Grupo São Cristóvão Saúde é contemplado com recertificação Qmentum International Diamond e ISO 9001: 2015

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Grupo São Cristóvão | Fernanda Martinelli

SÃO PAULO – O mês de junho foi marcado por grandes conquistas para o Grupo São Cristóvão Saúde. A Instituição passou por duas auditorias importantes dos selos de qualidade, sendo uma voltada às áreas assistenciais do Hospital e Maternidade São Cristóvão e o outra aos processos do Plano de Saúde e Áreas de Apoio, sendo: Qmentum International – Categoria Diamond e ISO 9001:2015. A acreditação Qmentum foi conquistada em 2019 e passou por sua primeira auditoria de recertificação entre os dias 1, 2 e 3 de junho, tendo a divulgação oficial no dia 20.

As avaliadoras do organismo Acreditador QGA (Quality Global Alliance) visitaram nossas dependências assistenciais, realizaram análises documentais, entrevistas com gestores e colaboradores, observação de processos e de registros. As áreas auditadas envolveram os setores de atendimento assistencial adulto, pediátrico e neonatal, como: Centro Cirúrgico, Unidades de Internação, Unidades de Terapia Intensiva, Pronto-Socorro, Unidade I do Centro Ambulatorial Américo Ventura e setores de apoio.

Em 2019: Consul Geral do Canadá (Stéphane Larue), Presidente/ CEO do Grupo São Cristóvão Saúde (Engº Valdir Pereira Ventura), Presidente do IQG (Rubens Covello) e Diretora de Estratégia e Gestão (Caroline Amaro) durante cerimônia que conferiu ao HMSC e aos CAAVs a certificação Qmentum International Diamond

Ao longo da auditoria de recertificação, a equipe de avaliadoras obteve evidências de conformidade e atendimento aos padrões da respectiva acreditação e, através dessas informações, observaram os pontos fortes, oportunidades de melhoria e desafios sistêmicos. Posteriormente, o Comitê de Acreditação Internacional conferiu ao Hospital e Maternidade São Cristóvão a Acreditação Internacional – Qmentum Diamante. Já a certificação da ISO 9001:2015, conquistada pelo Plano de Saúde São Cristóvão e demais processos das áreas de apoio desde 2009, foram submetidos à auditoria de manutenção entre os dias 20 e 23 de junho, pelo organismo certificador SGS do Brasil Ltda.

O processo de auditoria, realizado anualmente, ocorreu de forma remota, via plataforma zoom, tendo como métodos de auditoria aplicados: entrevistas, testes, observação de atividades, análise da documentação e dos registros. Dentre as diversas áreas que participaram do processo estavam: Relacionamento, Marketing, Almoxarifado, Compras, Segurança do Trabalho, Medicina do Trabalho, Financeiro, Comercial, Pós-Vendas, Desenvolvimento de Produtos, Prevenção e Reabilitação, Credenciamento, Ouvidoria, Qualidade e Processos, Planejamento Estratégico e Alta Direção.

Como resultado desta auditoria, o auditor evidenciou que o Plano de Saúde possui um Sistema de Gestão da Qualidade que observa os requisitos estabelecidos pela norma ISO 9001:2015 e demonstra a capacidade sistêmica em atender aos requisitos aplicáveis aos produtos e serviços cobertos pelo escopo, bem como a política e objetivos estabelecidos. Baseado no nível de desenvolvimento e maturidade demonstrado pelo sistema de gestão e nos resultados desta auditoria, o auditor recomendou que a certificação seja continuada.

“A Acreditação é uma estratégia de melhoria de qualidade em instituições que priorizam o aperfeiçoamento contínuo e consistente de seus processos e serviços. Além do impacto na estratégia de melhoria é notória a transformação para o sistema como um todo, reduzindo desperdícios, melhorando a efetividade operacional, a satisfação dos nossos clientes e profissionais, resultando de maneira positiva nos custos e aumento das receitas”, declara a Diretora de Estratégia e Gestão do Grupo São Cristóvão Saúde, Caroline de F. Ventura Amaro.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!