O silêncio nas montanhas ou o ódio nas grandes cidades?

agenciaweber

agenciaweber

Intolerância e ódio são “novas doenças tropicais.

por Tereza Cruvinel

.A cada semana alguns fatos borram a imagem do pais tropical, bonito por natureza e habitado por um povo cordial, que se miscigenou livremente e sempre se pautou pela tolerância para com a diferença, seja de credo, raça ou convicção política. Os surtos autoritários de elites minoritárias só confirmavam o que na maioria era traço do caráter nacional.

No inventário dos últimos dias, começo por esta desastrada viagem de senadores brasileiros à Venezuela. Por mais solidariedade que mereçam por terem enfrentado hostilidades que os impediram de alcançar o objetivo político a que se propuseram, visitar um preso político local, não se pode deixar de dizer que violaram um paradigma de nossa relação com os outros povos: o princípio da não-ingerência que embasou uma forte tradição diplomática. Imaginemos alguns senadores americanos chegando aqui, sem  prévio aviso às autoridades, para uma missão semelhante. A caravana da oposição poderiam ter ido a Caracas mas não como franco-salvadores da pátria alheia. Mas como são da oposição, quiseram desembarcar nesta condição. Lã fora não existe esta distinção. Protagonizaram um ?mico diplomático?. embora ganhando munição interna para a guerrilha ininterrupta contra o governo Dilma.

Abro o computador e vejo uma foto estarrecedora. ?Jô Soares, morra?, diz a enorme pichação no asfalto, defronte à casa do apresentador, humorista, jornalista. Só o ódio disseminado justifica tal agressão a ma figura como Jô, unicamente pelo fato de ter feito uma entrevista civilizada com a presidente da República. Nos idos de 2005 participei do quadro por ele então criado em seu programa, o Meninas do Jô, Três ou quatro programas depois entendemos, bilateralmente, que não havia lugar para mim naquelas seções de sectarismo, anti-petismo e demonização da política, com a ressalva de que Cristiana Lobo foi quem sempre manteve ali a compostura jornalística. Muitos me agrediram na blogosfera, dizendo fui ?tirada? do programa porque era lulista, petista, esquerdista e tal. Lembrei-me disso ao perceber que Jô deu-se conta dos efeitos do veneno ministrado ao longo dos últimos anos ao povo brasileiro. Veneno que o atinge agora, quando ele comete o crime de se portar como um entrevistador civilizado. Para perguntar não precisa agredir, foi o que ele ensinou.

Vejo outra foto. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, recebe a menina que levou uma pedrada porque vestia roupas brancas do candomblé, religião de sua família, na qual estava sendo iniciada. Ouvi a mãe dela contar no rádio que os agressores brandiam bíblias e as chamavam de macumbeiras. A menina foi ao IML e ali também foi apupada. Onde estamos?

O que diria Darcy Ribeiro, que escreveu um livro magistral, O Povo Brasileiro, louvando aquilo que não somos mais? O que diria Stefan Zweig. que se encantou com o Brasil e o chamou país do futuro apostando exatamente na natureza de seu povo para transformar nossas riquezas e potenciais em uma grande oportunidade civilizatória? Aqui sempre conviveram todas as religiões, havendo espaço também para a não-religião. Mas agora a intolerância religiosa chegou para valer e nesta marcha, florescerá a violência religiosa. O Líbano era  belo e livre, até que a intolerância religiosa o devorou.

Bem, melhor não abrir alguns blogs nem as páginas de comentários, onde o ódio rola solto na Internet, ferramenta que deveria aproximar e está servindo para dividir.

Ligo o rádio e ouço discursos intrépidos na Câmara, pontuados de palavras ásperas.

Melhor encerrar uma semana destas no interior de Minas, protegida pelas montanhas e pela simplicidade pacífica que ainda resta por lá. Ou não restará?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!