Startup de saúde investe em diversificar e tornar acessível mercado de benefícios corporativos para incentivar mais uma virada no setor

Moderador

Moderador

A diversificação de serviços mais próximos à realidade de trabalhadores, tais como apoio jurídico, pet, apoio em estética e cosmetologia, além de apoio ao público LGBTQIAPN+, está como prioridade da startup em 2024. Lançamento de serviços ocorre nesta segunda-feira, dia 19

Por Namu

SÃO PAULO – O ano de 2023 foi marcado pela abertura do setor de benefícios corporativos com a entrada de novas empresas no cenário. Com elas, avançaram propostas que permitiram ao colaborador escolher benefícios relevantes para suas demandas individuais, dando a ele autonomia sobre os aspectos que afetam diretamente sua qualidade de vida e bem-estar.

Segundo o estudo Navigating Together: Supporting Employee Well-Being in Uncertain (Metlife), 12% é o percentual de aumento do engajamento quando há ações visando o bem-estar dos colaboradores, e 9% é o aumento da produtividade.

Contudo, oferecer benefícios que contribuam para a retenção de talentos ainda é algo restrito a poucas empresas. “É ínfimo o número daquelas que podem arcar com um pacote de vantagens para seus colaboradores. É um setor nichado”, explica Deuk Yeo, CEO da NAMU.

Aumentar a camada de beneficiados

Deuk dirige há 8 anos a NAMU, uma plataforma de serviços integrados de bem-estar para a criação de hábitos saudáveis e de prevenção. Seu modelo de negócio enfatiza a bandeira da diversificação e da acessibilidade para o setor de benefícios. Como parte da estratégia, o empresário vem lançando uma série de novidades, principalmente nos últimos meses. A mais recente é a ampliação do Namu Orienta, lançada oficialmente nesta segunda-feira (19).

A funcionalidade é disponibilizada no aplicativo da Namu e propõe, desde 2022, ser um serviço diversificado de teleorientação como solução preventiva de saúde nas áreas de psicologia, educação financeira, personal trainer, nutrição e enfermagem.

A partir de hoje, a funcionalidade também passa a oferecer os serviços de apoio jurídico, apoio pet, apoio em estética e cosmetologia, além de apoio ao público LGBTQUIAPN+. O executivo detalha dois deles: “O apoio em estética e cosmetologia engloba orientações para práticas de autocuidado, educação em estética, além de encaminhamento para especialidades médicas, caso necessário. Já para a comunidade LGBTQIAPN+, o intuito é oferecer apoio em questões relacionadas a casamento, guarda de filhos, levando em consideração as especificidades legais que afetam a comunidade, bem como o suporte ao bem-estar emocional perante situações de conflitos e preconceito”.

Para a estruturação do negócio, a Namu conta com mais de 70 profissionais contratados diretamente, que seguem um protocolo de atendimento da própria Namu. As orientações acontecem por vídeo, com duração de 20 minutos. “O tempo foi definido após pesquisas que apontaram que, de modo geral, as pessoas não estão dispostas a fazer sessões de aprofundamentos, como uma psicoterapia de uma hora. Do outro lado, as empresas entendem que seu papel é oferecer um acolhimento com soluções mais práticas e acessíveis”, explica o executivo.

O Namu Orienta funciona por sistema de crédito. No formato, o usuário (entre empresas, colaborador ou cliente de SVA – Serviço de Valor Agregado) tem acesso à plataforma (Namu) e recebe da empresa um número fixo mensal de créditos para a realização das teleorientações. Há a flexibilidade de utilizar os créditos conforme a necessidade ao longo do mês, na escolha do atendimento profissional de interesse. O valor do crédito pode variar de R$ 10 a R$ 20, de acordo com o plano. “A acessibilidade se deve à modelagem e à metodologia de negócios inovadores, uso intensivo de tecnologia, consolidação de diversos serviços correlacionados em uma única plataforma, sinergia de custos e dados integrados e, portanto, ganho de escala”, informa.

Saindo da bolha

De acordo com Deuk, o modelo de teleorientação com profissionais de especialidades diversificadas é uma ferramenta eficaz para a saúde preventiva, sendo capaz de reduzir significativamente os casos de doenças e de internações. “Para as pessoas, isso significa pluralidade de interesses com acessibilidade, mais saúde e qualidade de vida. Para as empresas, redução da sinistralidade, ou seja, do investimento com planos de saúde coletivos, que possuem alto custo, muitas vezes abusivos”, salienta.

“Outro ponto: cuidar da saúde física, mental, financeira e familiar dos beneficiados é que fará seus olhos brilharem e a retenção de talentos acontecer. Porém, é preciso brilhar os olhos de todos. Fazer com que o mercado saia da bolha e seja democrático, tornando os pacotes de benefícios viáveis para um número maior de beneficiados das grandes empresas, como também para colaboradores de médias e pequenas empresas. Com isso, permitir que um número maior de pessoas tenha acesso a uma saúde preventiva e amplificada 360º. Nosso modelo pretende ajudar nessa virada do setor e do novo RH, ou fornecedor de serviço, para que colaboradores e seus clientes sejam amparados, independentemente do porte das empresas”, acrescenta.

O Namu Orienta está na plataforma NAMU (disponível em IOS e Android). Para utilizar é necessário que a empresa tenha uma conta na plataforma. E as informações estão no site da Namu.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!