas que tem um nome muito forte… se for bem explorado, consegue voltar a ser uma grande potência e ser uma das grandes campeãs, aí. Unifocus. Uma surpresa. Uma empresa que começou pequena, que abriu pra vários Estados, hoje trabalha a nível (sic) Brasil, uma empresa sólida e que dá um atendimento muito legal, tanto pra as plataformas quanto pra os corretores.

Qualicorp.
Qualicorp é um boom, né? Uma super empresa, mas eu acho que falha um pouco ainda no atendimento ao corretor, ao cliente… não sei se devido ao crescimento, eu vejo a Qualicorp um pouco falha com o carinho ao corretor, com o pós-venda… com o próprio cliente.

Sincoplan.
Sincoplan é uma novidade, né? que chegou aí no mercado, que agregou muito, que ajudou a unir a informação, aos corretores, as plataformas … eu acho que é  uma ferramenta bacana pra nós.

Para encerrar, eu gostaria que você mandasse um recado para o mercado, para o corretor…

Eu quero dizer que a Estilo Corretora está de portas abertas para quem quiser conhecer… hoje eu falo de boca cheia que a empresa está estruturada, tanto financeiramente como estruturalmente, pra receber esse corretor, pra dar o de melhor que ele precisar (sic), quem quiser conhecer, procure o Ribeiro, também me coloco à disposição de todos e reafirmo que a Estilo tem um atendimento humanizado.

Parabéns e muito obrigado pela entrevista.

ESTILO CORRETORA
Rua 24 de Maio, 35 – 4º andar, cj. 413 – Centro
01041-000 São Paulo/SP
www.estilocomsaude.com/
Tel.: 11 2899-1000

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!