Gerência, Supervisão, Inteligência Emocional e Espírito de Liderança

agenciaweber

agenciaweber

Liderar pessoas é um comportamento extremamente complexo e vai além das técnicas, conhecimentos e experiências. Talvez, nos acostumamos a ver a função de liderança como algo comum, como uma promoção natural do profissional.

Quando alguém é colocado no cargo de liderança por ser um excelente técnico, sem nenhuma preparação anterior nem posterior a assumir o cargo, temos como resultado um líder comum. Muitas vezes, tão vítima quanto seus liderados.

O mundo precisa de líderes que obtenham resultados com as pessoas. Mas, essa solução depende do tipo de líder que você é ou que sua empresa tem.

Neste mundo extraordinário e cheio de possibilidades precisamos com urgência outro tipo de líder: um Líder Coach.

Um líder Coach é alguém que ousa ser e fazer diferente, que se importa verdadeiramente com os seus liderados e que entende a importância de buscar no seu interior o melhor de si mesmo para extrair dos outros o melhor de cada um.

Ele traz sua criança interior para tornar sua vida mais criativa, para ser espontâneo e autêntico, para brincar e não se levar tão a sério e principalmente para ser feliz.

Para isso, ele coloca em prática quatro chaves fundamentais que possibilitam liderar pessoas de forma surpreendente e alcançar resultados extraordinários, essas são:

I – CONSTRUA AMBIENTES SEGUROS

Segurança é uma das necessidades básicas do ser humano.

De todas as necessidades do ser humano a segurança é uma das mais importantes, pois, diz respeito ao alimento emocional sem o qual a pessoa se torna enfraquecida, vulnerável, desesperançada e desmotivada.

Portanto, motivação tem uma estreita ligação com o sentimento de segurança que uma pessoa possui. Há necessidades que o ser humano tem e que precisam ser satisfeitas para aumentar a motivação.

O líder Coach sabe que para obter a adesão verdadeira da sua equipe e alcançar os resultados desejados ele precisa do comprometimento e engajamento de cada um. E que isso só acontecerá quando as pessoas estiverem abertas e receptivas, se sentirem seguras para poder agir. Por isso:

Ø Coloque em prática princípios fundamentais do ser humano.

Ø Gere confiança entre todos os membros e da equipe.

Ø Consiga o comprometimento e engajamento de todos

II – SEJA UM COMUNICADOR COMPETENTE

Construa uma comunicação que lhe dê força e gere uma diferença em sua equipe.

As palavras são poderosas. Palavras mudam o mundo. Sobretudo, se são utilizadas palavras que toquem e ecoem no coração das pessoas.

Por isso a forma de comunicação de um líder é essencial. Para o Líder Coach a comunicação é uma das suas forças e suas diferenças.

Para liderar pessoas, o líder Coach desenvolve a habilidade de se comunicar com maestria e isso significa conseguir se conectar com sua equipe verdadeiramente. Para isso:

Ø Aprenda a ouvir a essência do que dizem os seus liderados

Ø Compreenda o modelo de mundo do seu liderado.

Ø Construa uma linguagem com sentido, positiva e afirmativa

III – RESPEITE CÓDIGOS DE HONRA

Construa um forte compromisso ético que se reflita em cada palavra e em cada ação sua.

Um líder Coach possui um forte compromisso ético que se reflete em cada palavra e em cada ação. Ele adota uma forma e uma filosofia de vida, baseada em códigos de honra, que faz dele alguém especial. Alguém que consegue:

  • Ir aonde os outros não vão;
  • Ver o que os outros não veem;
  • Esforçar-se além dos seus limites;
  • Superar todos seus medos.

Códigos de honra são todos os princípios básicos e sólidos que orientam consistentemente e oferecem valor e sabedoria às pessoas que os possuem. Elas fazem parte do mais íntimo do ser, lhe confere temperança que é a virtude que equilibra e regula a atração pelos prazeres e facilidades e assegura o domínio da vontade sobre o desejo.

São os códigos de honra que definem os limites das estratégias que vão ser seguidas para alcançar objetivos. Eles contribuem para a formação da personalidade e identidade de uma pessoa. Por isso:

Ø Trabalhe para ser virtuoso e se tornar um exemplo de comportamentos e atitudes.

Ø Baseie seu modo de ser e agir em códigos de honra.

IV – AJA NO PRESENTE COM FOCO NO FUTURO

Aprenda a viver o presente intensamente.

A verdadeira arte da liderança está em saber viver no presente com foco no futuro.

É impressionante perceber o quanto a vida é simples e o quanto o ser humano a complica. Quando ouço líderes, profissionais e empresários falar de seus problemas a maioria das vezes, eles estão preocupados com algo que já passou ou algo que pode vir a acontecer.

É preciso aprender a viver no presente, no aqui e agora. Muitas mágoas e angústias desaparecerão. A vida ganhará outra cor, ficará mais leve, tudo passará a ser até mais colorido e você se tornará mais positivo.

Viver no presente significa que você existe e está vivo aqui e agora, afinal. Você apenas pode lembrar-se do passado e imaginar o futuro, mas, é somente no presente que pode agir.

O que define a vida é o movimento, é a ação transformadora acontecendo em todo lugar agora, neste instante. Pare um minuto e se perceba, sinta seu corpo, as batidas do seu coração, o ritmo da sua respiração, seu corpo está vivo porque está em movimento constante. Por tudo isso:

Ø Mantenha a visão estratégica que o levará ao sucesso.

Ø Tenha prazer com a sua atividade e a sua forma de trabalhar.

Ø Acostume-se a inspirar e influenciar toda sua equipe, a partir do seu próprio comportamento e atitude.

Ø Pés no presente, mas com foco no futuro.

Afinal, o que realmente importa é você saber que sua vida valeu a pena.

Nossa vida é cheia de altos e baixos, de obstáculos e dificuldades, mas, ela também é repleta de possibilidades, de descobertas, de surpresas e de resultados.

Somos o que queremos ser, por isso, desenvolva a melhor pessoa que há em você. Busque a virtude como filosofia de vida e viva de acordo com seus códigos de honra, tudo mais será consequência. Mantenha-se firme e determinado a contribuir com o mundo de um jeito que faça sua vida valer a pena.

Olhe-se no espelho todo dia de manhã e agradeça a Deus por estar vivo, por ser uma possibilidade e ter a oportunidade de melhorar hoje mais do que ontem. Agradeça a você mesmo pelo esforço, ousadia, coragem e determinação para encarar o dia como mais uma aventura extraordinária que contém o sucesso em si mesmo.

Lembre-se do seu passado com orgulho, viva o presente com alegria, paixão e excelência e mantenha o seu olhar no futuro com a certeza de resultados extraordinários, é assim que um líder Coach se prepara para liderar outras pessoas e deixar um legado.

Faça sua vida valer a pena! Só assim você poderá ajudar os outros e poderá contribuir para deixar o mundo um pouco melhor do que você encontrou quando chegou.

Sobre a autora: Marcela Claro é palestrante internacional, consultora e Master Coach Senior. Desenvolve programas de treinamento e preparo de líderes para a nova realidade e mudanças radicais e aceleradas que o mundo empresarial vem sofrendo atualmente. Doutora em Psicologia (Processos Organizacionais, Trabalho e Aprendizagem) pela UFSC, mestre em Psicologia (UFSC) e graduada em Psicologia pela Univali.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!