Os supostos falsos planos coletivos e o ofício do Procon à Agência Nacional de Saúde (ANS)

agenciaweber

agenciaweber

Agência reguladora deverá enviar informações que irão contribuir para identificar os falsos planos de saúde coletivos; consumidores serão beneficiados com a conversão desses planos em individuais

O Procon-SP enviou ontem (29/7) um ofício à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) solicitando a relação completa de todos os planos coletivos de um único usuário; a informação permitirá identificar as situações em que um falso plano coletivo acoberta um autêntico plano individual. Os falsos coletivos deverão ser convertidos imediatamente em individual, beneficiando os consumidores com o controle do órgão regulador e com o fim dos reajustes anuais aplicados sem nenhum controle ou justificativa.

Estão sendo oferecidos no mercado planos de saúde supostamente coletivos, em que pessoas físicas (consumidor) são induzidas a constituírem uma empresa (pessoa jurídica) – necessária essa modalidade de contrato – apenas para conseguirem fazer um plano de saúde. Trata-se de uma falsa coletivização dos planos de saúde, que tem como objetivo evitar a fiscalização da ANS, oferecendo um preço inicialmente mais atrativo, mas cujo reajuste anual não é regulado.

A prova de que os planos coletivos com um único segurado, no caso a empresa criada para este fim exclusivo, é uma dissimulação reside no fato de que grande parte dessas pessoas jurídicas estão com seus CNPJs inativos, evidenciando que foram constituídas apenas para burlar a fiscalização da ANS, com sérios prejuízos ao consumidor.

As principais operadoras de planos de saúde foram notificadas pelo Procon-SP para explicarem sobre a oferta de falsos coletivos.

Reunião com Ministro da Saúde

Na reunião que aconteceu na última terça-feira (27/7) entre o diretor executivo do Procon-SP, Fernando Capez, e o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para tratar dos planos de saúde, um dos temas abordados foi a situação dos falsos coletivos.

Na ocasião, o Ministro comprometeu-se a conversar com o presidente da ANS para que os pedidos do órgão de defesa do consumidor sejam atendidos. Veja mais informações sobre o encontro aqui Procon-SP reúne-se pela segunda vez com Ministro da Saúde – PROCON.SP

"Caso a agência reguladora não envie as informações, iremos mais uma vez diretamente ao Ministro da Saúde. A lei de acesso à informação nos garante, em caso de negativa por parte da ANS, o direito de recorrer à autoridade hierarquicamente superior", avisa Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!