Saiba quais os níveis de cuidado para promover e restabelecer a saúde

Moderador

Moderador

Na semana do Dia Mundial da Saúde, a ACG Home Care orienta sobre os procedimentos e cuidados para socorrer uma pessoa em situação de emergência, acidentada ou com problemas de saúde

Por ACG Home Care

SÃO PAULO – Promoção da saúde e conscientização de como cuidar de pessoas doentes ou acidentadas é um dos objetivos do Dia Mundial da Saúde, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 7 abril de 1948. Empresas de Saúde, como a ACG Home Care que têm em seu DNA cuidar e manter o bem-estar das pessoas tem como desafio também ajudar a conscientizar e orientar sobre os cuidados que se deve ter com pessoas acidentadas ou doentes e como melhor proceder para manter e restabelecer a saúde.  

Diante de um acidente ou problema de saúde como dengue, AVC ou uma queda com fratura de fêmur, muitas pessoas não têm conhecimento de como ajudar a vítima. Há níveis de atendimento e cuidado que devem ser seguidos como o Atendimento Pré Hospitalar (APH), internação hospitalar e em home care, no sistema de atenção ou internação domiciliar.

Em um primeiro nível, deve-se chamar o APH, para que a pessoa seja atendida de forma eficiente e rápida. Este nível de atendimento, desempenha um papel importante na resposta imediata a emergências médicas. Equipes de socorro, incluindo paramédicos e técnicos de emergência médica, oferecem assistência vital no local do incidente, por exemplo, ou em casos de AVC (Acidente Vascular). As habilidades de triagem, estabilização e transporte seguro do APH são fundamentais para minimizar o tempo de resposta e melhorar os resultados para os pacientes. Ao chegar no atendimento hospitalar, deverá receber o cuidado e atendimento adequado, de acordo com seu estado de saúde. Se o problema do paciente for mais grave deverá permanecer mais dias no hospital, se o paciente estiver em condições de saúde estável poderá ser encaminhado para a internação domiciliar.

Em casos de acidente com fratura de fêmur, por exemplo, o paciente poderá ser atendido por um APH, que o encaminhará para o atendimento hospitalar. Ao dar entrada em um hospital este paciente deverá permanecer por no máximo 72 horas, em muitos dos casos. Após estes cuidados hospitalares, deverá ser direcionado para o atendimento domiciliar, prestado por uma empresa de atenção e cuidado e internação domiciliar. O mesmo procedimento deve ser seguido para pacientes com dengue, por exemplo.

Não há dúvida que os hospitais representam a ‘pedra fundamental’ do sistema de saúde, oferecendo tratamento especializado e intensivo para uma variedade de condições médicas. Essenciais para intervenções cirúrgicas, tratamento de emergência e cuidados de longo prazo. Com equipes multidisciplinares e infraestrutura avançada, os hospitais fornecem um ambiente controlado para diagnóstico e tratamento, garantindo a estabilidade do paciente e facilitando a transição para outros níveis de cuidados conforme necessário.

No entanto, muitos hospitais têm adotado a permanência por poucos dias de pacientes que têm condições de serem tratados em domicílio para evitar infecções hospitalares e proporcionar mais conforto ao paciente. Os cuidados domiciliares proporcionados por empresas de cuidados e internação domiciliar (home care) estão se tornando cada vez mais reconhecidos como um procedimento complementar ao hospitalar para pacientes que necessitam de cuidados contínuos, mas desejam permanecer no conforto e segurança de seus lares. O home care oferece ampla variedade de serviços, desde assistência médica e enfermagem até terapia ocupacional, fisioterapia, nutricionista entre outas especialidades. O home care promove a independência e a qualidade de vida do paciente, além de aliviar a pressão sobre os recursos hospitalares, permitindo uma transição suave para o ambiente doméstico.

“No caso de um idoso, que teve uma queda e quebrou o fêmur e é cuidado por uma empresa de home care, deverá receber atenção domiciliar por 24 horas, para acompanhamento de sua recuperação. Procedimentos como troca de suturas e cuidado com higiene no local acidentado será mais bem cuidado por um profissional adequado como nossa equipe de enfermagem”, orienta Alexandre Pires, CEO e fundador da ACG Home Care.

No segundo mês, o paciente recebe cuidados por um período de 12 horas e no segundo ele poderá ser atendido por um fisioterapeuta, 4 vezes por semana. Após algumas semanas receberá tratamento fisioterapêutico 2 vezes por semana até o processo de ‘desmame’, informa o CEO da ACG.

“Este procedimento permite uma melhor qualidade e bem-estar do paciente, que é atendido de forma personalizada e com todo o cuidado. Conseguimos também traçar uma estratégia eficiente para dar independência para a pessoa, possibilitando uma recuperação segura e orientando a família de como cuidar”, complementa e acrescenta que cada paciente terá uma estratégia e prazos específicos “traçados por nossos profissionais de saúde, de acordo com suas condições e respeitando sua recuperação”. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!