Na Semana da Visibilidade Trans, Quali convida colaboradores e influenciadores para contarem suas histórias

agenciaweber

agenciaweber

Com cerca de 3% dos colaboradores autodeclarados LGBTQIA+, a iniciativa tem como objetivo apoiar a representatividade dessa comunidade

Diversidade e inclusão são pilares prioritários para a Quali, administradora de planos de saúde coletivos, que lançou no final de 2020 o primeiro programa focado no tema, o Quali Plural. Com o objetivo de promover a transformação cultural, o respeito à diversidade e o desenvolvimento de mindset inclusivo da liderança e dos demais funcionários, o programa propõe a realização de oficinas para discutir os desafios de cada público e adaptações para tornar acessíveis e inclusivos todos os seus canais de comunicação. Para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Trans, que acontece nesta sexta-feira (29), a Quali convidou colaboradores e influenciadores a contarem suas histórias pelo IGTV da Companhia. A iniciativa tem como objetivo apoiar a representatividade dessa comunidade.

"Assumimos o desafio de trabalhar entre os diferentes públicos, internos e externos, as transformações necessárias para nos tornarmos ainda mais inclusivos", conta a diretora da Pessoas & Cultura, Flávia Pontes. "Os resultados têm sido cada vez mais positivos e não pretendemos parar por aqui. Sabemos da importância da representatividade e da inclusão e temos buscado cada vez mais realizar ações externas, como é o caso dos processos seletivos às cegas, sem que recrutadores e candidatos se vejam, como também internas, em que conhecemos mais sobre os nossos Qualis e respeitamos e valorizamos as diferenças e o jeito de cada um ser", explica Flávia.

São ações que ficam evidentes em números. No quadro de colaboradores da companhia, 70% são mulheres, 30% são negros ou pardos e 5% são pessoas com deficiência (PCDs), enquanto aproximadamente 3% de pessoas são autodeclaradas LGBTQIA+, como é o caso de Cá Menah, de 25 anos, trans não-binária. Há dois anos na Quali na área Jurídica, Menah recorda que questionava seu gênero desde a adolescência, mas não sabia ao certo como se definir. "Apenas tinha certeza de que não era homem e que um dia me identificaria como mulher", conta. "Não tem muito tempo que escutei o termo não-binário, quando a pessoa não se entende como homem nem mulher, e passei a pesquisar mais sobre isso em diferentes plataformas. Foi então que minha ficha caiu", completa Menah.

Foi em junho do ano passado, a partir de uma pesquisa interna da Quali, que Menah diz que passou a se sentir mais à vontade para falar sobre a sua identidade dentro da Companhia. "Me senti mais representade, uma vez que a Quali também readequou a sua linguagem para algo mais neutro", explica. Desde então, Cá passou a assinar os materiais corporativos como advogade, utilizando a forma neutra, já que não se identifica com nenhum gênero. A atitude, alinhada e aprovada por sua gestora, trouxe a Menah "um incrível sentimento de pertencimento" na Companhia. "Nos afirmarmos e reafirmarmos todos os dias não é fácil e eu luto para que, quem sabe um dia, se torne mais leve", finaliza.

Série de vídeos-depoimentos LGBTQIA+

Por conta do Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Quali trará em seu IGTV histórias de influenciadores e colaboradores transsexuais. O primeiro vídeo-depoimento publicado é o de Cá Menah. O segundo vídeo é de Rodolpho Corrêa (@_rolfis). Sua pesquisa acadêmica está centrada no corpo-cárcere, mostrando o corpo trans em performance. Rodolpho já participou de um desfile na Casa de Criadores, representando sua bandeira com a marca Converse Brasil e faz parte do CATS | COLETIVO ARTÍSTICO – Coletivo de Artistas Transmasculines – @cats_trans.

O terceiro vídeo-depoimento será divulgado na sexta-feira (29), com Bielo Pereira (@hellobielo), apresentadora e empresária Bige^nere, Prete e Gorde. A influencer é podcaster em "As Tias Do Pave^" @astiasdopave, além de palestrante e mentora em diversidade e inclusão corporativa. É ativista na luta das pessoas trans contra o racismo e gordofobia.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!