Mercado Em Ebulição

agenciaweber

agenciaweber

Amil Fecha Parceria Com a Qualicorp

Uma das principais fontes de expansão do mercado de saúde privada, o segmento de planos por adesão, ligados a associações e entidades de classe, levou a Amil e a Qualicorp a acertarem os ponteiros.

Ontem, as companhias anunciaram uma parceria comercial, em que a operadora Amil vai utilizar o canal de vendas da corretora e gestora Qualicorp para distribuir planos por adesão.

Na prática, significa uma ofensiva da Amil em um setor em que a empresa ainda atuava timidamente. Para a Qualicorp, foi a inclusão na sua carteira de parceiros – que já conta com a SulAmérica, Bradesco, Unimed, Omint, Golden Cross e Intermédica – da maior operadora de planos de saúde do país.

Em teleconferência com analistas, o presidente da Amil, Edson Bueno, disse que o acordo “demorou” para sair, mas está confiante de que ele garantirá uma boa participação de mercado no segmento de adesão para a operadora. O preço dos produtos, segundo Bueno, será intermediário entre o valor dos planos individuais (mais caros) e os corporativos.

O mercado não teve acesso aos termos do acordo entre as companhias. Em 2011, segundo dados públicos, a Amil pagou cerca de 5,2% do total dos prêmios em comissões para corretores. Durante a negociação, o grande potencial do canal de distribuição da Qualicorp pode ter pressionado para cima o valor das comissões a serem pagas. Mas, para Guilherme Assis, da Raymond James, o poder de barganha da Qualicorp com a Amil é menor do que, por exemplo, com o Bradesco ou com a SulAmérica. “A Amil já tem um forte controle de custos, moeda da Qualicorp.”

A parceria com a Amil afastou o fantasma do risco regulatório da Qualicorp. A partir de 2009, a Agência Nacional de Saúde (ANS) passou a exigir uma administração profissional (como a da Qualicorp) para os planos por adesão. “O acordo com a Amil sinaliza que a legislação veio pra ficar”, pontuou Assis.

No mês passado, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, a Aon, fez sua estreia na comercialização de planos por adesão. Anunciou uma parceria com a Hapvida, operadora focada na classe média. A Aon informou, na ocasião, que iria oferecer comissões de até 40% acima do que é praticado no mercado para os corretores, e de até o dobro, para as plataformas de venda.

O destaque do balanço da Amil, divulgado ontem, foi, segundo alguns analistas, o alto poder da empresa de ditar preços para seus produtos. Em boa medida, essa capacidade respondeu pelo aumento de 18,6%, para R$ 9,27 bilhões, da receita operacional ajustada (além das contraprestações líquidas, inclui a prestação de serviços a terceiros) em 2011; e de 22,5%, para R$ 2,5 bilhões, entre outubro e dezembro, um recorde trimestral.

Houve um avanço de cerca de 15% no tíquete médio da operadora ao longo de 2011, quando a Amil conseguiu reduzir em 1,1 ponto, para 71,3%, a taxa de sinistralidade. Após desaceleração no crescimento do número de beneficiários no terceiro trimestre, a Amil voltou a apresentar aumento (de 2,1%) no número de vidas cobertas nos três últimos meses de 2011, atingindo 5,8 milhões no fim de dezembro.

Fonte: Jornal Valor Econômico

Por: Marina Falcão

______________________________________________________________

NOSSO COMENTÁRIO

Ao contrário do que propagam alguns corretores, inclusive em comentários postados aqui, a Amil NÃO comprou a Qualicorp.

Como informa a matéria, trata-se de “parceria comercial” através da qual “a operadora Amil vai utilizar o canal de vendas da Corretora e gestora Qualicorp para distribuir planos por adesão”.

______________________________________________________________________


NOSSA AUDIÊNCIA ONTEM 13/03/12

Relatório: Gráfico de Sessões – blogdocorretor

Intervalo: 08/03/2012 – 14/03/2012

Gráfico de Sessões Sessões
Qui 08/03 1.010
Sex 09/03 904
Sab 10/03 941
Dom 11/03 1.229
Seg 12/03 916
Ter 13/03 2.472
Qua 14/03 Sem dados
Total: 7.472

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!