Impossibilidade de Limitação do Tempo de Internação

agenciaweber

agenciaweber

Todos que contratam um plano de saúde possuem, invariavelmente, ao menos um objetivo em comum, que é ter a tranquilidade de saber que receberá um tratamento adequado e digno quando eventualmente precisar.

Evidente que as variantes na escolha de um plano de saúde e da rede de atendimento que melhor se adéqua às necessidades do consumidor são enormes e cabe a cada um ponderar sobre quais os critérios serão mais importantes nesse momento de adesão ao plano.

De qualquer forma, é justamente nesse momento de contratação que o consumidor deve redobrar sua atenção aos termos contratuais, pois tudo aquilo que for pactuado nesse momento inicial valerá num momento posterior, que é a hora que o consumidor necessitará utilizar dos serviços.

E o alerta de hoje é sobre a impossibilidade de inclusão no contrato de cláusula que limite o tempo de internação de um paciente.

Essa já foi uma prática comum, porém, desde que o Superior Tribunal de Justiça pacificou o entendimento através da edição da Súmula 302, tem sido extirpada do âmbito contratual dos planos de saúde.

Assim está redigida a súmula supracitada:
Súmula 302, STJ – É abusiva a cláusula contratual de plano de saúde que limita no tempo a internação hospitalar do segurado.

Esmiuçando o conteúdo da Súmula, fica claro que o paciente/consumidor que estiver ainda sob tratamento não poderá ser removido do local que está e tampouco ter seus cuidados hospitalares interrompidos, pois é seu direito ter o tratamento de que necessita e pelo tempo que necessita.

Sendo assim, consumidor, esteja sempre atento pois toda e qualquer decisão errada tomada no momento de adesão ao plano de saúde pode representar um grave risco recebimento do tratamento adequado quando ele for necessário.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!