Responsabilidade por erro médico não atinge Estado e União

agenciaweber

agenciaweber

O TJ/SC julgou recentemente tema da responsabilidade civil do Estado em caso de erro médico.

Na situação, um médico foi acusado de ter cometido erro que ocasionou a morte de um recém nascido. O atendimento aconteceu em hospital privado e credenciado ao SUS.

No processo, pleiteou-se, com fundamento no próprio SUS, que Município, Estado e União figurassem no polo passivo da demanda, em conjunto com o médico.

Em decisão, o TJ/SC fez a distinção entre a solidariedade e responsabilidade de Município, Estado e União, em assegurar o direito à saúde, da responsabilidade civil do Estado por danos causados a terceiros.

A Lei nº 8.080/90, que institui o SUS, coloca o Município como responsável por buscar contratos e convênios com os demais entes estatais. Cabe a ele, ainda, o controle e fiscalização da execução das atividades e do contrato em si.

Com isso, entendeu-se que o Município deveria ser mantido no polo passivo, com a exclusão do Estado de Santa Catarina e da União deste processo.

Há todo sentido no raciocínio da decisão, que diferencia a responsabilidade de financiamento do sistema do SUS com a responsabilidade civil por ato ilícito praticado no âmbito dos hospitais conveniados ao SUS.

No entanto, ainda pode soar um pouco estranha a situação de o Estado e União patrocinarem o serviço, a oferta da saúde, e não responderem por danos decorrentes exatamente da falha na execução desse serviço.

Como consignou a decisão, ao Município cabe a fiscalização sobre a prestação do serviço. Mas aos demais entes cabe a fiscalização sobre a utilização dos recursos e, em última instância, acaba sendo também sobre o desempenho dos serviços, sua qualidade de contratação de pessoal etc..

Se atropelo alguém com o carro de terceiro, esse terceiro poderá ser responsabilizado pelos danos que causei, por ser o dono do veículo que causou o mal. Da mesma forma, foi com o dinheiro do Estado e da União que se praticou o dano ao paciente, neste caso.

Não possuo um posição definitiva sobre o tema e nem aspiro possuir, mas apenas colocar o tema para que o leitor também pense a esse respeito.

Temos, de um lado, o distanciamento do Estado e da União das atividades finais de promoção da saúde via SUS. Por outro lado, são os principais financiadores e garantidores da prestação do serviço, motivo pelo qual eventuais danos a terceiro devem alcançá-los? Ou não?

De outra seara, não parece mais haver dúvidas quanto à possibilidade de corresponsabilização do Município junto com o profissional de saúde ou hospital, em vista da proximidade do caso, da culpa in eligendo que ali emerge, de forma análoga ao que temos dito sobre a responsabilização de planos de saúde por atos lesivos de médicos credenciados, mas sempre submetidos ao critério da responsabilidade subjetiva, devendo se provar a culpa do profissional.

Esta decisão que comentamos não é decisão final e ainda se espera muita discussão até a pacificação do tema.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!