Sob o Signo do Câncer

agenciaweber

agenciaweber

[Como sempre fazemos às terças-feiras, publicamos hoje mais um artigo enviado pelo Doutor Leandro Oliveira, médico e gerente de Risco do Grupo Geia]

Câncer de Mama

O câncer de mama acomete tanto mulheres quanto homens, sendo que estes numa proporção muito pequena. Entre as mulheres, este é o câncer de maior incidência e estima-se que no ano de 2011 ocorram cerca de 49.240 novos casos no Brasil segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Apesar de se tratar de um câncer de fácil detecção e com alta chance de cura, a taxa de mortalidade no Brasil ainda é elevada, provavelmente devido à demora na busca pelo diagnóstico da doença.

A maioria dos cânceres tem tratamento e pode-se até atingir a cura, contudo, depende de quando ocorre o seu diagnóstico. Quanto antes for diagnosticado, maiores são as chances de sobrevivência.

Alguns fatores de risco estão associados ao desenvolvimento da doença, contudo, ela pode se desenvolver sem a existência dos fatores abaixo:

• Sexo feminino;

• Idade acima de 50 anos;

• Não ter gerado filhos;

• Ter menstruado antes dos 12 anos;

• Ter entrado na menopausa tardiamente;

• Primeira gestação após os 30 anos;

• Uso prolongado de anticoncepcional oral;

• Fazer terapia de reposição hormonal;

• História de câncer de mama na família (mãe, irmã, filha).

Como alguns fatores de risco são inevitáveis, a melhor forma de evitar o desenvolvimento da doença é a prevenção, realizando o auto-exame das mamas mensalmente, consultando um ginecologista periodicamente e realizando a mamografia anual após os 50 anos, ou antes desta idade, quando o médico achar necessário.

Responsabilizando-se por estas pequenas ações você pode garantir uma vida mais saudável e longínqua!

Por: Renata Bacalhau

Para ler mais, acesse o site:http://saudegeia.com.br/conheca/cancer-de-mama/

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!