Dia Mundial Sem Tabaco: tabagismo atinge mais de 1 bilhão de pessoas, afirma estudo publicado na The Lancet

agenciaweber

agenciaweber

Pesquisa publicada na última quinta-feira (27) reúne dados da prevalência do uso de cigarros em 204 países e aponta que tabagismo matou 7,7 bilhões de pessoas em 2019

SÃO PAULO – O número de fumantes no mundo aumentou para 1,1 bilhão e o uso do tabaco pode estar diretamente relacionado com mais de 7 milhões de mortes. As informações fazem parte do estudo realizado pela renomada revista médica britânica The Lancet, que reuniu dados de 204 países. A pesquisa foi divulgada na quinta-feira passada (27).

Dentre os problemas de saúde relacionados ao tabagismo estão as doenças cardiovasculares, respiratórias e o câncer. Fumantes também têm um risco maior de desenvolver quadros graves de Covid-19 e necessitar de hospitalização, segundo análise recente publicada no periódico Thorax, com informações de mais de 2 milhões de pessoas no Reino Unido. No Brasil, estima-se que 443 pessoas morrem por dia por causa do tabagismo, ou seja, mais de 160 mil mortes anualmente

O diretor médico da Qsaúde, Ricardo Casalino, diz que a exposição ao tabaco é um dos principais fatores de risco para doenças respiratórias. Segundo Casalino, que é cardiologista, por alterações na dinâmica pulmonar, os tabagistas estão mais suscetíveis a infecções virais e bacterianas e complicações pulmonares como a infecção por Covid-19.

"Fumar aumenta a chance de doenças como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), trombose e o desenvolvimento de tumores. Mais de 20 tipos de câncer podem estar relacionados ao tabagismo, além do câncer de pulmão, como bexiga e mama. Por isso, não existe nível seguro para uso do tabaco. Seguro é parar de fumar", afirma Casalino.

Acompanhamento multiprofissional facilita a jornada

O especialista explica que a nicotina, encontrada em todos os derivados do tabaco, é a droga que causa dependência. Ao ser inalada, gera alterações no sistema nervoso central e produz alterações no estado emocional similares ao uso de outras substâncias como álcool, cocaína e heroína. "A cessação do tabagismo demanda atenção de uma equipe multiprofissional para acompanhar de perto os pacientes e auxiliar nas estratégias de controle da abstinência, principalmente nestes tempos difíceis de pandemia em que alguns hábitos ficaram mais evidentes e servem de 'escudo emocional' para as pessoas", afirma.

Na Qsaúde, cerca de 10% dos clientes afirmam ser fumantes. Para esse grupo de pacientes é realizado um monitoramento próximo com o time de saúde da operadora e os médicos de família das clínicas Einstein para atuar com medidas de controle do vício. O objetivo é entender o contexto social e familiar e os hábitos de vida para traçar um plano de cuidado, que inclui não somente largar o vício como adotar atitudes mais saudáveis e sustentáveis no longo prazo. Ainda é oferecido suporte com equipe multidisciplinar, que conta com médicos especialistas de diferentes áreas e psicólogos.

"Nosso objetivo é cuidar de cada cliente de forma personalizada e integrada. Olhamos para o momento atual e as necessidades daquela pessoa com foco em qualidade de vida, prevenção e controle de doenças", diz Casalino.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!