STJ decide prazo prescricional para execução fiscal contra sócio

agenciaweber

agenciaweber

O STJ julgou como se contabiliza o prazo prescricional do redirecionamento das execuções fiscais contra os sócios das empresas devedoras.

Esse julgamento foi consolidado no Tema 444, tendo sido feito sob o sistema de recursos repetitivos, aplicando esta decisão a todos os casos que tratam sobre a matéria.

Para introduzir o assunto, explico ao leitor o seguinte: o Código Tributário Nacional prevê, no art. 135, III, que "os diretores, gerentes ou representantes de pessoas jurídicas de direito privado" (…) "são pessoalmente responsáveis pelos créditos correspondentes a obrigações tributárias resultantes de atos praticados com excesso de poderes ou infração de lei, contrato social ou estatutos".

Explico, ainda, que no regime das sociedades de responsabilidade limitada, como são a maiorias das que temos no país, a simples existência da dívida não faz com que o sócio responda por ela. É necessário que essa desconsideração da personalidade da sociedade, para atingir pessoalmente o sócio, seja motivado por algum ato de fraude, desvio, dissolução irregular da empresa etc.. E é exatamente isso que dispõe e limita o art. 135, III, do Código Tributário Nacional, acima citado.

Nas execuções fiscais, que são aquelas em que se cobram tributos e outros valores devidos a entes públicos, na forma da lei, quando a devedora é uma empresa, ela é chamada a responder pelo débito e, posteriormente, quando não se encontram bens, normalmente a Fazenda Pública busca redirecionar essa cobrança contra os sócios, chamando-os para o processo.

O STJ já delimitou as hipóteses que autorizam esse redirecionamento anos atrás, da forma que expusemos acima.

Mas, agora, o julgamento foi a respeito do prazo de prescrição para se realizar esse redirecionamento, firmando as seguintes teses:

1 – O prazo de redirecionamento da execução fiscal, fixado em cinco anos, contado da diligência de citação da pessoa jurídica, é aplicável quando o referido ato ilícito, previsto no artigo 135, inciso III, do Código Tributário Nacional (CTN), for precedente a esse ato processual;

2 – A citação positiva do sujeito passivo devedor original da obrigação tributária, por si só, não provoca o início do prazo prescricional quando o ato de dissolução irregular for a ela subsequente, uma vez que, em tal circunstância, inexistirá, na aludida data (da citação), pretensão contra os sócios-gerentes (conforme decidido no REsp 1.101.728, no rito do artigo 543-C do CPC/1973, o mero inadimplemento da exação não configura ilícito atribuível aos sujeitos de direito descritos no artigo 135 do CTN). O termo inicial do prazo prescricional para a cobrança do crédito dos sócios-gerentes infratores, nesse contexto, é a data da prática de ato inequívoco indicador do intuito de inviabilizar a satisfação do crédito tributário já em curso de cobrança executiva promovida contra a empresa contribuinte, a ser demonstrado pelo fisco, nos termos do artigo 593 do CPC/1973 (artigo 792 do novo CPC – fraude à execução), combinado com o artigo 185 do CTN (presunção de fraude contra a Fazenda Pública); e,

3 – Em qualquer hipótese, a decretação da prescrição para o redirecionamento impõe seja demonstrada a inércia da Fazenda Pública, no lustro que se seguiu à citação da empresa originalmente devedora (REsp 1.222.444) ou ao ato inequívoco mencionado no item anterior (respectivamente, nos casos de dissolução irregular precedente ou superveniente à citação da empresa), cabendo às instâncias ordinárias o exame dos fatos e provas atinentes à demonstração da prática de atos concretos na direção da cobrança do crédito tributário no decurso do prazo prescricional.

Esclarecendo, o prazo de cinco anos para o redirecionamento será contado a partir da citação, quando a hipótese de fraude, dissolução irregular da empresa etc. tiver ocorrido antes da citação.

Porém, se essas hipóteses ocorrerem depois da citação, o prazo de cinco anos será contado a partir da fraude, dissolução irregular etc., desconsiderando-se a citação.

O item 3 da tese firmada pelo STJ é um pouco vago, até mesmo contraditório, em certo aspecto. No início, ela impõe ao devedor o dever de demonstrar a inércia da Fazenda Pública em realizar a cobrança e em buscar efetivamente a satisfação do crédito que possui.

Ao final do item 3, porém, exige-se, ao que parece, que a Fazenda Pública a "demonstração da prática de atos concretos na direção da cobrança do crédito tributário no decurso do prazo prescricional".

É claro que tudo isso passa pela apreciação judicial, que calculará o peso das provas dos autos. No entanto, prevejo uma possibilidade de se alongar essa discussão com o tema do ônus de provar essa "inércia".

No nosso modesto entender, parece que esse ônus deve ser da Fazenda, de provar que não esteve inerte. Isso porque o decurso do prazo prescricional, por decorrência lógica inevitável, indicará presunção de que não foram executados "atos concretos na direção da cobrança do crédito tributário", pesando a favor da presunção de reconhecimento da inércia e, portanto, da prescrição.

Caberia, dessa forma, à Fazenda Pública fazer a prova de que não esteve inerte, buscando evitar o reconhecimento da prescrição.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Deixe um comentário

Você pode optar por ficar anônimo, usar um apelido ou se identificar. Participe! Seus comentários poderão ser importantes para outros participantes interessados no mesmo tema. Todos os comentários serão bem-vindos, mas reservamo-nos o direito de excluir eventuais mensagens com linguagem inadequada ou ofensiva, caluniosa, bem como conteúdo meramente comercial. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

JORNALISTA

Emmanuel Ramos de Castro
Amante da literatura, poesia, arte, música, filosofia, política, mitologia, filologia, astronomia e espiritualidade.

Categorias

Veja Também:

Fale com o Blog!