O motivo de o erro médico ser um problema de todos

agenciaweber

agenciaweber

Todos conhecemos casos de alegações de erro médico, verdadeiras ou não, plausíveis ou não, mas que desencadeiam processos demorados, complicados e sofridos para todas as partes.

Mas o processo de erro médico possui ainda uma outra faceta que muitas vezes é deixada de lado ou pouco percebida: ela pode gerar prejuízos à coletividade de forma geral.

E não estou falando do dano e dos prejuízos da pessoa em si, que poderá ter falecido e deixado desamparada a família, ou nem daquele que, dado o trauma, perdeu sua qualidade de vida. Nem digo do INSS que terá que custear auxílio doença, pensão ou aposentadoria por invalidez, mas algo muito mais direto e objetivo, que é a possibilidade de o Poder Público ser chamado a indenizar o lesado pelo erro médico.

Em um caso recente analisado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um erro médico praticado no interior de hospital municipal gerou a condenação do Município a ter que indenizar o lesado.

Tendo em vista que a saúde no Brasil é universalizada em relação ao atendimento e em relação à participação das esferas de poder (federal, estadual e municipal), cresce o risco para todos os entes em relação a eventuais erros médicos praticados, sendo que os casos raramente envolvem cifras pequenas.

Ainda mais em tempos de eleição, como os que hoje vivemos, cresce a importância da atenção do administrador público a essas questões de danos a terceiros e indenizações que, afinal, poderão recair sobre toda a coletividade.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!