Judicialização da Saúde Suplementar chega às livrarias

agenciaweber

agenciaweber

Segundo um levantamento do jornal Folha de S.Paulo, nove em cada 10 pacientes que recorrem à justiça para ter algum tratamento assegurado por seu plano de saúde ganham a causa. A interferência do poder judiciário na resolução de conflitos dessa natureza é chamada de judicialização da saúde e tem causado um sério impacto na saúde suplementar brasileira.

É o que também revela um extenso estudo realizado pela advogada catarinense Sandra Krieger Gonçalves. Durante a realização do doutorado em Ciências Jurídicas, ela realizou uma análise minuciosa sobre o assunto. O resultado é o livro "Judicialização do Direito à Saúde e o Sistema de Saúde Suplementar no Brasil", publicado pela editora Lumen Juris, que será lançado na próxima semana em Florianópolis (SC). Ela aproveita a participação que fará em painel no Congresso Brasileiro de Processo Civil, no dia 28, para apresentar a obra, às 17h45min, no Centro de Convenções de Florianópolis.

"Os sistemas de saúde privado e público vêm sendo confundidos ou tratados de forma idêntica no Brasil. Isto é, ambos são julgados com uma mesma perspectiva, o que não deveria ser possível por questões técnicas e pelo que se entende por Justiça Social. E é certo que o exercício de cidadania e direitos humanos — como o acesso à Saúde, nesse caso, através de um médico ou um tratamento específico — deve ser possibilitado a qualquer pessoa no Brasil, conforme sua própria opção. Mas esse exercício de direito tem condições e limites, o que significa que as decisões judiciais não devem onerar excessivamente os contratos privados e planos de saúde. São esses fatores que provocam insegurança jurídica, com diversos desdobramentos negativos bastante amplos, e é essa análise que trago no livro", destaca a advogada.

Com informações do FloripaNews

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!