Em expansão, robô para cirurgia robótica ortopédica passa a estar disponível no hospital Samaritano

Jose Anderson

Jose Anderson

Sistema atua como apoio à equipe médica em artroplastias, proporcionando mais qualidade de vida, alívio de dores e mobilidade aos pacientes

Por Hospital Samaritano | Renan Rodrigues

O Hospital Samaritano Higienópolis, da Rede Americas, segue ampliando suas alternativas tecnológicas. A instituição adquiriu um sistema inovador em robótica para implante de prótese de joelho, o ROSA® Knee System, desenvolvido pela Zimmer Biomet. O sistema cirúrgico assistido por robô tem a finalidade de apoiar equipes médicas na execução de cirurgias de substituição total do joelho por próteses ortopédicas. Recentemente instalado, já realizou a primeira cirurgia de sucesso no início deste ano.

“O investimento nesse novo sistema, disponível em poucos hospitais brasileiros, amplia a nossa expertise em cirurgia robótica, reforçando o compromisso da instituição na constante modernização da unidade”, destaca o Diretor Médico do Samaritano Higienópolis, Maurício Jordão.

Com tecnologia e uso recentemente aprovados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o ROSA® Knee é composto por uma plataforma robótica, com ferramentas de planejamento pré-operatório 3D e dados intraoperatórios em tempo real sobre tecidos moles e anatomia óssea, projetada para facilitar a precisão do corte ósseo e a análise de amplitude de movimento.

O sistema permite ter mais segurança ao realizar os procedimentos, intervindo em áreas exatas. Isso é possível pela precisão da tecnologia computacional e pelo perfeito posicionamento dos instrumentos cirúrgicos. Um aliado precioso para cirurgia de joelho, para colocação das próteses totais.

O coordenador da Ortopedia e Traumatologia da Rede Americas, Dr. Osvaldo Pires, explica que a certificação dos médicos, emitida pelo fabricante, é realizada em três etapas de treinamento, sendo um módulo virtual e dois presenciais.”. “Na primeira fase da implantação, seis médicos da unidade realizarão treinamentos específicos para operar o sistema, mas a ideia é capacitar continuamente os cirurgiões para disseminar esta técnica que oferece um ganho enorme aos pacientes, especialmente em relação a um menor tempo de internação e maior sobrevida do implante quando comparada à técnica convencional”, explica Pires.

A Zimmer Biomet tem o compromisso de liderar a indústria ao trazer soluções diferenciadas e holísticas para o mercado, que atendam às necessidades de nossos clientes e pacientes”, declara Eduardo Uribe, vice-presidente e gerente geral da Zimmer Biomet na América Latina. “Estamos entusiasmados com a operação do ROSA® Knee no Brasil, pois ele reúne a tecnologia robótica da Zimmer Biomet com nossos implantes de joelho, líderes do setor, para ajudar os cirurgiões a personalizar procedimentos cirúrgicos para seus pacientes.

Sobre o ROSA® Knee

O ROSA® Knee é um sistema cirúrgico assistido por robô, projetado para ajudar os cirurgiões na realização da cirurgia de substituição total do joelho, com recursos para auxiliar nas ressecções ósseas, bem como avaliar o estado dos tecidos moles para facilitar o posicionamento do implante no período intraoperatório. O sistema fornece uma análise contínua de dados para auxiliar na tomada de decisões complexas e permite que os cirurgiões usem a tecnologia de computador e software para posicionar instrumentos cirúrgicos, permitindo grande precisão durante os procedimentos. O ROSA® Knee apresenta o protocolo de imagem X-Atlas™ – que fornece imagens pré-operatórias baseadas em raios-X para criar um modelo 3D e plano da anatomia óssea de um paciente – e mapeamento intraoperatório em tempo real da anatomia e movimento de um paciente, para ajudar os cirurgiões a personalizarem procedimentos e otimizarem a colocação do implante.

Sobre a Zimmer Biomet

Fundada em 1927 e sediada em Warsaw, Indiana (EUA), a Zimmer Biomet é líder global em saúde musculoesquelética. A empresa desenha, fabrica e comercializa produtos reconstrutivos ortopédicos; produtos de medicina esportiva, biológicos, extremidades e traumas; tecnologias office-based; produtos de coluna, craniomaxilofacial e torácico; implantes dentários; e produtos cirúrgicos relacionados. A companhia colabora com profissionais de saúde em todo o mundo para aumentar o ritmo da inovação. Seus produtos e soluções ajudam a tratar pacientes que sofrem de doenças ou lesões em ossos, articulações ou tecidos moles. Junto com profissionais de saúde, ajudam milhões de pessoas a viverem melhor. A Zimmer Biomet possui operações em mais de 25 países e comercializa seus produtos em mais de 100 localidades.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!