Cresce número de beneficiários de planos de saúde, mas brasileiro indica que cortará gastos em 2023

Cresce número de beneficiários de planos de saúde, mas brasileiro indica que cortará gastos em 2023
Moderador

Moderador

ANAB recomenda Portabilidade de Carências para beneficiário que precisa ajustar contas. 83% da população valoriza, deseja ou teme perder o plano

Por ANAB

Pesquisa ANAB de Planos de Saúde indica que 83% da população valoriza, deseja ou teme perder o plano de saúde. O setor, por sua vez, atua para atender o beneficiário, criando produtos com coberturas assistenciais a preços compatíveis com o orçamento das famílias. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acaba de divulgar que o número de beneficiários de planos de saúde fechou 2022 com a marca de 50,5 milhões de pessoas, o maior número desde dezembro de 2014. O aumento de clientes de planos, no entanto, chega no mesmo momento em que o Banco Central anuncia que o endividamento das famílias brasileiras, com operações de crédito, chegou ao patamar de 49,5%, em novembro.

O setor está mais preocupado e os brasileiros devem cortar mais gastos acompanhando a tendência mundial, de acordo com a consultoria Bain & Company, 85% dos entrevistados reduziram ou planejam reduzir seus gastos pessoais. Uma das mudanças apontadas pelo estudo entre os brasileiros é que a saúde, depois de dois anos, está ficando em segundo plano.

Para não perder o acesso ao benefício, uma das alternativas das famílias é exercer a portabilidade de carências, medida que permite a mudança de plano mais em conta, sem perder as coberturas necessárias e sem a necessidade de cumprir novos prazos para utilização dos serviços. Para auxiliar o consumidor no processo de portabilidade, a Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) disponibiliza em seu site o Guia de Portabilidade dos Planos de Saúde, um material online e gratuito com todas as informações necessárias para o beneficiário solicitar a mudança.

“Ter plano de saúde hoje é um dos maiores desejos de consumo do brasileiro, atrás apenas da casa própria e de educação. Enquanto o número de novos beneficiários cresce, vemos também uma parcela de pessoas que buscam uma solução para manter o plano, especialmente em virtude do preço. O guia da ANAB ajuda a mostrar ao consumidor que ele tem direito à portabilidade e que ela pode ser uma alternativa para reduzir valores e alinhar uma cobertura mais adequada às necessidades”, explica Alessandro Acayaba de Toledo, advogado especializado em direito na saúde e presidente da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB).

Várias administradoras de benefícios têm criado junto às operadoras produtos para atender aquele consumidor que deseja manter o plano e reduzir os valores da mensalidade, com o atendimento de redes médica-hospitalares de alcance regional, com foco em necessidades locais; e por parcerias com operadoras verticalizadas – que possuem seus próprios locais de atendimento ao paciente.

“O ano já começou e a saúde de todos os brasileiros precisa receber uma atenção especial não só pelo SUS, mas também para a saúde suplementar. As nossas empresas associadas estão atuando para orientar os consumidores a fazerem seus cálculos e optarem por alternativas muito próximas ao produto que já dispunham e, assim, manter o plano de saúde, que é tão importante”, afirma Alessandro Acayaba de Toledo, presidente da ANAB.

O papel das administradoras de benefícios – A ANAB representa as empresas que fazem a gestão e comercialização de planos de saúde coletivos, aquela em que o benefício é vinculado a alguma empresa ou entidade de classe a que o consumidor pertença. De acordo com a ANS, há 175 administradoras de benefícios cadastradas no país. Levantamento da ANAB aponta que, nos últimos 8 anos, quem tinha uma administradora de benefícios na gestão do plano de saúde pagou R 6,6 bilhões a menos de reajuste das operadoras. Esse valor representa a diferença entre o pedido pelas operadoras para o reajuste anual e o efetivamente cobrado dos clientes das administradoras de benefícios após a atuação dessas empresas na negociação em prol dos consumidores.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!