No Rio, mercado odontológico quase dobra

agenciaweber

agenciaweber

O Estado do Rio de Janeiro foi o segundo do país a superar a marca de três milhões de clientes de planos odontológicos. Porém, o que chama a atenção é o desenvolvimento do setor. Segundo o último levantamento feito pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), fechado em junho deste ano, a região já é a segunda com maior porcentagem de beneficiários por habitante e também a segunda em volume nesse segmento.

Ao longo dos últimos cinco anos, o Estado do Rio de Janeiro ?ganhou? em torno de 780 novos contratos de planos odontológicos por dia, uma média de 23.400 mil por mês. Hoje existem 3,039 milhões de beneficiários, número inferior apenas ao de São Paulo, o mais populoso do país, com 7,122 milhões de clientes nesse segmento.

"Para se ter uma ideia do que isso significa, basta lembrar que em junho de 2009 o Rio de Janeiro possuía 1,6 milhão de beneficiários, quase metade do volume atual. O Estado de São Paulo, maior mercado do país, tinha então mais de três vezes esse tamanho e contava com pouco mais de cinco milhões de clientes de planos odontológicos", explica o Dr. Geraldo Almeida Lima, presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (SINOG). A diferença entre as duas capitais também pode ser percebida na porcentagem de cobertura em relação à sua população. Naquele ano, 12,14% dos paulistas tinham algum tipo de assistência odontológica privada, enquanto apenas 10,18% dos cariocas tinham acesso a esse benefício.

Com o desenvolvimento do mercado, o Rio de Janeiro assumiu o segundo lugar no ranking e hoje 18,73% de sua população possui algum tipo de assistência odontológica privada, 11% acima do índice apresentado por São Paulo. Os dois Estados só ficam atrás do Distrito Federal, já que 31,35% de seus moradores contam com assistência odontológica de planos privados, a maior porcentagem de beneficiários do país por habitante.

Um bom exemplo desse crescimento do setor no Rio de Janeiro é o INPAO Dental, operadora especialista de assistência odontológica no Brasil. Somente nos últimos seis meses, a companhia conquistou mais de 100 mil novos beneficiários no Estado. "Temos uma atuação bastante diversificada pelo país, mas o Rio de Janeiro desponta como um dos nossos principais mercados já há alguns anos", revela Claudio Aboud, diretor de Administração e Finanças. "Recentemente firmamos contratos com diversas empresas e organizações, como a OAB/RJ (Ordem dos Advogados do Brasil) e o Grupo MPE (formado por diversas empresas de engenharia), o que comprova a diversificação dessa demanda", finaliza.

Apesar dos números positivos no Rio de Janeiro, a saúde bucal no Brasil como um todo ainda é bastante deficitária. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios de 2011, promovida pelo IBGE, a população atual estimada do país consiste em 195,2 milhões de pessoas. Cerca de 22,5 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista, ou seja, 11,7% da população total. Além disto, 8 milhões com mais de 30 anos já utilizam próteses, apenas 3,8% das crianças com 5 anos estão livres de cáries, 12,8% da população adulta com mais de 35 anos possui mais de 20 dentes, três em cada quatro idosos não possuem nenhum dente, 2,5 milhões de adolescentes nunca foram ao dentista.

Sobre o INPAO Dental
O INPAO Dental (Instituto de Previdência e Assistência Odontológica), empresa especialista em odontologia, garante atendimento de qualidade em sua rede credenciada altamente especializada e está presente em todo território nacional com mais de 14 mil opções de atendimento.

 

Silmar Batista

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!