O Corretor e os Reajustes dos Planos de Saúde

agenciaweber

agenciaweber

A Lei nº 9.961/2000 atribuiu à ANS a responsabilidade de controlar os aumentos de mensalidade dos planos de saúde e este controle varia de acordo com o tipo de contrato de prestação de serviços de saúde (pessoa física ou jurídica) e com o motivo do aumento.Até o momento a ANS não divulgou o índice de reajuste para os Planos Individuais/Familiares. Esperava-se para maio; a expectativa é grande, pois se especula um índice superior ao dos anos anteriores, e, talvez,  ultrapassando os dois dígitos. Outra preocupação é que venha a cobrança acumulada. O reajuste anual implica na cobrança dos novos valores a partir do aniversário do contrato, ou seja, haverá cobrança retroativa para quem completou um ano de contrato e por não ter sido divulgado ainda o  novo índice,  estão pagando pelo valor antigo.

O Brasil vive um momento em que a sociedade está cobrando maior transparência, honestidade e comprometimento de todos os setores. No caso da Saúde Suplementar, algumas mudanças precisam ser feitas, sob pena de inviabilizar a oferta do Plano de Saúde Individual/Familiar.

Todos os setores envolvidos apresentaram suas planilhas de custos à agência que por sua vez tem que administrar os diversos interesses, mas principalmente focar no cliente.

E o corretor como fica?

Ele deve ficar atento às justificativas e tentar explicar para o cliente e  como isto irá afetá-lo. Neste momento o papel de consultor de quem vende planos deve ser bem claro, orientando, mostrando para o cliente como ele deve otimizar a utilização e a importância de ter um plano. Novos procedimentos estão sendo disponibilizados e o atendimento está sendo verificado, enfim busca-se encontrar um cenário ideal para o cliente, operadoras e prestadores.

Para entender como a mensalidade do plano pode ser reajustada, primeiro você tem que responder a duas questões:

(1) Se o plano individual/familiar  foi contratado antes do dia 2 de janeiro de 1999?

Se seu plano foi contratado antes do dia 2 de janeiro de 1999 e não foi adaptado à Lei nº 9.656/98, que regulamenta o setor de planos de saúde, isso quer dizer que ele é do grupo dos chamados “planos antigos”. Nesses casos os reajustes devem seguir o que estiver escrito no contrato, ou seja, as regras previstas pela lei não podem ser aplicadas.

Se for posterior a esta data, o reajuste será anual e deverá ser  de acordo com o valor autorizado pela ANS (data base maio de cada ano).

(2) Se o plano foi contratado pelo seu empregador, sindicato ou associação?

Se seu plano for do tipo “coletivo por adesão”ou “coletivo empresarial” , ou seja, se ele tiver sido contratado por intermédio de uma pessoa jurídica (ex: a empresa que você trabalha, sindicato, conselhos regionais etc,), os reajustes não são definidos pela ANS.

Trata-se de uma livre negociação e o seu reajuste deve ser informado para a ANS.

Nesses casos, a agência apenas acompanha os aumentos de preços.

Fonte: ANS
.
.
Acoplan – Associação dos Corretores de Seguros e Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo é uma entidade sem fins lucrativos. Tem a função, entre outras, de promover o desenvolvimento profissional e especialização na comercialização e distribuição de produtos e serviços que sejam representados pelos seus associados, bem como certificar todos os profissionais que realizem cursos de qualificação profissional e escreve às sextas-feiras no Blog do Corretor. E-mail: presidencia@acoplan.org.br.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!