Plano de saúde deve custear cirurgia de urgência independentemente de carência

agenciaweber

agenciaweber

Por Bruno Barchi Muniz | LBM Advogados 

Recentemente o TJ/ES analisou situação que se repete à exaustão no Brasil: a discussão sobre carências em atendimentos por planos de saúde.

Nesse caso, uma paciente deu entrada no hospital com fortes dores, tendo sido diagnosticada com apendicite, demandando cirurgia de urgência.

O plano de saúde rejeitou o tratamento, sob o argumento de que ainda não havia sido superado o prazo de 120 (cento e vinte dias) de carência, previsto contratualmente.

A Lei dos Planos de Saúde, Lei nº 9.656/98, que mais parece, às vezes, uma ilustre desconhecida para algumas empresas do ramo, estabelece que, caso haja carência, ela deve ser limitada a 24 (vinte e quatro) horas para casos de urgência e emergência (art. 12, V, "c").

Como a paciente não fora atendida por seu plano, precisou buscar atendimento em hospital público, mas conseguiu indenização de R$ 12 mil a título de danos morais, solidariamente imposta à operadora de saúde e à administradora de benefícios, considerando a conduta abusiva e contrária à lei que fora praticada.

Esse tipo de caso, como dito de início, não é raro, mas que se repete à exaustão, por descumprimento de preceito básico, elementar, disposto na lei que rege esse tipo de relação.

Fica sempre a dúvida se isso é causado por falta de treinamento do setor administrativo ou se é a política de algumas empresas do ramo, pois, chega a ser inconcebível esse tipo de caso depois de mais de 23 anos de vigência da Lei nº 9.656/98.

Muitos empresários do ramo comentam que a observância aos contratos, por parte dos pacientes, é um problema em si. Mas, considerando o que temos visto por aqui, será que essa política empresarial vale mesmo a pena financeiramente?

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!