Rede DOr abre hospital de luxo em SP

agenciaweber

agenciaweber

Com investimento de R$ 350 milhões, Vila Nova Star vai concorrer com Einstein e Sírio-Libanês

Por Cláudia Collucci | Publicado originalmente na Folha de São Paulo

SÃO PAULO – A cidade de São Paulo ganha no próximo dia 15 um novo hospital voltado à classe A. O Vila Nova Star, da Rede D'Or, chega com alta tecnologia, hotelaria seis estrelas e com a meta de concorrer com os tradicionais Albert Einstein e Sírio-Libanês.

O momento, porém, não é dos melhores. A Rede D’Or, maior grupo de hospitais privados do país, e a Amil, maior operadora de planos de saúde, estão em pé de guerra.

Hospitais da rede no Rio e em São Paulo estão interrompendo o atendimento a usuários da Amil seja por decisão da operadora seja por iniciativa da Rede D’Or. 

O Copa ?Star, que inaugurou em 2016 a linha de luxo da rede, nunca atendeu clientes da Amil e o grupo suspenderá o atendimento a outros planos da operadora partir a de 21 de junho. O Vila Nova Star tampouco foi credenciado pela Amil.

A Rede D’Or estima que cerca de 1 milhão de pessoas, que têm planos de saúde top, seja no Brasil ou em outros países, são clientes potenciais do novo hospital, instalado no Itaim Bibi (zone oeste). O setor suplementar brasileiro tem cerca de 48 milhões de usuários.

“Estamos vindo com as mais avançadas tecnologias e práticas assistenciais e com diferenciais que o Sírio e o Einstein não têm”, afirma Paulo Moll, vice-presidente da Rede D’Or São Luiz, em entrevista concedida antes de a crise com a Amil se tornar pública.

Moll acredita que o grupo terá no mercado de São Paulo o mesmo sucesso obtido no Rio. “Hoje, nós temos de 70% a 80% dos planos top do Rio. Parte disso eram os cariocas que vinham para São Paulo [antes do Copa D’Or].”

Segundo ele, por ter uma rede com 44 hospitais no país, o grupo tem maior vantagem competitiva, com redução de custos assistenciais e mais recursos para investimentos.

“Vamos ter funcionários assistenciais em quantidade superior à deles [12 por leito, contra 10 dos hospitais premium e cinco de média do setor]. Estamos investindo mais em tecnologia médica do que os nossos concorrentes.”

Com 90 leitos e investimento de R$ 350 milhões, o Vila Nova Star terá como âncora uma unidade oncológica comandada pelo médico Paulo Hoff, que chefia toda a área de câncer da rede.

Uma das novidades é um equipamento de radiocirurgia de terapia robótica que permite tratar tumores como os de pulmão, fígado e próstata com maior precisão e menos efeitos colaterais. “O tratamento será mais rápido, menos tóxico e com efeito superior ao que já existe”, diz Hoff.

Entre outros diferenciais do hospital está o setor de emergência, que tem boxes individuais equipados com banheiro. “O paciente não tem que ficar esperando atendimento sentado na cadeira”, diz Moll.

Nos quartos, camas inteligentes avisam a enfermagem sobre o risco de queda do paciente. Elas também são programadas para evitar as úlceras de pressão. Na alimentação, o cardápio é assinado pelo chef francês Roland Villard.

Cada paciente terá um tablet por meio do qual poderá fazer videochamada com o posto de enfermagem, controlar as luzes e as persianas.

Nesse momento em que o setor da saúde suplementar ainda sente os reflexos da perda de mais de 3 milhões de usuários em razão da crise econômica nos últimos anos, há mercado para mais um hospital voltado à classe A?

Segundo Moll, sim. “Noventa leitos serão poucos. Só o Paulo Hoff e equipe devem ocupar metade deles. Vamos trazer algo que o mercado de São Paulo ainda não tem.”

Para o médico Walter Cintra Ferreira Júnior, coordenador do curso de gestão de saúde na Fundação Getúlio Vargas (FGV), não há mercado sobrando, mas, sim, um nicho que será disputado com o Einstein e o Sírio.

“Não há demanda desassistida. Eles resolveram entrar num segmento para disputá-lo numa luta sanguinária. Estão chegando com um corpo clínico qualificado e muito investimento tecnológico.”

No momento, segundo ele, os hospitais concorrentes ainda sofrem os efeitos da crise. “O Einstein e o Sírio fecharam leitos, houve cortes de pessoal. Eles ampliaram, ampliaram, mas a economia retraiu.”

Segundo o presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, Sidney Klajner, em 2018 a taxa de ocupação de leitos passou de 87% para 80%.

“As pessoas perderam seus planos premium ou preferiram protelar tratamentos complexos. O hospital passou por adequações, demissões e fechamento de leitos, mas isso já está superado. Neste momento estamos fazendo contratações de emergência.”

O diretor-geral do Hospital Sírio-Libanês, Paulo Chapchap, disse à Folha que não comentaria o assunto.

Outro debate que a chegada do Vila Nova Star tem suscitado no setor é se nesse momento em que se prega racionalidade nos custos da saúde há espaço para tanto requinte e alta tecnologia.

“Será preciso gerar demanda para essa tecnologia toda. Quando você cria pressão na demanda sem necessidade, há impacto na sinistralidade dos planos de saúde e no aumento das mensalidades.”

Para Ferreira Júnior, luxo e tecnologia não agregam valor aos resultados. “A oferta de coisas supérfluas, que não têm impacto no chamado valor de saúde, só eleva o custo. Pode gerar valor para os acionistas, mas não para a saúde.”

Na opinião do economista Paulo Furquim, professor do Insper, do ponto de vista empresarial, o negócio é lucrativo. “Como as informações mais relevantes sobre a qualidade de um hospital [como taxa de infecção] não estão disponíveis, os pacientes acabam escolhendo com base em informações de hotelaria.”

Mas, segundo ele, isso onera o sistema de saúde sem que haja uma melhoria correspondente na qualidade.

Sidney Klajner, do Einstein, concorda. “Agregar valor ao tratamento é agregar experiência, e ela não está ligada a amenidades. Há pesquisas mostrando que, para o paciente, o mais importante é que o profissional de saúde o escute e lhe dê confiança. Os últimos itens citados foram comida boa, requinte e outras amenidades.”

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!