Exigências da ANS dificultam crescimento de planos odontológicos

agenciaweber

agenciaweber

Por Vivian Ito


SÃO PAULO – A regulamentação de operadoras de planos odontológicos tem similaridade com os seguros médico-hospitalares. No entanto, em razão do tíquete médio menor que o dos planos de saúde, a operação é dificultada. "O setor tem as mesmas exigências regulatórias. O órgão regulador poderia ser mais sensível a isso", aponta o sócio da Tendências Consultoria Fernando Botelho. Entre as exigências estão a constituição de fundo de reserva e a submissão a multas de valor equivalente ao do segmento médico-hospitalar.

Durante o 11° Simpósio Internacional de Planos Odontológicos, realizado nesta quinta-feira na capital paulista, o executivo ressaltou a importância de rever a regulamentação dos preços. "O brasileiro tem uma ideia de que controlando os preços acaba com os problemas e isso não está certo. Se não for feito com cuidado pode gerar a escassez em um mercado", comenta.

Entre as ideias exploradas pelo consultor para que o setor consiga reduzir custos e retome o crescimento estão a colocação de multas e sanções proporcionais ao tíquete médio dos produtos do segmento, a implementação de uma regulação prudencial proporcional aos riscos da operação e a inclusão de instrumentos que facilitem o compartilhamento de serviços e/ou a consolidação por meio de fusões e aquisições.

Na perspectiva do especialista, o setor ainda deve crescer nos próximos anos, mesmo que de forma menos acelerada. "As pessoas perdem o emprego, mas ainda têm a necessidade do serviço", analisa.

Posicionamento

Segundo o presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), Geraldo Lima, o setor tem pleiteado ante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) uma revisão da regulamentação que possa onerar menos o segmento. No entanto, ainda não existe uma agenda para saber que pedidos poderão ser atendidos e quando.

Ainda durante o evento, o presidente da ANS, Jose Carlos Abrahão, apontou que existe uma equipe que analisa os pedidos do Sinog, no entanto, não há previsão de mudanças para o setor. "Ainda não há nenhuma discussão sobre mudanças na regulamentação", disse.

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!