Mudar dói

agenciaweber

agenciaweber

Por Givanildo Albuquerque | Colunista semanal do Blog do Corretor

Já faz cerca de um mês desde que o Coronavirus começou a virar nossas vidas de cabeça para baixo.

Tenho pensado bastante sobre o legado que o Covid-19 deixará nas nossas vidas. E por mais doloroso que esteja sendo este momento, a conclusão que cheguei é de que sairemos muito mais fortes depois que essa fase passar.

Desde sempre somos vencedores. Já superamos de tudo até aqui. Guerras, fenômenos naturais, outras epidemias de escala global. Mesmo assim estamos aqui. A própria história da evolução é prova do que estou falando. O homem já se reinventou muitas vezes e sempre saímos melhores. Se isso é fácil? Não! É muito difícil e doloroso. Mudar dói. Dói muito…

Na minha reflexão me lembrei agora de uma história que contei muitas vezes na minha época de evangelização, quando eu saía pelo interior do estado do Ceará pregando a palavra.

A história da "Renovação da Águia"

A águia é uma das aves que têm maior longevidade. Chega a viver 70 anos. Porém, quando chega aos 40, já cansada, com as penas grossas, o bico mais alongado e as unhas flácidas, a águia tem que tomar uma decisão importante e muito difícil. Ela tem apenas duas opções: morrer ou encarar um doloroso processo de renovação.

Esse processo consiste em se exilar em uma caverna no alto de uma montanha. Neste lugar a águia começa a bater o bico contra as rochas até arrancá-lo completamente. Neste período ela não passa somente pela dor excessiva, ela também sente fome… muita fome… porque não pode se alimentar. Depois de um tempo um novo bico nasce. Bem mais forte que o primeiro. Então chega a hora da segunda fase, onde nossa personagem começa a arrancar suas unhas… você imagina a dor? Também após um tempo, novas unhas nascem, bem mais fortes. A águia vai então para a última fase, onde ela arranca por completo suas penas… Você consegue imaginar o frio que ela deve sentir?

Após cinco meses desse processo doloroso, a águia sai para o seu voo de renovação. Sentindo-se confiante por que sabe que está preparada para mais 30 anos de uma vida plena.

O que isso tem a ver com a gente e esse momento tão único? É hora de mudar! Hora de refazer os passos, hora de se livrar dos maus costumes. Para que quando tudo isso passar (acredite, vai passar!!) possamos fazer o nosso voo da renovação.

Talvez eu devesse terminar esse texto por aqui. Afinal, já usei a frase de efeito. Mas, ainda tem mais uma coisa. Na verdade, uma sugestão.

Como minha atividade principal hoje na LeadMark é gerar oportunidade de negócios para corretores de planos de saúde em todo o Brasil, desde de 17/03/2020 venho acompanhando a queda nas buscas por plano de saúde em todas as plataformas em que trabalho. O tráfego caiu mais de 70%. Diante disso aí vai a minha dica de mudança de hábito:

Diversificação da geografia das suas vendas

O COVID-19 é uma questão global. Aqui no Brasil está afetando alguns estados pior do que outros.

De acordo com o portal de notícias Estado de Minas a situação mais crítica do país é enfrentada por São Paulo. Além das 20.004 infecções confirmadas, o estado já registrou 1.667 vítimas fatais da doença. A taxa de letalidade do coronavírus em solo paulista, que está acima da média nacional, é de 8,3%.

O segundo estado com mais casos da COVID-19 é o Rio de Janeiro: 6.828. Por lá, morreram 615 pessoas — 9% do total de infectados.

Terceiro estado com mais infectados, o Ceará soma 5.421 confirmações e 310 baixas (5,7% de letalidade).

Na região Sudeste tem 51% dos casos.

A propagação do vírus ou a desaceleração do vírus pode afetar drasticamente o nosso negócio.

Por essa razão, você deve considerar diversificar as regiões para as quais fará maior esforço para vender.

Priorize as operadoras e administradoras de planos de saúde que vendem 100% on-line e que têm maior cobertura nacional.

Operadoras como Amil (por sinal está com tabela promocional), SulAméricaBradesco e Unimed, na minha opinião são excelentes apostas.

E como não só de PME vive o corretor, fica meu apelo às administradoras: Qualicorp, AllCare e Affix que já têm seus processos on-line amadurecidos para que suspendam as barreiras de vendas entre estados. Que permitam o corretor vender seus produtos em todo o Brasil. Precisamos parar de pescar apenas no nosso aquário e partir para pescar em alto mar.

Conclusão

Infelizmente, os próximos meses talvez ainda sejam os mais difíceis. A contagem diária de novas vítimas do Coronavirus está crescendo.

Do ponto de vista pessoal, tudo o que você pode fazer é ficar dentro de casa e praticar o distanciamento social.

Mas do ponto de vista de negócios e da carreira, você pode fazer uma mudança.

Você deve ter mais tempo agora (infelizmente), então use-o a seu favor. Faça o esforço para que você possa crescer, assim você sairá do Coronavirus mais forte.

Então, você tem alguma boa sacada de oportunidade para compartilhar com a gente? Comente.

Você concorda com a abertura das vendas das administradoras para todo país? Discorda? A sua opinião é a mais importante. Comente!


Givanildo Albuquerque é empresário, fundador da LeadMark, empresa especializada em geração de leads de planos de saúde. Dedicado às atividades de marketing de mídia social e otimização de mecanismos de pesquisa, o empresário garante que pode ajudar corretores e plataformas a chegar no topo das pesquisas do Google. A partir de hoje, Givanildo passa a escrever semanalmente para o Blog do Corretor.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!