Reclamação sem Razão

agenciaweber

agenciaweber

Vivemos a maior crise econômica da história recente do Brasil. O que impacta fortemente o mercado, as empresas e, consequentemente, o nível de emprego. Neste período, empresas abriram falência, outras tiveram prejuízos, multinacionais saíram do país e poucos foram os setores da economia que apresentaram crescimento.

Segundo dados do Serasa Experian, os pedidos de recuperação judicial aumentaram em torno de 90% no primeiro semestre deste ano, se comparado ao mesmo período em 2015. Somando são 923 empresas, sendo 168 apenas em junho. Alguns sinais mostram que empresas estão passando por muitas dificuldades, e a recuperação será muito lenta, como prevê a maioria dos economistas.

Diante dessa situação, quais opções têm as empresas para se salvar? Qual linha de ação é possível?

Das variáveis que as afetam, algumas não podem ser controladas, como dinâmica do mercado, decisões de governo, ações da concorrência e comportamento dos clientes, enquanto outras podem ser reformuladas. E é sobre estas que se refere o título deste artigo.

Podemos observar que a maioria das empresas, independente do porte, está sofrendo porque não fez sua “tarefa de casa”. Ou seja, está reclamando sem razão.

Assim, indicamos quatro valiosas iniciativas para sobreviver – e crescer – neste momento de mercado receoso:
a. Rever a estratégia comercial;
b. Verificar os canais de distribuição;
c. Reposicionar os produtos;
d. Mudar a atuação da equipe de vendas.

Porém, das sugestões que damos acima, a que gera resultados mais rapidamente é a última.

Nossa experiência comprova que a metodologia de enfoque na mudança comportamental da equipe comercial – externa e interna – é um poderoso fator gerador de resultados no curto prazo, porque:
– Constrói uma consciência crítica do processo da venda e;
– Melhora a eficiência na conversão das (menores) oportunidades identificadas.

O que significa ter uma equipe muito mais competitiva, proativa e atenta aos benefícios dos produtos ou serviços.

Melhorar a eficiência está relacionado com os procedimentos que englobam o processo da venda – planejamento, negociação e pós-venda -, o mesmo conceito utilizado nos programas de qualidade, como ISO 9001.

Para ser efetivo, é necessário documentar cada passo do processo, a fim de que seja realizado de acordo com a estratégia da empresa e não de forma empírica, intuitiva e errática, algo que podemos observar como regra.

Portanto, devem ser unidos processo, mudança de comportamento e utilização de ferramentas específicas para impactar positivamente os resultados. Especial atenção deve ser dada a:
– Melhorar o planejamento;
– Oferecer benefícios, não atributos;
– Trabalhar argumentos e objeções;
– Ser eficaz no fechamento.

Além da forte queda de empresas e empregos, esta aguda crise econômica brasileira está gerando uma situação ainda mais nefasta, pois, após a recuperação do mercado, permanecerá a hipercompetitividade. Desta, só se salvará quem for eficiente em estabelecer sólidas conexões com os clientes.

Pense: “O segredo do sucesso não é ter pessoas extraordinárias, mas ter pessoas normais realizando processos extraordinários”.


Alcides Vezozzo Jr. é consultor sênior da IGAPÓ Consultoria alcides@igapoconsultoria.com.br

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!