Lei dos Planos de Saúde Completa 15 Anos

agenciaweber

agenciaweber

A Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, que regulamenta os planos privados de assistência à saúde no Brasil completa 15 anos este mês.
.
O mercado espera que todos os agentes deste setor falem a mesma linguagem e com isso o nosso mercado não fique na expectativa do que vem por aí, a cada nova resolução.
.
É inquestionável a importância da Lei que possibilitou mudanças significativas no setor. Antes, havia a livre definição da cobertura assistencial, dos reajustes e de períodos de carências, contratos pouco claros para o consumidor e situações que possibilitavam até mesmo a exclusão de beneficiários. A partir da regulamentação este quadro mudou, mas ainda há muita coisa a ser feita.
.
Os 15 anos da Lei 9656 encontraram um mercado mais enxuto, com menos Operadoras, uma fiscalização muito rígida, aumento do rol de procedimentos, o crescimento dos Planos por Adesão. Por outro lado o Plano Individual teve a sua oferta diminuída e o consumidor, cada vez mais esclarecido, com melhoria da renda, mas com menos opções.
.
Mas as Operadoras e a ANS não estão em harmonia e  sobra para as Corretoras que de uma hora para outra ficam sem produto para vender.
.
Grandes Operadoras estão suspendendo a venda de Planos para a pessoa física. Paralelamente há o incremento dos Planos Coletivos por Adesão, cuja regulação ainda deixa a desejar, com algumas lacunas e que algumas entidades se aproveitam deste subterfúgio para vender o plano individual de forma disfarçada, em prejuízo aos clientes, que acabam adquirindo um modelo que pode não ser o ideal naquele momento.
.
Podemos contribuir para este quadro, participando das discussões com inteligência, recebendo ou enviando sugestões, pedindo esclarecimentos, ou seja, não esperando mais 15 anos.
.
A Acoplan estará  em breve reunida com a ANS, mostrando o que tem feito e apresentando  sugestões em prol do canal de vendas.
.

Acoplan – Associação dos Corretores de Seguros e Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos. Tem a função, entre outras, de promover o desenvolvimento profissional e especialização na comercialização e distribuição de produtos e serviços que sejam representados pelos seus associados, bem como certificar todos os profissionais que realizem cursos de qualificação profissional e escreve às sextas-feiras no Blog do Corretor. E-mail: presidencia@acoplan.org.br.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!