Como bons hábitos de higiene bucal podem refletir na qualidade da saúde integrada

Moderador

Moderador

Alerta é para além do Dia Nacional da Saúde Bucal e engloba várias fases da vida, diz especialista em medicina de família e comunidade

Por Qualicorp | VTN Comunicação

SÃO PAULO – Os benefícios de bons hábitos na higiene bucal para a manutenção da saúde como um todo são cientificamente comprovados. E considerando que a boca está exposta ao contato com o ambiente, também é a porta de entrada de bactérias e microorganismos, que podem ser prejudiciais à saúde geral.

O tema é ideal para ser tratado no Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro, mas que deve estar latente permanentemente, segundo o médico especialista em medicina de família e comunidade, Dr. Celso Visconti Evangelista, diretor de Inteligência Médica da Qualicorp e responsável pelo Programa Qualiviva. “Os cuidados com a saúde da boca devem estar presentes no dia a dia em todas as fases de nossa vida, desde a infância, com o desenvolvimento da fala, troca de dentes e introdução alimentar, até à senescência com cuidados ligados às dificuldades de cicatrização, risco elevado de infecções e perdas de massa óssea, relacionadas a doenças como diabetes, muito comum nessa fase e que pode trazer prejuízos não só a saúde bucal, mas também ao bem-estar integral”, explica.

Dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2019, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que os cuidados com a higiene bucal e a saúde da boca como um todo têm ganhado relevância entre os brasileiros. Os números mostram que 78,2 milhões de pessoas a partir dos 18 anos haviam ido ao dentista nos 12 meses anteriores à entrevista feita para o levantamento. E os bons hábitos da escovação ao menos duas vezes por dia (93,6% das pessoas a partir dos 18 anos) e do uso de fio dental (63%) vêm crescendo (ainda que precisem seguir avançando). Ao mesmo tempo, no entanto, um em cada três adultos (33%) usava algum tipo de prótese dentária, dado praticamente estável, se comparado ao do levantamento de 2013 – que mostrava 33,4%.

Para Evangelista, essa realidade pode ser bem melhor e hábitos, além dos já conhecidos, como escovar os dentes ao menos três vezes ao dia, utilizar escova de dentes ideal e usar fio dental regularmente, podem ser incentivados entre os brasileiros, como as visitas periódicas ao dentista a cada seis meses, a vigilância da alimentação e evitar hábitos nocivos, como fumar.

O médico alerta principalmente para práticas alimentares que vem se popularizando na vida contemporânea, como o consumo em quantidades excessivas de açúcar e alimentos ultraprocessados, motivados muitas vezes pela ansiedade e estresse. “A oralidade é muito usada para recompensa psicológica e do hábito de substituir alimentos por produtos comestíveis podem surgir ou serem agravados problemas como obesidade e doenças cardiovasculares (e mesmo diabetes) devido a cáries, inflamações gengivais e infecções”, afirma o diretor da Qualicorp.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!