Justiça admite penhora de milhas aéreas e pontos de cartão de crédito

Moderador

Moderador

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2), que abrange, dentre outras, a área da Capital Paulista, decidiu a favor da penhora de pontos em cartões de crédito e milhas aéreas em execuções trabalhistas.

No caso, após indeferimento em primeira instância, o TRT2 reformou a decisão e deferiu um recurso de um trabalhador em uma execução trabalhista, em que pleiteava a expedição de ofícios para localizar e penhorar pontos em cartões de crédito e milhas aéreas dos devedores.

A relatora defendeu que esses pontos e milhas podem ser convertidos em dinheiro e fazem parte do patrimônio do executado, abrindo novo precedente para a localização de bens em execuções trabalhistas.

Trata-se de decisão interessante e, em nosso entender, correta, na medida em que prestigia a percepção de que todo o patrimônio do devedor responde pelas suas dívidas.

As milhas aéreas e pontos de cartão de crédito são bônus ou acúmulos concedidos como prêmio ou recompensa pelo uso de um produto.

Ainda que tenham integrado o patrimônio da pessoa de forma indireta, como consequência de um outro ato jurídico (como a compra de produtos através do cartão de crédito), possuem conteúdo econômico, não sendo raro encontrar sites e ofertas de empresas que adquirem ou vendem esses pontos e milhas, demonstrando que são, sim, um produto e, também, um patrimônio.

A cobrança de dívidas, mesmo por via judicial, é muitas vezes frustrante em nosso país, sobretudo pelo excesso de prerrogativas e vantagens em favor do devedor. Essa decisão é certamente bem-vinda.

Bruno Barchi Muniz é advogado, graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos, Pós-Graduado em Direito Tributário e Processual Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD), membro da Associação dos Advogados de São Paulo. É sócio-fundador do escritório Losinskas, Barchi Muniz Advogados Associados – www.lbmadvogados.com.br – e escreve sempre às sextas-feira no Blog do Corretor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!