Mosca na Sopa

agenciaweber

agenciaweber


No final de 2011, fui convidado pelo presidente da Administradora carioca, o IBBCA, Cláudio Povoa, para um almoço em sua mansão, localizada num luxuoso condomínio, na Barra da Tijuca, reduto dos novos-ricos da Cidade Maravilhosa.

Numa conversa informal, que acabou transformando-se numa entrevista para o Blog do Corretor, veja aqui, Povoa verbalizou um desejo que parecia latente: “Em dois anos eu passo o Júnior” – confessou-me o presidente do Instituto Brasileiro de Benefícios para Cooperativas e Associações, Cláudio Povoa.

O IBBCA, sabemos, encontra-se há alguns “milhômetros” de distância da dimensão “qualicorpiana” (perdão pelo excesso de neologismo), mas o que o mercado não sabe (ou não sabia até a leitura deste post) é que, enquanto todos dormitavam, silenciosas transações selaram a assinatura de um milionário contrato, sinalizando assim que o Instituto deu alguns passos em direção a Andrômeda.

A costura foi muito bem feita e o silêncio foi sepulcral, caso contrário, este contrato jamais teria as suas firmas reconhecidas.

Em meados de dezembro de 2012, enquanto Ivete Sangalo levantava a poeira no Espaço das Américas SP, corria, em segredo maçônico, uma negociação, cujos desdobramentos, acreditamos, serão um divisor de águas para o rumo deste mercado e de seus atores; protagonistas e coadjuvantes.

A grandeza de Andrômeda e o seu conhecido e inquestionável poder gravitacional não foram suficientes para impedir que a Administradora carioca cooptasse a Unimed FESP – Federação das Unimeds de São Paulo e a CAASP – Caixa dos Advogados do Estado de São Paulo, uma das maiores contas em contratos por adesão, no Território Nacional, com aproximadamente 70 mil vidas e milhões de Reais em pagamentos entre as faturas da Unimed Paulistana, Sul América e Grupo Amil.

A turbinada carteira da CAASP, potência em faturamento e número de vidas, foi construída desde outubro de 1997, pela Divicom, época em que as vendas eram realizadas na antiga sede da CAASP, no Largo da Pólvora, bairro da Liberdade, e em seguida na Benjamim Constant, também no Centro de São Paulo.

Assim como o da AFPESP, o contrato da CAASP tem a sua peculiaridade. Mesmo após a aquisição da administração da carteira pela Qualicorp, a CAASP não deixou de ser Estipulante do contrato no qual ela (a CAASP) possui todos os direitos contratuais e é quem dita as regras e, por direito, em nome do  corporativismo de classe, propõe conquistas de benefícios [além do aquém] para os seus associados.

O que pode parecer apenas a consolidação de mais uma parceria e mais uma opção para os mais de 350.000 advogados do Estado de São Paulo, pode significar também uma cefaleia para muita gente. Inclusive para aqueles que orbitam a periferia desses mundos – os corretores.

Sim, o método de comercialização do IBBCA também é peculiar: o advogado liga para um 0800 e, depois de identificado, recebe, por e-mail, uma desburocratizada ficha de adesão pela qual pagará uma taxa de R$ 15,00 (Quinze Reais)– “um valor justo”, segundo Lúcia Izabel Oliveira Costa, gerente de Sistema de Saúde da CAASP, enquanto Flávio Rodrigues, diretor comercial do IBBCA, garante que “todas as informações sobre o plano almejado serão transmitidas minuciosamente ao advogado, por e-mail” – enfatiza.

O que significa este acontecimento para o mercado? Este é o fulcro da questão.

Apesar de tudo o que foi feito, na tentativa de se evitar essa parceria – quem está na liderança não quer ameaças por perto – a Qualicorp continua com os seus produtos sendo comercializados normalmente. Nada mudou: Sul América, Unimed Paulistana e Amil – para advogados.

Já o mercado… ah, esse vai ter de se reinventar.

Taxa de adesão a R$ 15,00 – se esta for (recorrendo aqui a um tema sugerido para o Blog por Vera Bejato-Victory) uma “tendência de mercado”, será também o estopim que levará a explosão da bomba que causará a extinção do profissional “vendedor de plano de saúde”.

Pelo menos do jeito que é hoje.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!