Sete Passos Para Atingir Seus Objetivos de Forma Eficaz

agenciaweber

agenciaweber

Dr. Leandro Romani de Oliveira

Muita gente aproveita o início do ano para mudar um comportamento ou estabelecer metas, porém poucas pessoas realmente conseguem atingir seus objetivos. O que elas fazem diferente para ter sucesso ?

Primeiro é importante reconhecer que não é necessário aguardar um momento especial para iniciar um processo de mudança; todo novo dia, minuto ou segundo é o momento de se fazer diferente para se obter um resultado excelente, para isso não basta apenas sonhar, é necessário planejar e tomar uma decisão, a decisão de entrar em ação.

Confira os 7 passos para planejar e executar de forma eficaz, atingindo mais facilmente os seus objetivos:

1 – Comece o planejamento identificando o que você realmente deseja atingir e quando

• Ex: “quero fazer caminhada cinco vezes na semana até julho de 2011”

Obs: Evite colocar não aquilo que busca se afastar pois a sua atenção continuará focada no problema e não na solução (ex: Não quero mais ser sedentário).

2 – Escreva em uma folha de papel e identifique qual a sua linha de chegada, ou seja, como vou saber que cheguei onde queria ? O que eu vou ver, ouvir, sentir ou perceber que indicará o atingimento ?

• Ex: “verei na minha agenda o horário reservado para a caminhada em cinco dias da semana, em julho de 2011, checados como atividade realizada”

3 – Para chegarmos mais rapidamente até a linha de chegada é necessária uma bússola. Para isso, escreva no papel qual seria um indicador de aproximação ou afastamento do seu objetivo, que possa ser avaliado semanalmente.

• Ex: contagem do número de dias em que realizo caminhada, tempo para realizar um trajeto caminhando, distância caminhada num tempo definido

Obs: O registro destas avaliações permitirá a construção de um placar, que ajudará a acompanhar a implementação de uma mudança que pode ocorrer naturalmente.

4 – Ao término da semana é possível identificar o placar e aprender com ele sobre o que funcionou, e devemos manter, e o que posso fazer diferente para atingir mais facilmente o resultado desejado.

• Ex: “nesta semana não consegui caminhar pois tive que fazer compras, na próxima semana posso fazer compras em um horário diferente e assegurar meu horário de caminhada”

5 – Lembre-se que “uma grande jornada começa com um primeiro passo”, então, é importante perguntar-se qual pode ser o meu primeiro passo para me aproximar deste objetivo ?

• Ex: “vou caminhar uma vez por semana em fevereiro, duas vezes em março, três vezes em abril, quatro vezes em maio, cinco vezes em junho …”

Obs: Pode ser algo simples que estava evitando fazer ou algo aparentemente pequeno; o que importa é fazer !

6 – Agora que você tem um plano de ação, basta responder uma última pergunta, quando posso iniciar este primeiro passo ?

• Para facilitar sua decisão, escreva no papel pelo menos 10 itens sobre o que você pode perder no período de 1, 5 e 10 anos nas áreas de saúde, relacionamentos, realizações pessoais, profissionais e até mesmo espirituais, se continuar sem entrar em ação ?

• Aproveite o verso da folha e escreva também pelo menos 10 itens sobre quais serão os seus ganhos no período de 1, 5 e 10 anos nas áreas de saúde, relacionamentos, realizações pessoais, profissionais e até mesmo espirituais se você decidir entrar em ação ainda hoje ?

7 – Deixe este papel em um local que você possa ver e ler diariamente, faça sua avaliação semanal com compaixão e tenha a certeza que sempre podemos fazer diferente amanhã !

Texto publicado no Portal Saúde e Bem-Estar Géia

http://saudeebemestargeia.wordpress.com/viva/prevenindo-a-conjuntivite/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!