Nova Alteração na Lei dos Planos de Saúde Deve Sair em Breve

agenciaweber

agenciaweber

Alterações em leis não são coisas anormais. A atividade legislativa é constante, de modo que cotidianamente algo é criado ou alterado no campo normativo.

E é até bom que assim seja, pois a sociedade e suas demandas estão em eterna evolução e o direito ou as leis, que justamente regulam as relações sociais, precisam acompanhar as mudanças que ocorrem no âmbito da coletividade de modo a permitir que as pessoas continuem a conviver e sem engessar a evolução natural que se espera da própria sociedade.

Não é por outra razão que raríssimos são os dispositivos legais que não podem ser revistos ou alterados, sendo esses denominados cláusulas pétreas, ou seja, enquanto durar a ordem constitucional posta, essas disposições legais permanecerão idênticas. Na prática elas até podem ser alteradas ou suprimidas do universo jurídico, mas para isso seria necessária a criação de uma nova Constituição o que, então, representaria a entrada em vigor de uma nova ordem constitucional.

De todo modo a simples possibilidade de alteração de uma lei não deve ser criticada, sendo necessária a averiguação e avaliação do conteúdo da alteração realizada, seus possíveis impactos e resultados – ainda que estimados ? para então poder ser elaborada uma opinião sobre o tema.

É justamente nesse estágio que se a encontra a mais recente alteração da Lei de Planos de Saúde, que foi aprovada no Senado Federal e agora aguarda votação na Câmara dos Deputados para entrar em vigor e, ao que tudo indica, deve realmente passar.

Consta do PLS 544/2013 que as operadoras de Planos de Saúde não mais poderão considerar doença congênita ? aquela que a pessoa possui antes de nascer ou adquire até o primeiro mês de vida ? como doença preexistente e, portanto, não poderá mais ser excluído do âmbito de cobertura do plano de saúde que a pessoa venha eventualmente a contratar.

Essa nova disposição em nada altera a sistemática das carências, porém, obriga os planos a passarem a dar atendimento ao cliente tão logo esse período seja ultrapassado, não podendo deixar de dar suporte às necessidade decorrentes da doença congênita.

Essa nova lei vem reforçar aquilo que já é pacífico nos tribunais, pois o Poder Judiciário já decidiu em muitos casos pela concessão de atendimento para pacientes portadores desse tipo de doença trazendo ainda como vantagem a redução da necessidade de socorro, por parte dos clientes, junto ao Judiciário para ver um pleito legítimo seu ser atendido.

Assim, sem mais precisarem recorrer à Justiça e passar por grandes desgastes e provações, com a aprovação do projeto de lei também na Câmara dos Deputados, os portadores de doenças congênitas ficarão seguros de que receberão o atendimento de que necessitam e esperam ao contratar um plano de saúde.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!