Sindiplanos aposta na união para fortalecer a classe

Moderador

Moderador

Nova gestão do Sindiplanos quer transformar a atividade de corretor de planos de saúde em profissão, investe na proximidade com outras instituições do mercado e aposta na formação e qualificação

Por Carol Rodrigues

A Convenção Coletiva de Trabalho do Sindicato das Corretoras de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo (Sindiplanos) é atualizada anualmente desde 2018 para manter a classe assegurada dos seus direitos. Aliás, desde que surgiu, o Sindiplanos tem atuado incansavelmente em prol das corretoras especialistas em saúde.

Agora, José Silvio Toni Junior segue para o segundo mandato como presidente do Sindicato com um programa de gestão com propostas importantes para os corretores especializados em saúde.

O primeiro deles é a extinção, agora no final de 2022, da Associação das Corretoras de Planos de Saúde e Odontológicos do Estado de São Paulo (Acoplan), que durante 19 anos atuou em prol dos profissionais. Vale ressaltar que o Sindiplanos nasceu dentro da Associação como um passo a mais em direção aos propósitos da classe.

A criação do Sindiplanos é uma conquista dos profissionais que, sob o guarda-chuva da Acoplan, batalharam para a sua formação. Com isso, o Sindiplanos, que já vinha sendo trabalhado paralelamente à Acoplan, se engajou em questões sensíveis aos corretores que atuam nos segmentos de planos de saúde e odontológicos. “Não é fácil montar um sindicato. Foi uma longa jornada”, comenta o presidente.

O Sindiplanos tem uma atuação estratégica alicerçada em seis pilares:

  • Promover, de acordo com suas possibilidades, a adoção de regras e normas que visem beneficiar e aperfeiçoar a atividade;
  • Atuar como órgão técnico e consultivo ao estudo de soluções dos problemas que se relacionem com a categoria;
  • Estudar e sugerir soluções para os assuntos e os problemas relativos às empresas corretoras que se dediquem à comercialização e distribuição de planos de saúde e odontologia;
  • Defender os interessas gerais das empresas corretoras que se dediquem à comercialização e distribuição de planos de saúde e odontologia;
  • Promover, sempre que solicitado pelos associados, a solução, por meios conciliatórios, dos dissídios ou litígios;
  • Lutar pelo fortalecimento da organização sindical livremente constituída.

A diretoria, cuja posse será realizada em janeiro de 2023, é composta por Johan Loo Djun Njan (vice-presidente), Ronaldo Cesar Domingos (Secretário Geral) e Samuel Miranda Sinésio (Tesoureiro). “O compromisso da nossa diretoria é a regulação de mercado para que as corretoras possam trabalhar de maneira organizada e segura. Conseguimos isso por meio da nossa Convenção Coletiva de Trabalho, que inclusive será atualizada no começo de 2023”.

Questões atuais como o formato de trabalho home office, proteções contra assédio e inclusão social passarão a integrar a Convenção.

Outro compromisso é transformar a atividade dos corretores de planos de saúde em uma profissão, assim como a atividade de corretor de seguros foi regulamentada.

“Queremos salvaguardar a nossa profissão”

Toni destaca que a organização e união de todos os profissionais atuantes no setor é importante. “Há falta de unidade no setor. A união nos fortalece. Queremos profissionalizar os donos das corretoras e salvaguardar a nossa profissão”.

A união também se estende às outras entidades do setor. “Queremos manter um bom diálogo com a Fenacor, a Susep e, principalmente, com o Sincor-SP. Também somos associados à União dos Corretores de Seguros de São Paulo (UCS)“.

Estima-se que o Estado de São Paulo possui mais de 10 mil empresas corretoras especializadas em saúde. “Temos 60 empresas associadas que representam mais de 80% do mercado”, destaca Toni.

Segundo ele, o sindicato tem como missão proporcionar às corretoras um ambiente para trabalhar com segurança. “Toda empresa pode se filiar ao sindicato, independente do tamanho, pois nossa mensalidade é bastante coerente com a realidade das corretoras. Dessa forma, além der ter o próprio negócio fortalecido, as corretoras asseguram que as mudanças em desvantagens para a categoria não serão aceitas e deverão ser devidamente discutidas com o sindicato”.

Além da posse da diretoria no início de 2023, o Sindiplanos disponibilizará a grade de cursos e também retomará a concessão do selo de qualificação das corretoras. A certificação da ABNT irá qualificar essas empresas, que terão uma visibilidade mais profissional, tanto nas operadoras, quanto com seus clientes e parceiros, pois ela garantirá credibilidade, ética, eficiência e equilíbrio financeiro.

“A união capacita, organiza e aprimora o trabalho de toda a categoria envolvida. Precisamos trabalhar muito bem o cross-sell, cuidar bem do cliente e estarmos prontos para um mercado que é cada vez mais desafiador e também oportuno para muitos negócios”, indica o presidente.

Para se associar, as empresas corretoras podem enviar um e-mail para tesouraria@sindiplanos.org.br e fazer a sua adesão.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!