Investindo em governança corporativa, CORPe Saúde estrutura Comitês de Ética e de Auditoria

Moderador

Moderador

Os grupos irão atuar nos casos apontados pelo Canal de Ética, promovendo crescimento sustentável da empresa

SÃO PAULO – Buscando estabelecer normas de Compliance para ajudar em seu desenvolvimento, a CORPe Saúde, administradora de benefícios em crescimento por todo o Brasil, compôs dois grupos de trabalho: o Comitê de Ética e Gestão de Pessoas, e o Comitê de Auditoria Técnico.

“Conduzir uma administração com transparência, eficiência, seguindo uma conduta correta, honesta e tomando decisões assertivas se torna muito mais simples quando se aplica a governança corporativa”, afirma Valquiria Brovini, diretora Executiva da CORPe Saúde. O tema é ainda novo no Brasil, mas deve nortear as boas práticas de gestão das empresas, indústrias, hospitais, inclusive de instituições de saúde.

“As administradoras de benefícios de saúde lidam com diversos departamentos, profissionais e parceiros. O setor administrativo tem altas despesas com serviços terceirizados, garantindo a eficiência da operação, sem contar toda a regulamentação do setor, que deve ser seguida à risca. Nessa situação, torna-se ainda mais fundamental adotar um sistema de governança corporativa para que a gestão seja descentralizada e siga uma série de regras que contemplem, além do exigido pela legislação, os interesses de sócios, gestores, conselhos de administração, colaboradores e beneficiários”, comenta a diretora.

Para cuidar de suas atuações que representam sua imagem, a CORPe lançou recentemente o Canal de Denúncias e Ética, por meio do qual qualquer colaborador da empresa, de forma anônima ou não e, principalmente, segura, pode denunciar irregularidades que possam estar acontecendo.

O Comitê de Ética e Gestão de Pessoas irá atuar nos casos indicados pelo Canal e é formado por colaboradores e advogados terceirizados, selecionados pela empresa por suas condutas exemplares. “Este trabalho também envolve gestão de pessoas e vem reforçar a promoção da gestão colaborativa na empresa. Isso se reflete, especialmente, na composição do comitê de denúncias e ética: entre os integrantes, vemos pessoas de áreas diversas, com tempos de casa diferentes, com idades diferentes”, analisa Valquiria Brovini. “Essa diversidade é muito importante, pois nos ajuda a ter visões diferenciadas e pode nos ajudar a sermos mais empáticos e justos na análise de cada caso”.

Já o Comitê de Auditoria Técnico, formado por técnicos e auditores contratados, é responsável por auditar, fiscalizar e conferir dados técnicos e financeiros, realizando ainda a revisão e a avaliação de controles internos, fornecendo recomendações de melhorias nos processos quando necessário. “Neste grupo, temos técnicos e advogados especialistas em analisar os dados apresentados”.

Ao estruturar um sistema de boas práticas, estabelecendo uma conduta correta, transparente com princípios claros, a CORPe realiza, ainda, a gestão de risco, já que há um planejamento das ações, racionalização e melhor aplicação de recursos e processos mais eficientes. “Uma empresa na área de benefícios e planos de saúde que implementa a governança corporativa melhora sua reputação e credibilidade no mercado, porque demonstra que trabalha de maneira ética, organizada e transparente, garantindo o crescimento e longevidade do negócio”, finaliza a diretora.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

1 comentário em “Investindo em governança corporativa, CORPe Saúde estrutura Comitês de Ética e de Auditoria”

  1. Jefferson Araujo

    Valquíria é uma das profissionais mais FANTÁSTICAS, GENEROSAS, CORRETAS e COMPETENTES com quem tive a oportunidade de trabalhar.
    Tenho certeza que a CORPe continuará a seguir um direcionamento de crescimento graças a sua capacidade de se renovar constantemente.
    Parabéns pela matéria Blog, essa mulher MERECE DEMAIS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!