Restituições do Simples Nacional e MEI serão facilitadas

agenciaweber

agenciaweber

A Receita Federal do Brasil anunciou que a partir de 30/06/2017, através da Instrução Normativa nº 1.712/2017, vigerá novo regramento para pedidos de restituição de valores para os optantes pelo Simples Nacional e para o Micro Empreendedor Individual (MEI).

Explicando um pouco melhor, isso significa que aqueles que pagaram quantias indevidamente ou a maior e que sejam optantes de um desses regimes tributários terão um método e prazo um pouco mais facilitado para obter de volta o que pagaram indevidamente.

Apesar de não parecer, o pagamento indevido de tributos é extremamente comum e constitui, hoje, um dos principais entraves para qualquer tipo de negócio. A complexidade da nossa legislação tributária faz com que virtualmente 100% das empresas instaladas no Brasil paguem quantias indevidamente.

No caso do Simples Nacional, por exemplo, com a relativamente recente mudança para a "universalização" do Simples, para abranger todo tipo de atividade, houve mudanças nas tabelas que dispõem as alíquotas e isso gerou muitas confusões e recolhimentos indevidos.

Empresas maiores e não optantes por esses regimes padecem do mesmo mal, especialmente porque sua carga tributária é sensivelmente mais complexa, razão pela qual é sempre oportuno buscar uma consultoria especializada na recuperação de valores.

Enfim, para os casos do Simples Nacional e MEI, de acordo com a norma, o procedimento de restituição, se não houver nenhuma irregularidade, será concluído em até 60 (sessenta) dias.

Para nós, brasileiros, isso, de fato, deve ser muito comemorado. Apesar de sessenta dias ser um prazo enorme para nós, meros mortais, em termos de Administração Pública é algo realmente notável.

Segundo o declarado, essa medida integra o conjunto de ações microeconômicas que buscam a melhoria do ambiente de negócios do país. Se funcionar, será mesmo muito conveniente. Mas vamos esperar para ver, antes de comemorar.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!