Prevenção salva vida de paciente com câncer bucal

agenciaweber

agenciaweber

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), que acontece anualmente em milhares de empresas por todo Brasil, pode ter salvado a vida do sogro de Edson Ribeiro, gerente Administrativo da São Paulo Obras.

Durante uma dessas semanas em que são realizadas atividades para promover a conscientização de diversos temas relativos à segurança e a saúde junto aos empregados, Edson participou de duas palestras promovidas pelo INPAO Dental, operadora especialista em odontologia. A primeira sobre prevenção – onde a Dra. Valéria Cortês abordou o câncer bucal de forma superficial – e outra somente sobre a doença.

Durante a segunda palestra, o colaborador levantou a mão e ressaltou a importância do que ela estava dizendo. ?Depois de ouvir a primeira palestra, percebi que meu sogro tinha todos os sintomas possíveis da doença. No mesmo dia liguei para minha família no sul alertando sobre o problema?, disse.

O sogro de Edson é pecuarista no Rio Grande do Sul e, devido à exposição constante ao sol, desenvolveu feridas na boca. ?As imagens que vi na SIPAT eram muito parecidas. Isso foi primordial para eu compreender o que estava acontecendo para alertá-lo a tempo?, completa. Depois de passar por uma bateria de exames para verificar se a doença não havia se alastrado para outras regiões – como a garganta, por exemplo – o paciente foi medicado e o câncer foi removido ainda no estágio inicial, com sucesso.

"Esse fato apenas comprova a importância que as SIPATs têm na vida do trabalhador. Gostamos de participar desses eventos porque é um momento em que podemos trabalhar com mais efetividade a prevenção da saúde bucal junto aos beneficiários", explica o Dr. José Henrique de Oliveira, diretor de Operações e Credenciamento do INPAO Dental. Além do kit de higiene entregue a cada participante, a operadora promove o sorteio de brindes e tira dúvidas sobre a cobertura do plano contratado e o atendimento da rede credenciada.

Vale lembrar que o Câncer de Boca é o 6º tipo de câncer mais comum em homens e o 8º em mulheres. Aproximadamente três mil brasileiros morrem todos os anos por causa da doença. Quando identificado precocemente pode ser tratado com sucesso, só que em 65% dos casos a doença é diagnosticada em fase avançada.

por, Silmar Batista

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!