Economia e Saúde Pública

agenciaweber

agenciaweber

Coffee break – na exposição paralela ao Congresso

Com o objetivo de criar um ambiente em que empresários e executivos da saúde suplementar pudessem compartilhar seus conhecimentos e expertises, a Abramge – Associação Brasileira de Medicina de Grupo e o Sinog – Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo, promoveram, com absoluto sucesso, seus Congressos que em suas 17ª e 8ª edições respectivamente, tiveram como tema principal Planejamento Estratégico na Saúde Suplementar.

A Abramge, representante do maior segmento privado de saúde no país, congrega mais de 270 empresas associadas responsáveis pela cobertura a 14 milhões de pessoas, o que representa mais de 80% da população atendida pelas empresas de medicina de grupo.

O Sinog,também organizador deste encontro, é o representante nacional das operadoras de odontologia de grupo que cobrem mais de 7 milhões de pessoas.

Adaptado do site do Congresso

O ex-ministro Mailson da Nóbrega, que antecedeu o ex-presidente da ANS, Dr. Fausto Pereira dos Santos, deu início a sua palestra com um delicioso toque de aula de geopolítica, mas na sequência, perdeu o “geo” e seguiu a linha de Miriam Leitão, Merval Pereira e Carlos Alberto Sardenberg.

Mailson da Nóbrega, ministro do governo Sarney, num período em que a inflação era hiper (416% em todo o ano de 1987), imenso déficit público e falta de acesso a crédito internacional, centrou fogo no rumo da atual política econômica de um governo que quitou a [antes] impagável dívida do Brasil com o FMI, tirou os números da taxa Selic dos dois dígitos e continua caindo – hoje em 7,5% – na velocidade dos números das pesquisas de intenção de votos do candidato José Serra à prefeitura de São Paulo.

Afora essas questões político-partidárias de Nóbrega, é muito gratificante para uma platéia de executivos ter a oportunidade de ouvir um homem que já esteve nos bastidores do governo Federal e que acumula, portanto, não obstante a sua cultura, um grau de experiência que poucos possuem.

Ao Blog do Corretor, coube o equilíbrio, a imparcialidade e a satisfação de ser recebido com muita educação pelo ex-ministro para uma rápida entrevista.

Diretoria da Acoplan no stand da Associação

Blog do Corretor:

Ministro, o modelo de saúde pública no Brasil, em sua opinião, é um modelo a ser seguido por outros países?

Mailson da Nóbrega:

Eu acho… não pode haver dúvida quanto a isso, não é? O modelo de saúde pública no Brasil é um modelo muito bem sucedido. Que envolve o setor público através da universalização da saúde e o setor privado através da gestão de planos de saúde que são regulados pelo Estado, com razoável segurança quanto ao seu funcionamento e que vem funcionando muito a contento. Além disso, todos esses fundos, todos esses planos, eles (sic) se organizam, discutem o futuro, trocam experiências e se submetem a uma regulação adequada dos seus produtos. Então é um modelo bem sucedido e deve ser copiado.

Blog do Corretor:

E se o senhor fosse hoje ministro da Economia concordaria com o papel do SUS?

Mailson da Nóbrega:

Ah, eu acho que não tenho nenhuma dúvida disso, não é? O Estado tem de existir para assegurar a saúde, particularmente, aos que não têm renda suficiente para a ela ter acesso.

Blog do Corretor:

Obama [Referia-me ao presidente dos EUA], então, vai conseguir criar o seu SUS?

Mailson da Nóbrega:

Este é o caso mais recente em que o plano de saúde do presidente Obama, objeto ainda de disputa política, de grande discussão agora, mas o seu objetivo é universalizar a saúde. Permitir que os pobres, mesmo sem renda, possam ter acesso aos cuidados com a saúde.

Blog do Corretor:

Muito obrigado.

Mailson da Nóbrega:

Até logo!

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!