Seguradoras devem investir em estratégias para transformação digital

agenciaweber

agenciaweber

De nada adianta as seguradoras investirem em transformação digital, se não se empenharem em estratégia para o consumidor ter a melhor experiência

Por: Andreia Silveira

Muitas seguradoras estão investindo em transformação digital para oferecer melhorias na experiência do consumidor. Porém, não podem se esquecer de investir também em estratégia para que o consumidor tenha uma experiência melhor. Será necessário que ambas invistam em análise de dados e passe a disponibilizar produtos de forma assertiva.

Atualmente as seguradoras da América Latina já estão investindo mais em tecnologia digital, porém, ainda não estão colhendo os benefícios. É fato que esse é um investimento que tem um longo caminho para chegar a um nível avançado, mas é fundamental investir também em estratégia para que o consumidor tenha uma experiência melhor.

Além disso, a transformação digital deve estar cada vez mais presente na realidade das seguradoras e em todos os segmentos, ou seja, é viável o investimento tanto para quem oferece seguro de vida, seguro de automóvel, entre outros.

Transformação digital é a direção certa, mas como fica o consumidor?

É fato que as empresas de seguros já estão utilizando os canais digitais com a finalidade de oferecer uma experiência melhor para o consumidor, mas é preciso um investimento também em análise de dados para que assim, possam ofertar produtos de forma mais acertada aos clientes.

Existem no mercado, muitas empresas de seguros que oferecem cotações que são realizadas diretamente no site, por exemplo, o seguro auto online, onde o cliente passa algumas informações e recebe opções de planos para contratar. Porém, é importante que as seguradoras vão além e invistam diretamente na transformação digital.

Conforme estudo feito pela Capgemini e pela Pegasystems, 70% das empresas de seguros investiram em transformação digital como forma de poder oferecer mais consistência e eficiência para seus canais. Dessas, o estudo mostrou que 33% ainda não personalizaram o atendimento para os seus clientes finais.

Para que possam acompanhar as mudanças que estão ocorrendo e que ainda estão a ocorrer, é fundamental que as seguradoras tornem digital e multicanal o atendimento aos clientes.

É fato que as mídias sociais estão cada vez mais adquirindo espaço na hora de promover seus serviços e produtos, bem como também para monitorar a reputação de sua marca. Porém, de todas as que estão nesse mercado, são poucas as que utilizam esses canais para finalizar suas vendas.

Conforme o estudo apontou, os canais mais usados pelas empresas de seguros são: internet, serviços móveis e mídias sociais. São poucas as que usam dispositivos acoplados aos produtos, de forma a se preparar para a IoT, Internet das Coisas. É fundamental que as seguradoras tenham informações atualizadas e em tempo real para que possam estar sempre prontas a disponibilizar seus serviços na hora certa e como o cliente precisa.

Se as seguradoras não melhorarem a forma de implementar a transformação digital, não atingirão o posicionamento estratégico de seu negócio. É fundamental que elas saibam como utilizar as tecnologias de forma eficiente.

Ter novas maneiras de poder oferecer os seus produtos e serviços é como uma regra para as seguradoras. Isso porque os consumidores estão cada vez mais antenados à revolução tecnológica. Oferecer seus produtos e serviços utilizando das tecnologias digitais é uma forma de atrair novos clientes e fidelizá-los, ao renovar os seus contratos.

Portanto, ou as seguradoras investem em estratégias para transformação digital efetivamente, ou então elas esperam que os seus concorrentes ganhem cada vez mais o mercado. É nítido que isso ocorreu em muitos outros segmentos de mercado, então, não é surpresa para elas. 

Andreia Silveira é colaboradora do site SeguroAuto.org e, eventualmente, do Blog do Corretor 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!