Planejamento financeiro e proteção: contratação de seguros ganha espaço entre profissionais da saúde na pandemia

Jose Anderson

Jose Anderson

Por Patrícia Holanda Barros | Gerente Seguros Unimed

Setor essencial, a saúde emprega mais de quatro milhões de pessoas em novembro de 2021, o número de funcionários do setor cresceu 0,6% em relação a agosto do mesmo ano, segundo dados do Relatório do Emprego na Cadeia Produt9va da Saúde, pubicado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementa (IESS).

Contudo, o setor vive uma realidade delicada. Levantamento das Condições de Trabalho dos Profissionais de Saúde no Contexto da Covid-19 no Brasil, publicado em março de 2021 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstrou que 95% desses trabalhadores relataram alterações significativas em suas vidas devido à conjuntura pandêmica.

Responsáveis pelo cuidado à vida, eles se confrontam com uma realidade muito mais dura que o usual, sendo atingidos por doenças que já fazem parte do risco da profissão, acrescida por períodos longos de trabalho, acúmulo de emprego e pacientes que também já apresentam quadro de estresse, somado às doenças.

Tudo isso tem forçado os profissionais da saúde a pensar, ainda mais atentamente, em sua saúde financeira e patrimonial. Perguntas sobre como garantir renda em caso de afastamento do trabalho e deixara família um pouco mais protegida refletiram em uma mudança na maneira de enxergar seguros de vida e de responsabilidade civil, que passaram a ser vistos como garantidores de estabilidade financeira e patrimonial. Essa percepção comum em países como Japão e Estados Unidos ganha mais espaço no Brasil e tem na pandemia um dos principais catalisadores dessa mundaça de visão.

Especialista na atenção aos pacientes e aos profissionais de saúde, a Seguros Unimed viu crescer em 26% a procura por produtos pessoa física no último ano, suscitada por médicos, enfermeiros, psicólogos, seguidos por empreendedores e administradores de empresas, que ressignificaram a adesão a seguros de vida e de responsabilidade civil, que garante mais tranquilidade no exercício da profissão ao cobrir eventos adversos evitáveis.

Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento de seguros de responsabilidade civil cresceu, no acumulado até abril de 2021, 35,8% em relação ao montante apurado no mesmo período de 2020. Ao ampliar o olhar para todos os seguros de cobertura de danos, houve um crescimento de R$ 1,38 bilhão na arrecadação de prêmios em 2021, quando comparado ao mesmo período de 2020, o que corresponde a um crescimento de 11,6%.

Por ser especialista no mercado de saúde e fazer parte do maior sistema de cooperativas médicas do mundo, a Seguros Unimed busca garantir maior cuidado e segurança aos profissionais da saúde no exercício de suas atividades, ofertando seguros que propiciem tranquilidade para eles e suas famílias em casos de imprevistos.

Patrícia Holanda Barros é Gerente de Responsabilidade Civil e Patrimonial na Seguros Unimed e médica formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Com estágio na Faculté Libre de Medicine de Lille (França), é especializada em endocrinologia pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e possui MBAs em Gestão de Saúde e Serviços de Saúde pela Fundação Instituto de Administração (FIA), e em Gestão de Seguros pela Escola Nacional de Seguros (ENS). Com passagem por grandes operadoras de saúde, Patrícia chegou à Seguros Unimed em 2011.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!