Relatório de Riqueza Global da Allianz 2020: riqueza imune

agenciaweber

agenciaweber

Por Allianz

– Um ano excelente: em 2019, os ativos financeiros brutos aumentaram 9,7% e atingiram 192 trilhões de euros
– Crise? Que crise? Os ativos financeiros globais aumentaram 1,5% nos primeiros seis meses de 2020, impulsionados pelo rápido aumento dos depósitos bancários
– Reversão da tendência: a diferença de riqueza entre países ricos e pobres aumentou novamente
– Brasil: crescimento em ativos e passivos estagnando

.
A Allianz revela a 11ª edição do seu “Relatório de Riqueza Global”, que coloca a situação de ativos e dívidas de famílias em quase 60 países sob o microscópio.

Um ano excelente

Nunca, nos últimos dez anos, pudemos reportar um aumento tão grande na riqueza: em todo o mundo, ativos financeiros brutos[1] aumentaram 9,7% em 2019, registrando o maior crescimento desde 2005. Este desempenho é nada além de surpreendente, dado o fato de que 2019 foi marcado por uma inquietação social, aumento dos conflitos comerciais crescentes e uma recessão industrial. Mas, à medida que os bancos centrais inverteram o curso e embarcaram em uma flexibilização monetária de base ampla, os mercados de ações desvincularam-se dos fundamentos e dispararam 25%, elevando os ativos financeiros no processo: a classe de ativos de títulos negociáveis aumentou incríveis 13,7% em 2019; no século 21, nunca o crescimento foi tão rápido. As taxas de crescimento das outras duas principais classes de ativos foram menores – mas, ainda assim, impressionantes: seguros e previdência atingiram alta de 8,1%, refletindo, principalmente, o aumento dos ativos subjacentes, e os depósitos bancários aumentaram 6,4%. De fato, todas as classes de ativos registraram um crescimento significativamente acima de suas médias de longo prazo desde a Grande Crise Financeira (GFC). Outra peculiaridade de 2019: ao longo dos anos, a tabela da liga de crescimento regional costumava ser dominada por Mercados Emergentes. Não foi assim em 2019. As regiões que viram o crescimento mais rápido foram de longe as mais ricas: América do Norte e Oceania, onde os ativos financeiros brutos das famílias elevaram-se ao recorde de 11,9%, cada. Como consequência, pelo terceiro ano consecutivo, os Mercados Emergentes não foram capazes de superar seus pares muito mais ricos. O processo de atualização está paralisado.

Crise? Que crise?

A mesma história está prestes a se repetir em 2020 – mas apenas no extremo. Enquanto a Covid-19 mergulhava a economia mundial em sua recessão mais profunda em 100 anos, bancos centrais e autoridades fiscais em todo o mundo disparavam bazucas monetárias e fiscais sem precedentes, protegendo as famílias e seus ativos financeiros das consequências de um mundo em desordem. Estimamos que as famílias privadas têm sido capazes de recuperar suas perdas do primeiro trimestre e registraram um ligeiro aumento de 1,5% nos ativos financeiros globais no fim do segundo trimestre de 2020, à medida que os depósitos bancários, alimentados por generosos esquemas de apoio público e poupanças preventivas, aumentaram incríveis 7%. Muito provavelmente, os ativos financeiros das famílias privadas podem terminar 2020, o ano da pandemia, no azul.

“Por enquanto, a política monetária salvou o dia”, disse Ludovic Subran, economista-chefe da Allianz. “No entanto, não devemos nos enganar. Taxas de juros zero e negativas são um doce veneno. Eles minam o acúmulo de riqueza e agravam a desigualdade social, pois os proprietários de ativos podem embolsar bons lucros inesperados. Não é sustentável. Salvar o dia não é o mesmo que ganhar o futuro. Para isso, precisamos mais do que nunca de reformas estruturais após a Covid-19 para lançar as bases para um crescimento mais inclusivo.”

Inversão de tendência

A diferença de riqueza entre países ricos e pobres aumentou novamente. Em 2000, os ativos financeiros líquidos per capita eram 87 vezes maiores, em média, nas Economias Avançadas do que nos Mercados Emergentes; em 2016, esse índice caiu para 19. Desde então, voltou a subir para 22 (2019). Essa reversão do processo de recuperação é generalizada: pela primeira vez, o número de membros da classe de riqueza média global caiu significativamente: de pouco mais de 1 bilhão de pessoas, em 2018, para pouco menos de 800 milhões, em 2019. Olhando para o desenvolvimento desde a virada do século, no entanto, a ascensão dos mercados emergentes continua impressionante. Ajustado para o crescimento da população, a classe de riqueza média global cresceu quase 50%, e a classe de riqueza alta, 30% – enquanto a classe de riqueza mais baixa diminuiu quase 10%. Apesar deste progresso, o mundo continua sendo um lugar muito desigual. Os 10% mais ricos em todo o mundo – 52 milhões de pessoas nos países abrangidos, com ativos financeiros líquidos médios de 240 mil euros – possuíam, juntos, cerca de 84% do total de ativos financeiros líquidos em 2019; entre eles, o 1% mais rico – com ativos financeiros líquidos médios acima de 1,2 milhão de euros – possui quase 44%. O desenvolvimento, desde a virada do milênio, é impressionante: enquanto a parcela do décimo mais rico caiu sete pontos percentuais, a do mais rico aumentou três pontos percentuais. Assim, os muito ricos realmente parecem estar afastando-se cada vez mais do resto da sociedade.

“É bastante preocupante que a diferença entre países ricos e pobres tenha voltado a aumentar antes mesmo da Covid-19 chegar ao mundo”, comentou Patricia Pelayo Romero, coautora do relatório. “Porque a pandemia muito provavelmente aumentará ainda mais a desigualdade, sendo um retrocesso não só para a globalização, mas também prejudicando a educação e os serviços de saúde, principalmente em países de baixa renda. Se mais e mais economias estão voltando-se para dentro, o mundo como um todo será um lugar mais pobre”.

Brasil: crescimento em ativos e passivos estagnando

Os ativos financeiros brutos das famílias brasileiras cresceram 10,9% em 2019, abaixo de sua média de dez anos, de 15,4%, e estagnou desde a crise de 2016. O passivo cresceu 11,9%, um ponto percentual acima de sua média de dez anos. Os ativos financeiros líquidos cresceram 10,5%, ligeiramente mais lento do que em 2018 (11,6%). Na década que se seguiu ao GFC (Grande Crise Financeira), o índice de endividamento no Brasil cresceu 11 pontos percentuais, e atualmente está em 43%, bem acima da média regional de 30%. Com um patrimônio líquido per capita de 6.796 euros, o Brasil alcançou a 39ª posição em nosso ranking de riqueza dos países. Em 2020, o crescimento será notoriamente menor, já que tanto a economia brasileira quanto a global têm sido duramente atingidas pela pandemia.

Mais interessante do que esses números, no entanto, é a mudança na estrutura dos ativos das famílias desde a virada do milênio: os investidores brasileiros abandonaram os instrumentos seguros de investimento e aumentaram sua exposição a títulos negociáveis. Em 2019, a sua participação em títulos negociáveis como porcentagem do total de ativos financeiros era de 54%, contra 33% em 2000. Esta evolução, no entanto, torna-os mais vulneráveis a crises nos mercados financeiros. Até setembro, a B3 não tem conseguido recuperar as perdas sofridas em março.

“Em tempos como estes, é cada vez mais importante apoiar a educação financeira e a inclusão. Nos países em desenvolvimento, famílias são mais vulneráveis a choques adversos devido à falta de um estado de bem-estar; economias são uma proteção para esses choques”. disse Arne Holzhausen coautor do relatório. A América Latina tem sido uma das regiões mais afetadas pelo choque econômico da pandemia, mas uma recuperação não está fora de questão. Investidores brasileiros podem comandar a mudança, colocando seu dinheiro onde há mais chances de criar um impacto positivo, seja em investimentos verdes ou socialmente responsáveis.

Você pode encontrar o estudo aqui, na homepage da Allianz.

Sem obrigação de atualizar
O Grupo Allianz não assume obrigação de atualizar qualquer informação ou declaração prospectiva contida neste documento, exceto para quaisquer informações que somos obrigados a divulgar por lei.

Nota de privacidade
Allianz SE tem o compromisso de proteger seus dados pessoais. Saiba mais em nossa Declaração de privacidade.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!