Saúde mental no trabalho: 5 dicas para cuidar do bem-estar dos colaboradores em 2024

Moderador

Moderador

Especialista da It’sSeg lista boas práticas para garantir o equilíbrio emocional e mental no ambiente profissional

Por It’sSeg

O retorno ao trabalho neste início de ano desperta a preocupação com a saúde mental no ambiente corporativo. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, no último ano foram concedidos 288.865 benefícios por incapacidade em função de transtornos mentais e comportamentais no Brasil, representando alta de 38% em relação a 2022, quando foram concedidos 209.124 benefícios.

De acordo com levantamento da B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gestão de funcionários afastados por razões médicas, profissionais que passam por instabilidades emocionais são mais suscetíveis a quadros de ansiedade, depressão, distanciamento de colegas e familiares, estresse excessivo e negatividade, causando dificuldade para lidarem com as tarefas e entregas da rotina de trabalho.  

Para o Dr. Danilo Nakandakare, superintendente de gestão de saúde da It’sSeg, terceira maior corretora de seguros do país especializada em gestão de benefícios, fatores internos e externos interferem diretamente nas emoções e sentimentos dos profissionais, alterando o equilíbrio psicológico. 

“Conflitos pessoais ou profissionais, traumas, doenças ou casos de violência e hábitos não saudáveis como mau sono, sedentarismo e alimentação inadequada são os principais gatilhos para o desenvolvimento de complicações na saúde mental”, aponta. “Tanto as empresas como os colaboradores devem estar sempre alerta com o bem-estar psicológico, não só em momentos de crise”, completa.  

Confira 5 dicas para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores:

1 – Feedback: comunicação clara e objetiva é um pilar importante para favorecer um ambiente agradável e de parceria. Troca de ideias e opiniões diversas ajudam a enxergar e entender os resultados e objetivos de forma mais leve e assertiva, alinhando expectativas. 

2 – Escuta ativa: compreender com clareza o ponto de vista de cada colaborador é um diferencial para melhorar o relacionamento e o alinhamento entre as equipes de trabalho, evitando distrações e perda do foco nos processos.  

3 – Apoio do líder: a liderança afeta diretamente na saúde mental da equipe. Para apoiar os colaboradores, os gestores devem ter uma escuta empática, prestarem atenção se o humor pessoal não está afetando o desempenho dos outros membros e estarem sempre atentos às necessidades emocionais dos colegas. 

4 – Evite julgamentos: não é possível ter controle sobre o equilíbrio emocional de cada colaborador. Por isso, é importante livrar-se de ideias preconcebidas e julgamentos. Demonstrar empatia e oferecer ajuda é o mais correto a se fazer.    

5 – Normalize a vulnerabilidade e a imperfeição: em rotinas cada vez mais dinâmicas e complexas, é comum que muitas pessoas enfrentem quadros de instabilidade na saúde mental. Acompanhamento com um especialista no assunto é a melhor saída para reestabelecer o controle das emoções.

“Empresas que colocam a saúde mental como um dos pilares de suas rotinas são beneficiadas com a diminuição dos casos de afastamentos por problemas médicos, aumentam e melhoram o engajamento dos colaboradores e se tornam mais atrativas na retenção e escolha de talentos”, finaliza Danilo. 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!