Seis gafes cometidas por vendedores

agenciaweber

agenciaweber

Enfrentar a crise econômica no Brasil, relativamente, não é uma função para varejistas amadores, pois segundo estudo feito, a cada dois anos, pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV), a taxa de mortalidade das empresas aumentou devido a atual situação do país. O levantamento aponta que uma entre três empresas abertas em 2014 foram fechadas em 2016, sendo que o setor de serviços representou por 25% dos fechamentos. No outro lado do balcão, observou-se também uma retração de 12% no fluxo de clientes no varejo físico, de acordo com o Índice Seed de Varejo (ISV) ao comparar os anos de 2015 e 2016.

Entretanto, segundo dados do IBGE, a família brasileira passou a consumir mais, ou seja, comprar mais produtos e serviços. E a tendência é que continuem a investir ao longo dos próximos meses e anos. Com a oportunidade batendo na porta das empresas, muitas acabam não aproveitando este momento, simplesmente por terem pouco conhecimento sobre vendas.

Conheça as principais gafes cometidas na hora de vender:

1. Crença negativa – Há vendedores que perdem grandes oportunidades por pré-julgarem os clientes, achando que eles não estão dispostos a comprar tal produto. Eles deixam de oferecer algo, ou oferecem de forma muito tímida, por acreditarem que existe uma predisposição do interlocutor a uma resposta negativa.

2. Insistência excessiva- As vendas envolvem cooperação x competição, ganho coletivo x ganho individual. Portanto, insistir demais pode ser um "tiro no pé", pois o vendedor passa a ser visto pelo cliente como chato.

3. Falta de foco na necessidade- Quando é apresentada alguma solução ou serviço, é comum dedicar muito tempo à apresentação institucional, destacando o valor do serviço ou produto, em vez de explicar quais benefícios irão suprir as demandas dos clientes. A pergunta-chave para isso seria: O que você espera agregar com este serviço, produto ou ideia?"

4. Pouca habilidade em negociar objeções – Quando o cliente sai em busca de um produto ou serviço e, logo em seguida, já começa a colocar várias objeções, chegando a duvidar da qualidade do produto, ele pode estar com dúvidas sobre o que ele quer comprar, e se vale mesmo a pena adquirir naquele momento ou pesquisar no concorrente. Quando as objeções são negociadas, ajudando o cliente a esclarecer dúvidas, a conversão em vendas torna-se quase inevitável.

5. Falta de atitude – Em um jogo de futebol, um gol não pode acontecer se não existir um chute a gol. É dessa forma que um processo de vendas deve se desenrolar para ser bem-sucedido. É necessário tomar uma atitude e entrar em um comum acordo entre as duas partes. Ser contido demais nessa hora é um erro.

6. Ambição exagerada- Existem casos em que o vendedor tenta "espremer" tanto o seu cliente que, no final, acaba perdendo a venda inteira. Se o objetivo principal foi alcançado, feche o negócio. Não é preciso vender "tudo" naquela oportunidade, pois, se uma conexão foi criada, outras oportunidades acontecerão.


Alexandre Lacava – Especialista em vendas, negociação e liderança, atua como palestrante e coach. É autor do livro "Sete passos para ser um líder de vendas".

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!