Segurança psicológica vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e ecossistemas

Jose Anderson

Jose Anderson

Mais que oferecer proteção, é necessário que as empresas se preocupem em como abordar assuntos difíceis para proporcionar relações mais seguras e constituir uma sociedade mais madura

Por Rede Lojacorr | Lide Multimídia

BELO HORIZONTE – Além da adaptação pós pandemia, das fatalidades climáticas, os brasileiros estão enfrentando também as consequências da guerra entre Ucrânia e Rússia, acordos internacionais rompidos e incertezas. Muitos são os fatores que ligam o alerta para questões que podem abalar a segurança psicológica das pessoas.

Como o Brasil é um país de diversas riquezas naturais e culturais, busca manter boas relações com outros países, além de seguir tendências para a melhoria da sua população. Por isso, empresas brasileiras, com foco na inovação, vêm procurando lidar com as questões humanas tanto quanto se preocupam com sua saúde financeira. Este é o caso da Rede Lojacorr, maior rede de corretoras independentes de seguros do país, que tem em seu propósito ‘proteger o brasileiro mais e melhor’ e possui um programa de benefícios com apoio psicológico desde 2013 e durante a pandemia estendeu também para os familiares dos colaboradores, além de aumentar seu quadro de colaboradores em 50% nos últimos 12 meses e está entre as melhores empresas para se trabalhar no ranking GPTW desde 2017.

Entre as bases de inovação no setor das relações humanas está a necessidade de se preocupar em falar mais de assuntos difíceis para gerar uma sociedade mais segura psicologicamente, ainda mais no setor de seguros, quando há por essência da atividade a proteção, sendo física, emocional e financeira.

De acordo com a psicóloga, Carolina Quintino (CRP 08/13621), da Rede Lojacorr e fundadora da Em Si Psicologia, o conceito de segurança psicológica está cada vez mais em pauta, em relação às novas tendências do mundo corporativo, principalmente quando é pontuada a necessidade de proporcionar o bem-estar e a saúde mental dos colaboradores, como um pilar para alcançar altos desempenhos e inovação. “Para haver segurança psicológica é necessário oferecer um ambiente de trabalho saudável para que os colaboradores exponham suas ideias e habilidades sem preocupações. Este ambiente seguro permite conversar sobre temas difíceis, posicionamentos divergentes, onde as pessoas respeitam as diferentes opiniões. É possível expor suas ideias, concordar e discordar, mantendo o respeito mútuo. Se a empresa oportuniza um ambiente para falar coisas difíceis, os colaboradores estarão incentivados a buscar soluções, e esta busca gera inovações”, explica.

No momento atual, de diversas instabilidades e grandes catástrofes, o caos pode trazer mudanças e transformações. “É algo que foge de nosso controle. No entanto, ter segurança psicológica auxilia este caos ser transformador (transformar a dor) ao invés de deformador (dar forma a dor). Por isso, quando alguém como psicólogo ou líderes das empresas proporcionam segurança psicológica para falar de fatos ou possibilidades, pode ser terapêutico para transformação inevitável”, acrescenta.

A Rede Lojacorr, como marca empregadora, vem buscando desenvolver cada vez mais esse senso de segurança psicológica para minimizar as dores da pandemia, da instabilidade sanitária, econômica, social e internacional que o mundo vem vivendo. Dirceu Tiegs, diretor de Gente e Gestão (CHRO) da Lojacorr acrescenta que estas adversidades são questões sérias que a empresa acredita que precisam ser enfrentadas em conjunto para que a Rede possa oferecer uma proteção ainda maior para todo o ecossistema. “Além de trabalhar com o colaborador como profissional mais maduro e transformador diante das adversidades, a Lojacorr vem buscando alternativas de oferecer mais segurança para todo o seu ecossistema por meio de uma rede de apoio físico, mental, afetivo e financeiro. Diversas ações vêm sendo tomadas corporativamente para estimular a segurança psicológica nas pessoas”, afirma.

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros e seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades (44 físicas e 15 remotas), a Lojacorr possui 440.000 documentos protocolados, comercializados por 5.000 profissionais de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa a capital Curitiba (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 250 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work, acelerada pela Endeavor e conquistou o Net Promoter Score (NPS) de 75,6 pontos no 2º semestre de 2021.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Fale com o Blog!