Corretora Long Life investe em talentos, une forças e desponta no interior paulista como modelo a ser seguido

agenciaweber

agenciaweber

Bragança Paulista – Há exatos três anos, durante uma viagem à Fortaleza, patrocinada pela Qualicorp, para assistir a um dos jogos da Copa do Mundo, tivemos a oportunidade de conhecer dois irmãos, que timidamente surgiam no mercado como uma promessa vinda lá do interior do Estado.

E a promessa foi cumprida.

Os irmãos Robson Roger Faraguti, 42, e Rodnei Ricardo Faraguti, 40, fundadores da Long Life, estão sendo considerados o "Dirceu Canal" do interior paulistano, por estarem adotando a estratégia que o experiente titular da DJ Atlantis adota em São Paulo.

Ao invés de abrir filiais no modelo tradicional, os irmãos Faraguti firmam parceria com um(a) profissional experiente, investe na infraestrutura e o(a) nomeia sócio(a) sem risco. Pode ser um gerente, um gestor, um corretor que se destaque, pode ser até mesmo uma experiente profissional oriunda de uma extinta administradora, como foi o caso de Isabel Cristina Santos, ex-Padrão, hoje à frente da unidade da Long Life em Campinas.

O modelo, não obstante a boa rentabilidade, eleva a autoestima do líder e fortalece o ambicioso projeto dos irmãos que, apesar de tímidos, mostraram que, além de bala na agulha, possuem os requisitos necessários para administrar uma Corretora de seguros; o que não é fácil nos dias atuais.

No último dia 26 (quarta-feira), participamos de uma festa da Corretora dos irmãos Faraguti durante a qual foi paga a bem-sucedida campanha de vendas. Os prêmios foram de minidrone, passando por TV, iPhone, até duas motos da marca Zuzuki.

A exemplo de Alexandre Coelho (AllCare) e de Neide Sales (New Planecon), a Long Life disponibilizou um profissional para levar e trazer o blogueiro. Nery, um bem-sucedido consultor externo, que tinha clientes em Alphaville, próximo ao nosso endereço, foi o escolhido para nos levar e trazer. A ele os nossos agradecimentos.

Em Bragança Paulista fomos recebidos pelos sócios Roger e Alessandra (sua esposa), que nos apresentaram a empresa, seus funcionários e mais tarde, fomos conduzidos à cidade vizinha de Atibaia onde seria realizada a primeira grande festa da Long Life. Lá fomos recebidos pelo extrovertido Stanley, sócio-gerente e braço direito de Roger.

Sem negócios na cidade, a festa foi na verdade uma estratégia dos sócios, pois, Atibaia, será a próxima parada da locomotiva que segue investindo na região.

Flávio Trivelato, gerente comercial da Amil que atende a região, acompanhado de Lina Manarini, gestora Amil também da região, foram presenças marcantes na festa. Não só pelas presenças propriamente ditas, mas sobretudo pela premiação, consequência de vendas Amil. O destaque e a liderança da operadora na comercialização, foram responsáveis pela performance do Flávio que se revelou um promissor apresentador, ao conduzir parte da premiação a convite de Roger.

Cristian e Márcia compareceram representando o GNDI.

Sandro, representando a Unimed Jundiaí, uma das importantes parcerias da região, também marcou presença e reafirmou a confiança na Corretora.

A Long Life, há quatro anos operando em Bragança Paulista, está agora com unidades em: Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Itatiba, Sumaré e ainda pretende crescer 20% em 2017, enquanto se prepara para abrir mais uma unidade em Atibaia. “Lembramos sempre aos nossos corretores a importância do cliente e o quanto é importante valorizar um ‘dentalzinho’”, diz Stanley, gerente, e um dos sócios no negócio inovador.

Convidamos os sócios Roger e Rodney para uma entrevista. Acompanhe.

O link para as fotos, estão no rodapé da matéria.


Blog do Corrertor:
Faz três anos que nos conhecemos durante a viagem que fizemos a Fortaleza, patrocinada pela Qualicorp, para assistir ao jogo da Copa do Mundo. Em conversa, prometi que ainda faria uma visita a Long Life. Finalmente, estamos aqui e somos testemunhas de um importante crescimento na Corretora de vocês, enquanto outras encolhem. Fale-nos um pouco sobre este importante detalhe.

Roger Faraguti:
Naquele período da Copa do Mundo foi 2014. Aquele foi um ano difícil para nós. Tivemos uma fase muito boa em 2013; em 2014 encontramos mais dificuldades por uma série de motivos; então, nós percebemos que naquele ano nós precisávamos mudar muitas coisas na nossa forma de trabalhar. Então, começamos a mudar em 2014, quando havia acabado a fase fácil. Foi aí que começamos a mexer na nossa publicidade, treinamento de equipe cada vez mais intensivo, fechando com diversos parceiros… Nós havíamos iniciado a parceria em Jundiaí, em 2013; em 2014, com essas ações, a Corretora de Jundiaí começou a deslanchar e quando iniciou 2015, nós percebemos que havíamos amadurecido. Foi a partir daí que começamos a colher os resultados. Então, quando veio aquela tabela promocional da Amil, isso permitiu que déssemos uma alavancada e hoje, veja só, estamos fechando somente até setembro, ainda faltam três meses para fechar o ano, e nós já vendemos três vezes mais do que vendemos durante todo o ano de 2014.

Blog do Corretor:
Conforme você deixou claro em sua fala durante a sua apresentação, tanto você quanto o Rodnei, estão convictos de que atingirão R$ 1 milhão em volume de produção. Este é um número simbólico que vai certamente delimitar uma fase marcante na história da Long Life. E os números ainda não estão fechados, não é?

Roger Faraguti:
Não está fechado. Praticamente, em outubro já estamos virando R$ 1 milhão. Mais novembro, mais dezembro, a gente bate essa barreira que, até então, parecia intransponível. Esse número, simbólico, como bem lembrou você, pode não parecer muito para as grandes Corretoras. Para nós, entretanto, do interior, onde o mercado é um pouco mais lento, parece bem significativo para nós.

Blog do Corretor:
Você era do ramo de locadora. Como foi a sua vinda para esse mercado tão rentável e tão caótico ao mesmo tempo?

Roger Faraguti:
Eu vim de uma fase muito difícil, que foi quando as locadoras começaram a ter dificuldades. Eu fazia distribuição de filmes. Então, eu me vi num momento, ali em 2010, 2011, com uma inadimplência no meu negócio muito grande e eu vi que não se sustentava mais. Foi aí que eu parti em busca de um novo mercado. Algo que eu tivesse uma margem de lucro melhor e que eu não precisasse investir em produto para repor. Nós encontramos o segmento de plano de saúde, que era uma representação, a proposta que as empresas nos traziam era a de boa remuneração e os resultados dependiam somente de fazer um bom trabalho e nós ainda não tínhamos de pagar esse produto. E a minha esposa, a Alessandra, que já era do mercado de venda direta, foi convidada a conhecer esse mercado e foi por intermédio dela que nós conhecemos esse mercado.

Blog do Corretor:
E como foi que o Roger, seu irmão, entrou na história?

Roger Faraguti:
Na verdade, o Roger, que também era do ramo de vídeo locadora, estava na mesma situação que eu. Foi aí que nos unimos e abrimos uma filial em Jundiaí, que é onde ele atua. E ainda é um mercado ainda maior do que o de Bragança [Paulista]. Jundiaí tem três vezes mais habitantes do que Bragança Paulista.

[Voltando-me para o irmão e sócio de Roger]

Blog do Corretor:
E para você, como foi essa transição de um mercado para outro?

Rodnei Faraguti:
Eu comecei, depois o Roger veio, teve aquele boom do mercado, mas chegou uma hora que ficou complicado e eu fui transformando o meu negócio em loja de eletrônico, mas as dificuldades continuaram e o Roger insistindo, porque a loja dele já estava bombando. Até que ele conseguiu me convencer. Ainda bem.

Blog do Corretor:
Observamos uma presença marcante aqui da Amil, mas também a presença do GNDI.

Rodnei Faraguti:
Premiação, na verdade, foi mais Amil. Mas o GNDI está intensificando a nossa parceria e estamos ajustando uma excelente campanha para bombar NotreDame/Intermédica, mas o evento de hoje tem uma particularidade da Amil, não é Roger?

Roger Faraguti:
A nossa campanha trimestral teve um foco na campanha da Amil. Nós também estamos crescendo também com o Grupo NotreDame Intermédica, já fizemos uma campanha com a Unimed Jundiaí, no final de 2015, com quem temos uma forte parceria também, foi até uma surpresa para nós, quando eles revelaram hoje aqui que estávamos tão bem posicionado. Acredito que agora passamos na frente dos nossos concorrentes. Nas próximas campanhas, unificaremos forças na parceria com Amil, GNDI, Unimed e Corpore, que é um grande parceiro nosso também no adesã.

Blog do Corretor:
Os prêmios de hoje, e não foram poucos, divididos por ranking e sorteio, foram bancados pelas operadoras?

Roger Faraguti:
De certa forma. Eles não dão os prêmios diretamente. As empresas estabelecem as metas, a gente tem de acreditar, trabalhar e atingir essas metas.

Blog do Corretor:
Você citou nominalmente os gerentes de todas as unidades e não deu para anotar. Poderia repetir?

Roger Faraguti:
Em Jundiaí temos o Rodnei e o Vitor, que são nossos sócios e os dois comandam a Corretora; em Sorocaba temos o César Freitas, que é o nosso gerente e tem participação no negócio; em Campinas temos a Isabel, ela já é antiga do mercado, já foi gestora da Padrão, trabalhou com a Qualicorp, ela tem participação na Corretora também e gerencia aquela unidade; em Itatiba temos uma unidade pequena que é administrada pela Fernanda, que é uma pessoa muito antiga no mercado também, principalmente na área de seguros, lá não temos equipe de vendas, mas a Corretora é proporcional a cidade que é pequena e atuamos com saúde e seguros, também; em Bragança Paulista quem gerencia lá sou eu, Alessandra e o Stanley, que é o nosso supervisor da equipe dos autônomos; em Sumaré temos também uma pequena loja cuja supervisão fica a cargo do Edson.

Blog do Corretor:
Não esqueceram de nada? (risos) Faltou Atibaia. Parece que este evento na cidade é o lançamento da pedra fundamental, é isso?

Roger Faraguti:
Exatamente. Vamos começar a ficar conhecidos na cidade. Atibaia é um lugar muito gostoso, tem turismo, está crescendo, tem muitas oportunidades de negócios, então nós estamos vendo um espaço físico aqui para deslocar uma parte da equipe de Bragança para cá. Mesmo porque o nosso espaço físico lá já está sobrecarregado. O interior é assim, muito bairrista. As pessoas gostam de comprar de uma loja que tenha uma unidade na cidade. Temos esse projeto, sim, para Atibaia.

Blog do Corretor:
É verdade que vocês terão sede própria? Um passarinho nos revelou. Procede?

Rodnei Faraguti:
É verdade. Em Bragança, já foi demolida a antiga construção e agora estamos passando pelos trâmites legais para erguer a nossa sede própria.

Blog do Corretor:
A Long Life atua oficialmente há quantos anos?

Roger Faraguti:
A idealização foi há cinco anos, mas a Corretora atuando de fato, foi em 2012, completou quatro anos.
Essa sede própria, que nós estamos com o projeto em fase de aprovação, vai ser muito positivo para a Corretora. Primeiro, pela credibilidade que vamos passar aos nossos clientes, segundo porque, com ela, teremos três vezes mais espaço do que aquele que temos hoje. Haverá mais conforto para o corretor, haverá uma área para ele descansar na hora do almoço, teremos uma sala de treinamento adequada, para intensificar esse trabalho, nós também estamos crescendo também no segmento de seguros…

Blog do Corrretor:
E como é aqui no interior a relação do corretor com a ética? Você já teve problemas?

Roger Faraguti:
Como bem sabemos, em todo lugar há os bons e os maus profissionais. A nossa sorte é que há mais bons do que maus. O corretor que às vezes dar trabalho não dura muito tempo, já os bons a gente acaba conseguindo fidelizar. Temos corretores aqui desde 2011, em Jundiaí o Rodnei tem corretores lá desde quando ele começou. Temos corretor que saiu para abrir a sua própria Corretora e continua sendo parceiro, então…

Blog do Corretor:
Quatro anos depois de entrar no mercado, vocês já estão com parcerias importantes, premiando corretores e saindo de um espaço com 100 m2 para uma sede própria que será erguida com 500 m2. Pelo fato de vocês já terem uma experiência administrativa, mesmo sendo de uma atividade tão diferente, isso certamente contribuiu para enfrentar o desafio do novo?

Roger Faraguti?
Eu digo para você o seguinte, da minha parte: Eu trouxe, sim, uma experiência, inclusive da área financeira, coisa que alguns têm dificuldade, mas eu acho que nesses cinco anos eu cresci mais do que os 20 anos em que atuei nos outros mercados. As operadoras sempre nos apoiaram muito… e a experiência que temos agora de lidar com muitas pessoas é fantástica. Não tive isso em outras áreas. Isso me fez crescer demais.

Rodnei Faraguti:
O Roger eu não sei, mas eu não trabalho CLT desde 1996; sempre autônomo com vendas, ou aí com o nosso próprio negócio. E a gente tem aprendido muito com tudo isso.

Blog do Corretor:
Vocês estarão na viagem a Angra dos Reis promovida pela campanha de vendas do GNDI. O Blog registrou o sorteio e foi convidado pelo vice-presidente Nilo Carvalho a acompanhar essa viagem que certamente será inesquecível e mais uma vez estaremos juntos no mesmo roteiro. A Long Life também está investindo nos produtos do GNDI?

Rodnei Faraguti:
Ainda não é uma grande produção, mas vem crescendo constantemente. Logo estaremos com uma campanha só para o GNDI.

Blog do Corretor:
Vocês falaram muito em PME, PJ… e os produtos por entidade de classe, o adesão?

Rodnei Faraguti:
Vou falar por Jundiaí que é a minha parte. Estamos com um pouco de dificuldade neste momento com o adesão porque ele deu uma aumentada para o padrão do interior. Hoje estamos com a mesma tabela de São Paulo. Mas continuamos vendendo.

Rodnei Faraguti:
Nós sentimos um impacto no adesão por dois motivos: um foi a economia que começou a despencar e o outro foi o preço da saúde que começou a aumentar. E a renda percapta do interior é bem menor se comparada à da capital. O nosso mercado mais maduro hoje é Bragança Paulista. Como lá nós temos uma operadora local que tem o Pessoa Física para comercializar, tem um plano coparticipativo com um preço interessante, os clientes acabam optando mais pelo Pessoa Física. É uma operadora que, apesar de limitado, atende quem não pode pagar o valor do plano tradicional. Mas agora estamos iniciando o mercado na região de Campinas, de Sorocaba, em Jundiaí tem se destacado no adesão e acreditamos que logo estaremos fortes novamente no adesão.

[Aproveitando a presença de Alessandra, esposa de Rodnei, para lhe fazer uma pergunta]

Blog do Corretor:
Foi você a responsável pela marca Long Life?

Alessandra Faraguti:
Infelizmente não, viu? (risos) Foi o Roger. Eu só descobri o mercado e decidimos que juntos iriamos tentar. E funcionou. A gente nem imaginava chegar onde estamos hoje. Mas eu quero mesmo é agradecer porque se chegamos aqui é porque nós temos pessoas muito competentes que trabalham com a gente e os vendedores que nos ajudaram a chegar até aqui. Juntos com eles.

Blog do Corretor:
Quem foi o primeiro a ajudar?

Alessandra Faraguti:
Denise Martins.

Blog do Corretor:
A Denise, que era da Unimed Paulistana, depois foi para a Amil? Nossa!!! Nunca mais a vi.

Alessandra Faraguti:
A Denise foi a nossa precursora. Ela está agora com uma empresa que presta consultoria às Corretoras. Nós já fizemos essa consultoria com ela.

Blog do Corretor:
Agora que chegamos ao final da entrevista, eu gostaria de agradecer o convite, dizer que foi uma alegria muito grande para nós poder testemunhar este importante momento da Long Life, agora eu gostaria de dedicar este espaço às suas considerações finais.

Roger Faraguti:
Então, Manu, eu acredito muito no mercado, ainda há muito o que crescer, quero agradecer muito a todos aqueles que estiveram ao nosso lado durante esse período, corretores, operadoras, administradoras… E é como você disse na sua fala [o Blog foi convidado a se pronunciar durante a apresentação do evento]: “Quem gosta do que faz está condenado ao sucesso”. Muito obrigado a você, muito obrigado a todos os nossos parceiros. É isso aí!

Blog do Corretor:
E você, Rodnei?

Rodnei Faraguti:
Estamos num mercado muito bom, nós que viemos de outra área, nos adaptamos bem, eu acho que a Long Life ainda tem muito a crescer, a seriedade, a honestidade é o que nos esforçamos para passar aos nossos corretores… E o que eu posso garantir é que o caminho ainda é Long.
É Long Life. (risos).

Blog do Corretor:
Muito obrigado.
.
Confira as imagens da noite, na Galeria de Fotos

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!