Dr. Arlindo – presidente da Abramge apresenta o palestrante, Dr. Fausto – ex-presidente da ANS e atual assessor do ministro da Saúde
.
Na última sexta-feira, (24), aconteceu no Maksoud Plaza Hotel o último dia do 17º Congresso da Abramge – Planejamento Estratégico na Saúde Suplementar, conforme noticiamos aqui e lá comparecemos a convite da Acoplan.
ELA ESTÁ CHEGANDO
A primeira palestra a qual tivemos acesso foi a de David Zanotelli, diretor de TI da operadora que vem sorrateiramente se aproximando do mercado paulistano – Hapvida.
Demonstrando conhecimento e revelando um eficiente processo tecnológico na relação da operadora com o associado, Zanotelli, durante sua exposição, não poupou os números que demonstram o crescimento da Hapvida.
Situada em Fortaleza, onde se originou de uma clínica, a operadora cresceu ancorada por uma rede de 19 hospitais próprios e conta hoje com 1 milhão e 800 mil conveniados presentes no Norte e Nordeste, de Manaus a Bahia num total de 12 Estados da federação e a meta é atingir 2 milhões e 400 mil usuários até o fim do ano. E ainda caminha para um IPO, a exemplo da Amil e da Qualicorp.
Impressionou também o uso da tecnologia no combate à fraude e na marcação de consultas, exames, etc. através de terminais utilizados pelos próprios usuários.
No final da palestra David Zanotelli concedeu uma rápida entrevista ao Blog.
Blog do Corretor:
A Hapvida pretende chegar à região Sudeste ou ela já está em São Paulo?
David Zanotelli:
Ela já está em São Paulo e a gente vai atingir todo o Sudeste acho que até dezembro de 2012.
Blog do Corretor:
Dez milhões de autorizações/ano, segundo suas declarações. Um volume tão grande não cria problemas para a marcação de consultas, por exemplo?
David Zanotelli:
Não. É como eu falei, a gente tem um Board só para tratar isso. Parte de marcação de consulta, temos esse painel que utiliza algoritmo de inteligência artificial e temos uma equipe muito grande, muitas clínicas e o que a gente não consegue atender na nossa rede própria, a gente manda para a nossa rede credenciada.
Blog do Corretor:
A Hapvida caminha para um IPO, conforme o senhor informou. O que isso representa para o usuário, na prática?
David Zanotelli:
Investimento muito maior nas nossas unidades, no nosso modelo e um crescimento muito maior na Hapvida, sempre com o objetivo de atendender melhor o nosso cliente.
Blog do corretor:
A Hapvida teve origem num hospital?
David Zanotelli:
Isso. Na verdade começou numa clínica, que evoluiu para uma maternidade, que evoluiu para hospital, que é o hospital referência da gente. O Hospital Antônio Prudente.
Blog do Corretor:
E a Hapvida pretende entrar no mercado de adesões?
David Zanotelli:
Adesões, como?
Blog do Corretor:
Planos por intermédio de entidades de classes, sindicatos…
David Zanotelli:
Não, ela já está nesse mercado, já atua.
Blog do Corretor:
Já atua?
David Zanotelli:
Sindicato como? Sindicatos comerciários, isso?
Blog do Corretor:
Por exemplo, como a Qualicorp.
David Zanotelli:
Não, não, não. A gente trabalha com eles. A Qualicorp trabalha conosco, a Aon trabalha conosco… são parceiros nossos.
Blog do Corretor:
Admix?
David Zanotelli:
Admix, são parceiros nossos.
Blog do Corretor:
Eu gostaria que o senhor fizesse um resumo do Projeto Clinicwebe, que eu achei muito interessante.
David Zanotelli:
É esse projeto que eu falei, né? Que agente desenvolveu um software que a gente vai disponibilizar para os consultórios médicos da nossa rede credenciada. E vai estar todo na nuvem, isto é, o médico não precisa de servidor, não precisa de… nenhuma infra-estrutura para usar esse sistema e a gente vai compartilhar com todos as informações possíveis, né? (sic) Lógico que alguns diagnósticos de alguns médicos eu não vou liberar na Rede e nem para outros médicos, mas a gente vai ter acesso a toda nossa rede de diagnóstico de imagens, exames laboratoriais e vai evoluir – como eu falei – em My Clinicweb que é onde o próprio cliente vai ter acesso a todas essas informações, tá? (sic)
Blog do Corretor:
E este é um serviço exclusivo da Hapvida?
David Zanotelli:
Sim. Este é um serviço que nós estamos lançando agora.
Blog do Corretor:
Para finalizar, gostaria que o senhor fizesse um arrazoado sobre o grau de importância dessa arrojada tecnologia na sua operadora.
David Zanotelli:
A importância é vital(!) O nosso presidente estava aqui assistindo a palestra e quando ele palestra ele diz que o nosso crescimento, nossa desenvoltura, nosso vigor hoje é todo calcado em tecnologia e só foi possível graças à tecnologia. E ele acredita piamente que tecnologia é investimento, não é despesa.
Blog do Corretor:
Muito obrigado pela entrevista.
* * *
A fim de não tornar a matéria muito longa, dividiremos o nosso dia no Congresso da Abramge em duas partes. No próximo post publicaremos a entrevista com o ex-ministro Mailson da Nóbrega.
No primeiro dia do Congresso, cuja abertura contou com a presença do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o Blog do Corretor não compareceu em razão de compromissos na agenda.